10.5.12


/

[Resenhando #61] O Preço de uma Lição - Federico Devito & Gutti Mendonça

Mais uma resenha nacional para as/os Divas/os :)

E mais uma vez desejei ler um livro para que pudesse ter as minhas próprias conclusões sobre uma obra muito polemica na época do seu lançamento, infelizmente esse é um livro em que as fofocas eram consideravelmente ruins. Mas vamos conhecer a estória, para entender os motivos das minhas opiniões serem parte do coro?


Título: O Preço de uma Lição – Às Vezes amar muito não basta
Editora: Novo Conceito [Jovem]
Autores: Federico Devito & Gutti Mendonça
Edição: 2011
Páginas: 366


Quer Comprar? Livraria Folha | Submarino | Walmart | Fnac







Sinopse: Os meninos são, sim, capazes de amar. ”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.” Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.


O nosso protagonista não tem seu nome revelado, mas se trata de um paulistano de 20 anos, que parece ter excelente aparência, mas maturidade zero. Inteligente, estudioso, bonitinho e modelo, o que mais poderia existir para fechar o clichê? Uma garota igualmente linda, só que mais inteligente, madura, mais nova e que mora em outra cidade, mas ela tem nome – Juliana.

Durante todo o livro, a ênfase é para a construção do relacionamento de Juliana e o nosso amigo sem-nome, para os relacionamentos anteriores do rapaz, e como esses o prepararam para a entrada da garota perfeita na vida dele. O problema é que achei os personagens, os diálogos, as amizades e tudo mais excessivamente raso. Quando vai surgindo um interesse maior pela descrição que ele está fazendo de sua vida amorosa, ele troca de foco narrativo e tudo volta a ser mais do mesmo. Uma reviravolta muito interessante me fez reacender o desejo de leitura no terço final do livro, quando a leitura engrenou de forma muito inesperada, mas, infelizmente, a Juliana volta ao centro de tudo depois disso.

Fiquei pensando a todo o momento que se tivesse a oportunidade de ler o livro com 13 anos, provavelmente teria gostado bem mais dele. Ele trata de romance adolescente, dos conflitos entre amigos, das escolhas erradas da idade, mas não achei que o trate da forma correta, pelo menos não senti que foi da forma como a minha adolescência – e dos meus amigos – transcorreu. O rapaz é meio nerd e corretinho, mas, mesmo assim, senti muita raiva da burrice dele e da Juliana.

Como disse a Gleice, do Murmúrios Pessoais, um livro precisa ser avaliado independente da opinião pessoal da obra. O que é relevante em uma resenha são outros fatores além do óbvio “gostei muito” ou “não gostei”. E, por isso, acho o livro indicado para adolescentes que estão passando pela mesma fase e mesmas dúvidas que o personagem – exatamente por isso a Novo Conceito o enquadrou no selo NC Jovem [dããã]. Mas acredito que muitas coisas poderiam ter sido mudadas na obra, quem sabe em um outra edição.

Ouvi dizer que o livro terá continuação. Bem, vou aguardar as opiniões.

Nos vemos na próxima semana? Beijos =**











"Comentou?! Preencha o FORMULÁRIO e concorra ao kit do livro Um Mundo Brilhante da Novo Conceito." 

Comente com o Facebook:

22 comentários:

  1. Estava em duvida se comprava esse livro, mas agora fiquei um pouco desanimada. Pela resenha, o livro não é bem o que eu estava esperando.
    E fora que essa coisa de protagonista sem nome estranha demais para mim.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lilian!
    Gostei da sua resenha, mas eu já li o livro e não gostei!
    Não sabia que o livro vai ter continuação... Mas não tenho vontade de ler :/

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Eu não consegui terminar a leitura desse livro e sinceramente, não faço a menor questão de tentar novamente, Lilian rs
    Não sei, mas pra começar, já não consegui gostar do personagem principal. Como me apegar a alguém que não possui nem um nome? E achei a narrativa, além da história em si, muito enrolada. Mesmo se eu fosse adolescente, ainda assim teria detestado a leitura rs.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  4. Eu não sabia que uma personagem tinha o meu nome! Quem deixou queimar o filme das Julianas desse jeito? rs

    Não sei de ninguém que gostou desse livro... Mas mesmo assim quero ler ainda, pra, como você, tirar as conclusões por mim mesma. Só que não tive coragem de comprar, com tanta opinião negativa.

