6.11.12


/

[Resenhando #77] Anjo Negro – Mallerey Cálgara


ANJO_NEGRO
Título: Anjo Negro
Autora: Mallerey Cálgara
Editora: Novo Século
Selo: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 207
Ano: 2011
                              Skoob xD



Quer comprar? Livraria Cultura | Saraiva






Sinopse: Até onde você iria para salvar a pessoa que você ama? Até que ponto se sacrificaria e tudo pelo qual você lutou e acreditou? Para muitos, quando tudo parecia ser o fim, para Darian foi apenas o início. Filho de um Anjo que se apaixonou e se envolveu com um humano, e após ser transformada em mortal, comete suicídio. Com a passagem livre entre os dois mundos, Darian recebe uma proposta do Arcanjo Miguel de recolher dez mil almas que querem ser salvas e colocá-las em uma caixa angelical. Ele vê nesta proposta um meio de amenizar o sofrimento de sua mãe que se encontra no vale dos suicidas. Contando com a ajuda de seu Anjo da guarda, Hadji, ele parte em uma jornada de aprendizagem, mas com grandes conflitos e indecisões. Porém, não só apenas os Anjos do bem o observavam, e uma nova proposta de maior peso, lhe foi feita, por Iblis, o senhor dos infernos: “-... Apenas dez mil almas simples, comuns, por uma especial, uma troca justa.” Cabendo somente a ele, tomar a decisão de não lhe entregar a caixa ou, de salvar sua mãe e tornar-se um Anjo Negro.”
Esta semana vou falar de mais uma publicação do selo Novos Talentos da Editora Novo Século, digam se não estou me especializando nas obras desse selo?! E o melhor é que não tenho absolutamente nada do que reclamar sobre isso, estou adorando as descobertas que fiz com esses livros em 2012, mas é claro que sempre há considerações a serem feitas e é muito importante dividir com vocês as sensações que este livro me trouxe.

O livro de hoje é de autoria da mineira Mallerey Cálgara, sua primeira publicação, e ela nos indica que não vai parar por aí.

Acredito que a fase de anjos e vampiros esteja perdendo força no cenário literário de forma considerável nos últimos tempos e com prazer digo que tenho estado mais aberta a esse tipo de leitura. Sempre achei que as modinhas tem seu lado favorável, mas também traz uma série de complicações que prefiro me afastar... Enfim, eis que me interessei muito pelo projeto do livro e achei a capa tentadora. Vamos ver o que achei da leitura e da criação da autora?

Darian vive em um período conturbado, na antiga Londres do Século XVII, em que a peste assolava a Europa gerando medo e muitas mortes. Seu pai é um respeitado médico, que não se deixa abater e pensa muito mais nos outros do que em si, sempre buscando auxiliar os que precisam. Eis que um anjo, chamado Bridget, é levada a se apaixonar por ele e acaba gerando um filho, o próprio Darian. Fruto de uma transgressão das leis divinas, ele cresce sem saber da sua origem e sua mãe, após ter como castigo a permanência na forma humana, acaba se suicidando e sendo aprisionada no vale dos suicidas.

Darian, por ser um Neefilin – filho de um anjo com humano – tem passagem livre entre os mundos e por isso é desejado como guerreiro do bem e também do mal. Mas o desejo do seu coração é somente poder resgatar sua mãe do local de sofrimento em que se encontra e ele receberá duas propostas para isso: Resgatar almas para serem salvas e levadas ao céu, e a cada dez mil delas poderá resgatar algumas delas do Umbral – sem ser necessariamente sua mãe. Ou entregar dez mil almas para o inferno em troca do resgate de sua mãe. Com a ajuda de Hadji ele irá aprender a se conhecer, entender os mundos entre o céu e o inferno e decidir até onde é possível ir, em busca de quem se ama.

