3.11.10


/

Sedentarismo: O Novo Vilão da Sociedade!

Como uma Diva que sou... Cuido bem da minha saúde!

Oi Galerinha, olha eu aqui outra vez para dar mais umas dicas de saúde para todos nós ;)
Como vcs já devem ter percebido hoje o assunto é SEDENTARISMO. Você sofre deste mal? :/

O Sedentarismo tem crescido no Brasil e no mundo, aparecendo como uma importante causa de doenças coronarianas. Infelizmente! E a obesidade entra lindo nesta história. Convido a você leitor, fazer uma pequena observação: quando sair de sua casa observe as pessoas ao seu redor e perceba que o número de pessoas com sobre peso vem aumentando gradativamente. Não podemos negar que os tempos mudaram e as coisas evoluiram, entretanto com o aparecimento da tecnologia, o crescimento exagerado das cidades e o tão chamado, por muitos, de "modernidade" trouxe para nós algumas consequências. Infelizmente temos que constatar que o sedentarismo hoje é tido como um estilo de vida. Triste, mas verdade! :(

Temos um número cada vez maior de pessoas pensando da seguinte forma: Para que subir escadas se posso utilizar o elevador? Esse pequeno ato se estende para tantas outras ocasiões e vão se multiplicando durante o nosso cotidiano. A era tecnológica em que vivemos nos impõe um ritmo imediatista, além de nos fascinar com a rapidez e as novidades que a ciência nos apresenta.

Acredito que as crianças sejam um espelho do que nós, adultos, somos e fazemos; sendo assim basta olhar para elas e perceber que a grande maioria não pratica mais atividades esportivas e recreacionais como antes. Preferem brincar em frente a uma televisão com seu video game ou no seu computador, e gastam horas e horas se dedicando a isso. Paralelas a elas estamos nós, adultos que gastamos horas em frente a televisão, ao computador, que preferimos andar de carro do que dar uma caminhada, que procuramos um estacionamento mais próximo do local em que vamos, para não andar muito... Entre tantas outras coisas!

Esse comportamento leva a população a famosa obesidade e distúrbios de ansiedade que podem acarretar outros problemas. O comportamento sedentário está diretamente ligado a OBESIDADE. Que nada mais é que o excesso de gordura corporal (massa GORDA). O que trás muitassss consequências."Homens obesos têm maior probabilidade de desenvolver câncer do cólon, reto ou próstata. Mulheres obesas têm mais chances de sofrer câncer no útero, vesícula biliar, cérvix e ovário. Câncer esofágico também tem sido associado à obesidade. Médicos em geral concordam que quanto mais a pessoa for obesa, maiores serão seus problemas de saúde."

Esse excesso de grodura pode trazer-nos alguns probleminhas como:
  • Doenças do coração: Angina e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM);
  • Hipertensão Arterial (pressão alta);
  • Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI ou Derrame Cerebral);
  • Diabetes tipo 2;
  • Colesterol ou triglicerídeos altos;
  • Síndrome metabólica: que se caracteriza pela presença de pelo menos três dos fatores de risco cardiovascular citados abaixo:
    • Aumento da gordura abdominal;
    • Aumento do colesterol ou triglicerídeos (ou redução do HDL - colesterol);
    • Aumento da pressão arterial;
    • Aumento da glicose sanguínea.
  • Câncer;
  • Osteoartrite;
  • Apnéia do sono;
  • Problemas reprodutivos: anormalidades menstruais ou até mesmo infertilidade nas mulheres;
  • Pedras na vesícula.
Saia do seu comodismo!
Quebre sua zona de conforto e começe JÁ, AGORA a mudar seus hábitos de vida. Esse pequeno ato acarretará em mais e mais anos de vida saudáveis ;)

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Isso tudo só me lembra de que estou sedentária, beijos.

    haha, preciso fazer algo urgente!

    ResponderExcluir
  2. Deixei de ser sedentário há um pouco mais de uma semana rsrs
    Está sendo ótimo e cansativo tb :D
    Travei minha luta contra a balança e to com esperança de que irei conseguir vencê-la!!! XD

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS Karina!!! Vc fez a melhor escolha! Sua luta é por uma vida mais saúdavel e prazerosa. Estamos torcendo por vc!!!

    Bjus

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!