18.2.13


/

[Resenha] Cuco - Julia Crouch

Olá meus queridos :) Estamos voltando com tudo, hein?! Essa semana tem resenha de um lançamento da Novo Conceito muito comentado na blogosfera literária. Vamos ver o que temos de bom e novo?

CUCO
Título: Cuco
Autora: Julia Crouch
Páginas: 461
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012

                                                 Skoob

Quer comprar? Livraria Cultura | Extra | Saraiva




Sinopse: Sinopse: Polly é a mais antiga amiga de Rose. Então quando ela liga para dar a notícia que seu marido morreu, Rose não pensa duas vezes ao convidá-la para ficar em sua casa. Ela faria qualquer coisa pela amiga; sempre foi assim. Polly sempre foi singular — uma das qualidades que Rose mais admirava nela — e desde o momento em que ela e seus dois filhos chegaram na porta de Rose, fica óbvio que ela não é uma típica viúva. Mas quanto mais Polly fica na casa, mais Rose pensa o quanto a conhece. Ela não consegue parar de pensar, também, se sua presença tem algo a ver com o fato de Rose estar perdendo o controle de sua família e sua casa. Enquanto o mundo de Rose é meticulosamente destruído, uma coisa fica clara: tirar Polly da casa está cada vez mais difícil.


Esse é o livro de estréia da Julia Crouch e até onde minha compreensão alcança foi o produto de uma criação que teve início com o NanoWrimo – National Novel Writing Month, que já ouvi muito falar por aqui e parece ser um bom empurrão pra quem fica escrevendo coisas aleatórias e precisa de um empurrãozinho.

Bem, a sinopse por si só já é de assustar e intrigar. Não que seja uma ideia super inovadora [e talz], mas se bem trabalhada e com pitadas certas de suspense pode ser de muito sucesso. Sinceramente? Ao final do livro ainda estou pendendo sobre o muro pra que lado eu vou, se o de gostar muito do livro e indicá-lo aos amantes desse tipo de leitura ou indicá-lo para quem gosta de se revoltar com as mocinhas e, por vezes, torcer para o vilão. Vamos ver o que acontecerá até o fim da resenha...

Rose é uma típica mãe de família, coruja e super protetora. Tem duas filhas adoravelmente educadas e um marido mediano que ela poderia passar sem complicado [mas que dá pro gasto e coisa e talz, é um artista, afinal]. Ela não é nenhuma santa [diga-se de passagem] mas procura ter uma vida correta e está satisfeita com o que conseguiu alcançar – uma boa casa, marido e filhos adoráveis. Polly é aquela amiga louquinha, mas que sempre esteve ali quando ela precisou [tá que o clichê está fechado, mas não é um bom prenúncio?]

Quando sua querida Polly liga dizendo que seu belo marido grego morreu, a primeira e mais óbvia saída de Rose foi oferecer conforto e um lar para ela e seus dois filhos. Se inicia aí uma sucessão de pequenos acontecimentos e indicativos de que Polly não é assim tão boa amiga e nem carece de consolo em sua viuvez.

O que achei do livro? Tem muitas características que chamam e prendem a atenção por todo ele, os indícios deixados pela autora vão dando aquela sensação de “já sei onde isso vai dar”, mas que logo dá lugar a “como essa criatura acéfala não percebeu a tramóia que está se metendo?!?”

A autora vai amarrando bem as pontas soltas, mas mesmo assim fica um gosto amargo de “eu queria mais” [nem que fosse a cara da menina má arrastando no asfalto quente. Okay, essa não é a Lilian, mas sim a revolta tomando conta dos meus dedos enquanto digito rsrs]. Vai ver essa revolta pós-livro é exatamente o que a autora esperava ao colocar a última palavra no livro, vai saber... se assim foi: Bom Trabalho!

Conversando pelo twitter [enlouquecida com o rumo que o livro estava tomando], me disseram que a possibilidade de o que é tratado no livro se tornar real é que causa encanto. Se assim fosse, eu gostaria de tomar o lugar da Rose e resolver tudo do meu jeito. Mas sim, é fácil julgar estando de fora, não é?

Por favor, muitos queridos comentando comigo se já leram e o que acharam.

7dc21400796c11e2ab4322000a1fa430_7
Momento “reflexão para resenhar”.

Beijinhos e até a semana que vem, quando falaremos sobre o livro mais votado n’O Leitor Escolhe.

Até o/

Comente com o Facebook:

28 comentários:

  1. Oi Lilian!
    As opiniões a respeito desse livro são tão controversas haha E isso só me deixa com mais vontade de pegá-lo logo pra ler.
    Já sei que vou me irritar horrores com a protagonista e a sua apatia, mas espero, sinceramente, gostar desse bendito final que todos tanto comentam.
    Adoro thrillers psicológicos, então imagino que provavelmente irei gostar. Vamos ver! rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro o estilo do livro, mas me espantei em ficar tão "em cima do muro" entre ter amado ou me irritado muito com o livro hehehe

      Leia e me conte depois, ok?

      o/

      Excluir
  2. Olá Lilian, adoro suas resenhas, adoro a sua maneira "revoltada e sincera" ao escrevê-las. E só agora criei coragem para escrever um comentário - vai entender - enfim...
    Esse livro tem requintes de ser bom, mas não tenho paciência com mocinhas acefalas, e tá muito parecido com o filme "Mulher solteira procura" até poderia ler - pela sua otima resenha - mas....

