27.12.12


/

[Resenha] Helena de Troia - Frascesca Petrizzo

_HELENA_DE_TROIA_1337994596P

Título: Helena de Troia – Memórias da mulher mais desejada do mundo
Autora: Frascesca Petrizzo
Editora: Lua de Papel
Páginas: 207.
Quer comprar? Livraria Cultura | Saraiva







Sinopse: Um navio retorna de uma intensa batalha pelas costas gregas. Uma mulher observa o contorno do Peloponeso na penumbra do crepúsculo. É a jovem Helena, oferecida pelo pai ao conquistador Menelau para garantir a paz e sobrevivência de seu povo. Uma fatídica decisão que seria carregada de tristeza e tragédia, porque Helena começa a buscar nos braços de outros aquilo que lhe fora negado. Numa narrativa lírica e original, esta obra traz a versão de Helena da história lendária que é conhecida em todo o mundo. A disputa que originou a guerra de Troia. De sua infância em Esparta aos anos turbulentos de sua união com Menelau e a fuga com Páris e todas as suas consequências. A vida de uma mulher que estava destinada ao poder, mas era movida a paixão e seu amor provocou uma das guerras mais famosas de todos os tempos. “Helena é meu nome, mas posso ouvi-los me chamando de adúltera nas minhas costas. Eu nasci em Esparta, mas fui embora para Troia, por amor. Eles costumavam dizer que eu era a mulher mais bonita do mundo e viviam julgando o quão pouco ganhei e o quanto perdi depois que fugi, mas eles não estavam lá depois de tudo o que passei. Eu estava.”

Olá Divas/os queridos.
Quanto tempo não venho por aqui para vê-los e falar pra vocês de minhas leituras, perguntar como andam as suas e indicar coisas boas?! E que época melhor que o fim do ano, na nossa correria de Natal e Ano Novo, nas retrospectivas e nesse momento de reavivar as esperanças e renovar as forças com tudo para 2013?! Espero que possamos interagir muito mais nesse ano que se inicia :) e que todos vocês tenham lindas festas... 

Sim sim sim, mas vamos ao motivo que felizmente me trouxe aqui? Foi a leitura de Helena de Troia, um livro que me ganhou desde que vi a capa pela primeira vez – encontro que por acaso foi na pequena feira do livro da minha cidade, quando cobicei o livro por muito tempo.
O livro escrito pela autora italiana conta a história da princesa espartana que amou muito e desejou muito ser amada, sem nunca ter grande sucesso. É escrito em forma de memórias de Helena, que casou para salvar seu reino da desgraça de ficar sem um rei e fez tantas coisas pelo que achava ser um grande amor, acabando sendo conhecida como louca e cheia de luxúria...

Achei o livro lindo por recontar a história do ponto de vista dela, demonstrando seus sentimentos e suas dúvidas, seus anseios por ser amada e reconhecida como ser humano sensível e passível de erros. Mas que mulher era reconhecida assim em Esparta? Pra que serviam além de procriar e ser mercadoria de troca e política? Helena jogou com isso, buscou ser diferente e fazer o que seu coração mandasse, mas pagou caríssimo por esse erro.

Filha de um rei tirano – como todo bom espartano – e de uma mãe sem muito instinto materno, irmã de gêmeos muito preocupados consigo mesmos e tendo uma irmã leviana como poucas, ela cresceu sem amor nenhum e tendo que carregar o fardo de ser a princesa mais jovem e a mais bela entre todas. Sua beleza foi aclamada em todos os reinos, assim como sua vida reclusa e melancólica, que assustaram muitos pretendentes, mas também trouxe muitos apaixonados – e Helena não deixou de abrir seu coração para esses amores, uma pena e infortúnio que nessa época isso não fosse reconhecido como busca pelo amor, mas sim como despudor e prostituição de uma princesa caprichosa.

O livro tem o toque impecável da LeYa, com folhas grossas e papel amarelado. Letras em bom tamanho e diagramação simples, mas agradável à leitura. Não sou apaixonada por capas com fotos de pessoas, mas a achei particularmente charmosa – e como disse foi a primeira coisa que me chamou atenção na obra. Gostei também da temática de Mitologia Grega e a luta entre gregos e troianos contada pelos olhos de uma princesa reconhecida de forma tão cruel na história.
Lamento ter demorado a ler o livro, mas valeu tanto a pena que me acendeu a vontade de terminar o ano com um bom livro nas mãos, uma xícara de chá e mais uma boa história a ser conhecida...

É isso meus queridos, espero que o fim de ano de vocês seja mágico e, por favor, não deixem de me contar como tem sido suas leituras. Ok?
Beijos.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. noite,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e concordo com você é sempre bom terminar com um excelente livro...parabéns pela resenha...abçs.

    ResponderExcluir
  2. Acho que passaria longe desse livro pois não faz muito meu estilo mas sua resenha me deixou interessada.
    Parece ser bem comovente a história de Helena.

    Beijocas,
    Thais Priscilla

    ResponderExcluir
  3. Esse será o próximo que comprarei .. certeza.
    Gostei da resenha, me interessei =)
    Bjinhus
    Ale Pena

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!