30.10.12


/

[Resenhando #76] Caminhos de Sangue - Moira Young

Olá Diva/os :) Mais uma semana juntinho de vocês e trazendo um livro lançado nesse ano pela Intrínseca, que deu muito o que falar. Vamos saber mais dele?


Título: Caminhos de Sangue
Série: Dustlands – Livro 1
Autora: Moira Young
Editora: Intrínseca
Páginas: 349

                            Skoob xD

Quer comprar? Livraria Cultura | Submarino






Sinopse: Saba passou a vida inteira na Lagoa da Prata, uma imensidão de terra desértica assolada por constantes tempestades de areia. O lugar não a incomoda, contanto que o irmão gêmeo, Lugh, esteja por perto. Quando, porém, uma gigantesca tempestade chega trazendo quatro cavaleiros de mantos negros em seu rastro, a vida que Saba conhece chega ao fim: Lugh é raptado e ela tem que embarcar em uma perigosa jornada para resgatá-lo. Repentinamente jogada na realidade selvagem e sem lei do mundo além da Lagoa da Prata, Saba não consegue pensar no que fazer sem Lugh para guiá-la. Por isso, talvez a maior surpresa seja o que descobre sobre si mesma: é uma lutadora incansável, uma sobrevivente feroz e uma oponente perspicaz. Com a ajuda de um audacioso e atraente fugitivo e de uma gangue de garotas revolucionárias, Saba se torna a protagonista de um confronto que vai mudar o destino de sua civilização. Com ritmo arrasador, ação constante e uma história de amor épica, Caminhos de Sangue é uma aventura grandiosa ambientada em um mundo futurista e violento.

O ambiente é hostil, eu diria até que inóspito. O cenário é de uma família lutando pela vida em um lugar chamado Lagoa de Prata, onde só tem poeira e sombra de morte. Saba nasceu nesse lugar, somente duas horas depois de Lugh, bem no solstício de inverno. Nove anos depois a mãe deles morreu ao dar a luz a Emmi, o que acabou com a sanidade do pai e logo depois desmoronou a família.

Saba vive por Lugh, respira o mesmo ar que ele, dorme sob sua sombra.
"Se você já viu a gente junto, nunca que ia dizer que eu e o Lugh temos o mesmo sangue.
Nunca que ia pensar que a gente cresceu junto no mesmo ventre.
Olho azul. Olho castanho.
Forte. Magrela.
Bonito. Feia.
Ele é minha luz.
Eu sou a sombra dele.
O Lugh reluz que nem o sol." (Página 9)
O livro é forte, traz um amor que pode não ser compreendido de início, mas é o ancoramento de quem tem tudo na vida centrado na figura de uma pessoa. O irmão Lugh é isso pra Saba. E quando – após uma tempestade vermelha – homens estranhos vem de repente e levam Lugh embora, logo após seu aniversário de 18 anos, o mundo de Saba parece entrar em colapso. O pai deles é morto durante o sequestro, a irmã fica sob sua tutela, mas nada disso importa. Ela só quer encontrar o irmão.
"O Lugh passou por aqui. Por esse caminho.
O Lugh vai primeiro, sempre primeiro, e eu venho atrás. Eu vou alcançar ele. Sempre alcanço, sempre alcancei.
Eu vou encontrar você. Pra onde quer que eles levem você, juro que vou encontrar.Eu aperto o passo." (Página 42)
O livro alterna grandes momentos de ação com uma calmaria impressionante – que pode se tornar enfadonha. A luta constante pela qual Saba vai passar, sempre perseverando, lutando, nunca desistindo é muito boa, mas sempre fica uma sensação de que poderia ter sido mais.

Não sei ao certo, mas fiquei com a ideia fixa de que faltava algo e acredito que o motivo é exposto a seguir:
Uma coisa que considero muito equivocada na publicidade de alguns livros são as frases chamativas colocadas nas capas, pois quando mal usadas podem fazer o serviço inverso. Por exemplo, aquelas frases como “O melhor desde Jogos Vorazes”, “O novo Harry Potter”, “Sensível como Jane Austen”. Essas frases criam, ao menos em mim, uma sensação de dever a ser cumprido, já que – de antemão – o livro já foi equiparado a algum outro muito bom. É um peso muito grande para alguns e se pressupõem que se for bom, as comparações serão naturais, não precisa me deixar na expectativa de ser o melhor do ano. Gosto de surpresas. E logo na capa de Caminhos de Sangue tem a seguinte frase: “Forte... Perfeito para os fãs de Jogos Vorazes”. Sinceramente? Acho que é uma luta ingrata para Moura Young, ela já começou tendo que me apresentar o melhor dos melhores e sem chance de erros. É injusto demais.