    ResponderExcluir
  5. Aiiiiiiiiiii eu também não gostei, por muitos motivos que vc citou e também porque achei que o protagonista se achava a ultima bolacha do pacote saca?! Todo mundo estava apaixonado por ele a ponto de se matar. E os personagens que sumiam do nada, me irritaram um pouco :(

    bjks
    Sam

    ResponderExcluir
  6. OLHA, ainda tenho preconceitos com esse livro, Lilian ;_; hahahaha
    Não pretendo ler muito cedo, e MEU DEUS, inda tem continuação? D: ><"

    Realmente, parece ser um livro pra pré-adolescentes - ou pras fãs dos meninos, né? Mas sua resenha ficou ótima, como sempre :D

    Beijooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,

    Li e resenhei esse livro, achei muito cansativo e mela mela, a história se fosse contada diferente seria melhor....parabéns pela resenha...abçs.
    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Li muitas resenhas negativas desse livro.... por isso não tenho muita vontade de ler... :(

    ResponderExcluir
  9. Não li foi bom ver os comentários sobre ele pois esse com certeza não vai para minha lista de leitura.
    Alexandra http://magiasbook.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu já li o livro e odiei :S, a narrativa é longa e tediante foi uma tortura terminar de ler e_e.

    Mas sl né isso é minha opinião vai que tem gente que gostou :S .

    Beijão

    ResponderExcluir
  11. Não me despertou nenhum interesse! Talvez, como tu disse, se eu tivesse uns dez anos menos, fosse uma leitura interessante!

    ResponderExcluir
  12. Eu li e também não era pra mim. TEnho 25 anos, sou casada, tenho um filho, mas independente disso, adoro romances, adolescentes ou não. Mas esse livro não me encantou, acho que talvez minha prima de 14 anos goste muito mais. ^^

    ResponderExcluir
  13. Não li este livro e para ser bem sincera nem me chamou a atenção a ponto de ler, mas por se tratar de uma obra contemporânea voltada para o público adolescente mesmo... Tô numa fase de mergulhar em YA fantástico.
    Os livros contemporâneos sempre deixam um pouco a desejar, ao menos para mim, e logo começo a torcer para um ser sobrenatural aparecer e dar uma agitada na história. rs
    Quem sabe um dia né?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi Lil!

    Honestamente, não gostei do livro e da história. Achei o personagem chato demais e o enredo longo, podendo ser reduzido.

    kkkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Lilian, eu não li o livro e confesso que algum tempo atrás e tive até vontade ... depois de saber mais sobre ele, a vontade passou. Não tenho nenhum tipo de preconceito com qualquer que seja o livro, mas vou concordar com você: talvez o Preço de uma lição seja mais adequado para quem esteja passando por uma fase parecida.

    ResponderExcluir
  16. Sinceramente? Não gostei nem um pouco desse livro.
    Achei ele super enrolado, sei lá, não gostei! :(

    Beijos,
    Isabelly ~ Just a Girl

    ResponderExcluir
  17. Eu não tenho motivação nenhuma pra ler, viu?! :/
    Parabéns pela sinceridade, Li!

    :*
    Mi

    ResponderExcluir
  18. eu ameei o livro mas o final é triste // eu quero o segundo tem ??

    ResponderExcluir
  19. Eu ameei o livro mais o final é triste //eu quero o segundo tem ??
    foi o primeiro livro que li porque eu também não tinha motivação nenhuma mas esse não parava de lê um segundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, tudo bem? :)
      Se você não parava de ler então a leitura foi super válida! \o/ Ficamos felizes com isso, viu?! ;)

      A NC não manifestou nenhuma novidade com relação a continuação. Mas, segundo algumas informações, tem novidade dos meninos vindo pela Generale! ;)

      Beijo!

      Excluir
  20. Não sei porque mais eu gosto do livro pela capa,sempre quando vejo uma capa bonita eu comrpo pensando se vai ser bom ou nn //

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!