O livro mescla conceitos religiosos muito difundidos – como a existência de Colônias em que os espíritos passam por um período de tratamento e a reencarnação, por exemplo – com um período histórico muito interessante, a peste negra. Acredito que a proposta do livro tenha sido contar uma estória e passar um conceito em pequeno espaço de tempo, já que tem pouco mais de 200 páginas, mas mesmo assim fiquei sentindo falta de uma contextualização maior dos fatos históricos propostos com a vivência dos personagens. Só nos é indicado o século em que o livro se passa e pouquíssimas características da cidade em questão, me deixando na vontade em imaginar mais sobre o local, sobre o que passou Darian na sua infância e adolescência, sobre o que o pai dele viveu como médico em um tempo tão critico...

A autora tem muita facilidade em mostrar o que pensam e sentem os personagens e mostra que sabe bem onde quer levar a estória que conta, mas sou uma leitora muito apegada aos detalhes para me contentar com poucas descrições. Fiquei sempre achando que o livro poderia ter sido mais: mais explorado, reproduzido, destrinchado...

Toda as decisões esperadas foram tomadas rápido demais e fiquei querendo saber mais de Darian.

Valeu a pena a leitura? Claro que sim, adorei me identificar com as dúvidas e dilemas de Darian, desejar pra mim a perseverança da Hadji e torcer pra que tudo terminasse bem.

Um desejo: páginas amarelas.anjo negro


Por favor, dividam comigo suas impressões ao lerem o livro ou me indiquem se gostariam de lê-lo. Uma excelente semana a todos. Cheiros ^^

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Bom dia,

    Gostei muito da sua resenha, mas confesso que o livro não faz o meu estilo....abçs.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Esse livro me deixou curiosa, e com sua resenha com certeza lerei assim que surgir uma oportunidade.

    Beijos
    Lulu

    ResponderExcluir
  3. Ah! Difícil a escolha dele heim? Se bem que pela resenha, ele não conheceu a mãe, né? Então acho que ele deveria escolher levar as 10.000 almas para o céu e tentar a sorte de resgatá-la por esse meio do que dançar com o perigo do inferno.

    Esse livro vai pro skoob.

    Concordo com voc. Acho que o negócio de vampiros e anjos esta perdendo a força. Pelo que tenho visto, a moda agora é zumbi e fadas. Eu, particularmente, ainda prefiro ficar com os vampiros. Pelo menos eles não saem perdendo partes do corpo por aí...

    ResponderExcluir
  4. Eu já li Anjo Negro e não me arrependo também. Concordo com você em relação a contextualização, mas confesso que não me incomodou tanto. A história conseguiu me conquistar e esse fato se tornou relevante. A Mallerey é uma fofa e o selo Novos Talentos tb me surpreendeu bastante esse ano!
    Beijos,
    Nica

    ResponderExcluir
  5. Realmente os temas anjos e vampiros estava com tudo e agora aos poucos está indo, mas é aquilo quem gosta do gênero nunca vai se cansar de ler sobre o assunto, mesmo estando em alta ou baixa, eu por exemplo amo esses gêneros(vampiro, anjos, zumbis, ..... todo esse universo). E fiquei bem interessada para ler Anjo Negro, pelo título será que ele fez o acordo com o inferno???? aí que curiosidade kkkkkkk, pelo que percebi na resenha o livro não conta muito sobre como foi o crescimento de Darian, o relacionamento com seu pai e se ele sabia que sua mãe era um anjo. A leitura deve ser bem rápida já que são pouco mais de 200 pág., a capa do livro é bonita e ao mesmo tempo bem sombria o que tmbm me chamou a atenção.
    Aaaahhhh agora quero ler Anjo negro rsrsrs

    Bjus!

    ResponderExcluir
  6. Esse livro me encanta tem um bom tempo, só não comprei ainda porque preciso ler o que tenho aqui urgente antes de comprar mais. Adoro suas resenhas Lilian, me deixam sempre mais curiosa e esperançosa com as leituras futuras.

    Beijos
    @LeitoraIncomum

    ResponderExcluir
  7. Me interessei muito por esse livro! Depois o Patch, comecei a gostar de anjos.
    Gosto dos livros sem muitas descriçōes, assim posso imaginar mais...

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!