É um livro cheio de ação, aventura e até o romance – que, convenhamos, não pode faltar – que deu um toque essencial ao livro.

[adendo para uma comparação felicíssima: o mocinho Jack em tudo me lembrou Jack Sparrow, do Piratas do Caribe, e não adianta... é só naquele humor ácido, delicioso e da cara linda do Johnny Depp que pensei <3]

O livro tem uma diagramação linda, super em harmonia com a proposta do livro. O corvo em cada quebra de ideias é um toque perfeito, lembrando o animal que acompanha sempre Saba, o Nero.

Se quero ler o segundo livro? Claro que sim, sou curiosa e preciso saber o que acontece com todo aquele povo que vi lutar e tanto sofri com eles...

Um beijinho em cada um de vocês! =* Até a próxima!

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Olá!
    Eu comecei a ler esse livro, mas lembro que na época chegou um livro melhor e eu logo o abandonei. A escrita estava tão difícil de aturar.. mas tenho que voltar a lê-lo, sou obrigada a saber o final.
    Beijos!

    Andressa

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,

    mais um livro que fico conhecendo aqui no blog e gostei bastante da sinopse, parabéns pela resenha.....abçs.

    ResponderExcluir
  3. Eu tô lendo, eu tô lendo, eu tô leeendo hahahaha
    Nem sei o que estou achando ao certo, mas como eu fui ler sem nem ler nenhuma resenha, vou tentar me manter no escuro!! rs

    Depois eu venho dizer o que acheeei

    Weba!!

    Beijos

    Ana
    @eufases

    ResponderExcluir
  4. Mais uma super resenha da Lilian!
    Já disse que sou sua fã? rsrsrs
    Eu tava a fim de ler este livro mesmo. Mas não agora. Tô sufocada com tanto livro em atraso.
    Mas ele está na lista. E agora eu só tenho certeza de que realmente preciso comprá-lo.

    Vocês, divas cruéis, que adoram me levar à falência... hahahah

    Beijos
    Danni

    ResponderExcluir
  5. Nossaaaa, que tempão que eu não passo aqui no blog, fiquei até com vergonha agora...
    Bem, quanto ao livro, eu nunca li ele, mas vejo as pessoas falarem bem, nada que mereça 5 estrelas e tal, mas definitivamente falam bem mesmo. Eu gostaria de poder ler se tivesse a oportunidade.

    Beijoss

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  6. hmmm , não sei se eu ia gostar desse livro , pelo jeito vou esperar uma daquelas promoções imperdiveis do submarino ou ler só depois de ver o filme rs

    ResponderExcluir
  7. Odeio essas comparações de livro. Evito ao máximo fazer isso.
    Gostei muito da sua resenha. Parabéns!
    Esse livro está na minha lista de leitura.
    Gostei muito da capa. Achei ela diferente...

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Pela resenha, certamente eu teria abandonado o livro... rsrs.
    Vi que não é muito o meu estilo e, por mais que eu seja guerreira e leia um livro até o fim, há alguns que simplesmente não dá pra ler, é perda de tempo.
    Quando começo a não gostar e ir deixando a leitura pra depois... aí já era.

    Ótima resenha, Lilian!

    ResponderExcluir
  9. Eu acho tão tenso essas frases comparativas, elas realmente me desanimam. Eu comprei 'Toda Sua' empolgada pra ler e tem lá uma comparação na orelha com 50 tons que me fez brochar e ele tá encostado, rs.
    Voltando ao foco, eu ainda não li esse e nem tenho curiosidade, ouvi alguns dizerem que a escrita é pesada e isso me desencanta.

    Beijos
    @LeitoraIncomum

    ResponderExcluir
  10. Oi Llian!
    Eu adorei o livro, mas realmente, não tem nada que dê para comparar com Jogos Vorazes. Os dois livros na minha opinião não possuem absolutamente nada em comum, então essa frase foi bem infeliz. Também não curto muito isso, principalmente quando colocam algum autor famoso falando do livro (adoram colocar frases da Stephenie Meyer por aí).

    Estou ansiosa pela continuação e apaixonada pelo Jack (os dois, no caso rs).

    Bjs,
    Kel

    ResponderExcluir
  11. Olá Lilian! Esse livro é um daqueles que uns amam, outros odeiam... Já vi várias resenhas rasgando seda e outras que se decepcionaram justamente pela comparação - pelo visto equivocada - com Jogos Vorazes... Confesso que estou curiosa, apesar de a sinopse não ter chamado tanto a minha atenção!
    Beijo,
    Nica

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!