12.11.12


/

Rascunhos de Diva com Samanta Holtz

Rascunhos de Diva

"Que se possa sonhar, isso é que conta.”

Caio Fernando Abreu


O Rascunhos de Diva é uma coluna em parceria com escritores parceiros do ID e que tem como finalidade abordar alguns pensamentos, reflexões e questões femininas em forma de pequenos textos. E nesta semana estaremos com a autora de O Pássaro, Samanta Holtz. Obrigada pelo carinho, querida! <3

Queridos leitores, aproveitem! *-*

Sonhos na estante

Não adianta! Para mim, é impossível falar de livros sem falar, também, de sonhos.

Sou sonhadora assumida. Desde pequena, quando comecei meus primeiros rabiscos criando histórias em quadrinhos em um maço de folhas sulfite, já decretei o meu primeiro sonho: “trabalhar com o Mauricio de Souza”. Então, o tempo passou... os quadrinhos se tornaram poesias, que se tornaram reflexões, que se tornaram contos, que se tornaram romances. Foi então que nasceu um novo sonho: “ser escritora”!

Esse desejo me acompanhou desde o começo da adolescência. Sonhava com o dia em que entraria em uma livraria e veria um livro meu ali... em que receberia cartas ou depoimentos de leitores tocados por minhas histórias... em que teria minhas palavras espalhadas pelo país inteiro (quem sabe, o mundo!) como folhas ao vento!

A mim, não bastava escrever. Não bastava criar. Era preciso sonhar. Sonhar sonhos grandes, sonhos altos... por vezes, até mesmo duvidar deles. Rir de mim mesma por tamanha ousadia! E, mesmo meio a tantas dúvidas, mesmo sendo tão difícil... hoje, eu me vejo galgando os primeiros degraus dessa sonhada carreira literária!

Tanto foi conquistado, e sei que outro tanto ainda está por vir! Quando recebi o “sim” da editora, meu primeiro pensamento foi que meu grande sonho havia acabado de se realizar. Não sabia, no entanto, que coisas ainda maiores e mais emocionantes viriam, na sequência; o carinho e o entusiasmo dos leitores, as lindas resenhas, os eventos inesquecíveis, as pessoas incríveis que conheci! Nada disso pode ser mensurado. Aquele “sim”, que parecia ser o sonho inteiro, era, na verdade, um pedacinho colorido desse lindo mosaico que aumenta dia a dia com cada emoção que experimento devido à publicação do meu livro.

Estou dividindo essas memórias e sentimentos porque sei que muitos que leem essas palavras, neste momento, identificam-se com meu sonho de ser escritora. E, como eu, devem ter noção da dificuldade que é vê-lo realizado. No entanto, não estou aqui para falar sobre o tamanho dos obstáculos a serem vencidos, mas lembrá-lo da força imensa que existe em você. Uma força que você talvez nem faça ideia ter. Mas tem.

Se existisse uma fórmula secreta para alcançar um sonho, os principais ingredientes seriam: persistência. Foco. Paciência. Fé. Empenho – muito, muito empenho! E uma pitadinha de cara de pau (risos)! Como vemos, não há mágica, não há mistérios. Tudo tem o tempo certo para acontecer e, por mais que você tenha um original incrível, é preciso que você mesmo esteja maduro o suficiente para encarar as mudanças que uma carreira de escritor traria à sua vida. Contatos e propostas para responder, novas questões para pensar, estratégias e investimentos para traçar, postura para saber lidar com críticas nem sempre positivas... é! Como tudo mais na vida, “nem tudo são flores”! Contudo, quando lidamos com aquilo que amamos, tudo fica mais fácil.

Então, se você tiver enterrado o sonho de publicar, que tal desenterrá-lo por um momento? Dê uma boa olhada nele, assopre a poeira... e faça uma pergunta sincera a si mesmo. “Eu quero mesmo isso?”. Se a resposta for “sim”, porém associada a fama, dinheiro, status ou algo do tipo, reconsidere. Sonhos são incondicionais; a caminhada tem que valer a pena não apenas pelo destino, mas também pelo prazer em trilhar o caminho. Alguns desses atributos são consequências que podem vir ou não, em muita ou pouca quantidade. Agora, se você está pensando no prazer de criar, de tocar corações com suas histórias, de emocionar e ser emocionado... Aí, sim, está deixando o escritor dentro de si falar. E, acredite: é por onde deve começar – ou recomeçar – a buscar forças para buscar sua conquista.

Continue escrevendo. Continue melhorando. Continue buscando. Acima de tudo, continue confiando! Quando fazemos nossa parte, o mundo se encarrega de nos trazer as melhores oportunidades na hora certa. Então, como se diz nesse país do futebol: “é só correr pro abraço”!!!

Samanta Holtz

Este texto foi carinhosamente escrito para esta coluna.

Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. Seja original e crie! ;D

Confira: Fan Page de O Pássaro

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Querida Mi

    Acabei de reler a minha coluna... e, que engraçado, não é que ela tomou uma nova dimensão, aqui em seu blog??? Não sei, parece que ele ficou mais suave, mais "sonhador"...!!!

    É que seu cantinho já tem essa essência gostosa, aconchegante!!! Virou o contexto perfeito para as minhas palavras :)

    Espero que sirva para renovar o fôlego de muita gente talentosa... :)

    Um grande beijo!!! E que nossos sonhos mais lindos se realizem!
    Ou deem lugar a outros ainda mais lindos... mas que jamais imaginaríamos! Afinal, surpresas assim são parte da vida!

    Beijoooo!
    Sam

    ResponderExcluir
  2. A Sam é uma pessoa linda não é? E realmente, as palavras dela ficaram mais sonhadoras aqui.
    beijoos

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!