    Bjinhos

    Giselda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela coragem (:

      Vou procurar saber desse filme, vai que me lembra mesmo do livro. Uma boa experiência, afinal.

      Volte sempre ^^

      Bjinhos.

      Excluir
  3. Olá Lilian, adoro suas resenhas, adoro a sua maneira "revoltada e sincera" ao escrevê-las. E só agora criei coragem para escrever um comentário - vai entender - enfim...
    Esse livro tem requintes de ser bom, mas não tenho paciência com mocinhas acefalas, e tá muito parecido com o filme "Mulher solteira procura" até poderia ler - pela sua otima resenha - mas....

    Bjinhos

    Giselda

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma vontade louca de ler esse livro porque vejo várias opiniões que se parecem, mas ao mesmo tempo são totalmente diferentes. Fico curiosa demais e acho que só vou conseguir saber se vou gostar ou não a partir do momento que chegar na última página.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, preciso de mais opiniões sobre aquele final rsrs LEIA.

      A maravilha dos livros é a intimidade única que ele gera com o leitor. Vai que vc ama de paixão e até me convence de que Rose não é assim tão parva rsrs

      Excluir
  5. Eu tenho a maior vontade de ler esse livro embora me pareça que você não foi a única a ficar meio assim com o final. Eu não tenho a menos paciência com mocinhas cabeça de vento e muitas vezes tenho vontade de trucidá-las pessoalmente afim que deixem de ser idiotas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senti vontade de bater em ~quase~ todo mundo nesse livro, mocinhas e vilãs rsrs

      Entendo sua impaciência ^^

      Excluir
  6. Esse livro foi só mais um dos que não me despertaram interesse, mas sua resenha ficou muito boa.


    http://paginasnaestante.blogspot.com.br/
    @pginasnaestante

    ResponderExcluir
  7. gente... o_O fiquei com medo...rsrs sabe,é no mínimo intrigante.não sei,eu não li o livro,mas pela sinopse e resenha,eu acredito que pela protagonista ter uma amizade,considerar Polly,ela não perceba que ela não seja amiga coisa nenhuma.só ouvi coisa boa sobre esse livro e muita revolta também.rsrs mas acredito que seja uma leitura que prenda atenção do leitor. =)

    ResponderExcluir
  8. Ainda não cheguei a ler, mas fiquei muito interessada quando soube do lançamento e sua resenha me deixou ainda mais ansiosa, espero poder gostar de Cuco =D

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  9. É a primeira resenha que leio desse livro e posso dizer que leria ele certo. Não acho que Rose seja tão burra quanto julgam, muitas vezes somos apunhalados pelas pessoas em que mais confiamos, para só depois pensar: como pude não ver isso? Enfim, acho que acontece com todo mundo... Parabéns pela resenha, abraços!

    ResponderExcluir
  10. Esse livro está mais para: "ame-o ou odeio-o", rsrs.
    Li várias resenhas positivas e negativas.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lilian!! :D

    Primeiro, adorei essa ideia de dar alternativas para que o leitor decida qual será o próximo livro resenhado! Eu não votei em Cuco, pois estava muito curiosa sobre o livro "Circo da noite", já que uns falam tão mal dele enquanto eu simpatizei tanto (será uma caso de expectativa demais por parte dos leitores ? O.o). Não conhecia esse livro e, pior, o confundi com outro que não tem nada de parecido -.- Agora vou falar da resenha ^.^...

    Não comecei a leitura pela sinopse, então conforme você mostrava sua dúvida sobre o livro fui ficando curiosa e pensando em mil coisas que a Rose ou o marido poderiam ter aprontado. Concordo com você que a situação inicial é bem clichê, mas a entrada de Polly já me fez pensar que a partir daí não ia dar certo e, conforme lia seu texto já comecei a imaginar a cena "a cara da menina má arrastando no asfalto quente" rsrs Não, não pense que sou má (não sou), mas compreendo esse tipo de revolta com um livro, hoje mesmo estava falando sobre isso com uma amiga (coincidência, né?) e nesse bate-papo disse a ela o que digo agora: livros capazes de despertar essa revolta não podem ser ruins, eles são fantásticos, pois mesmo em meio aos piores absurdos e fantasias nos faz ter sentimentos tão reais no momento, que jamais o esqueceremos ( isso aconteceu comigo depois que li "A menina que não sabia ler").

    A resenha ficou muito boa, o que me faz lembrar que sempre fico triste depois de ler seus textos, mas não se assuste, é por um bom motivo: eu queria ter lido o livro para poder falar mais sobre ele com você :( .. ou seja, suas resenhas me fazem querer ler a obra, independente de você dizer que é boa ou não, pois a forma apaixonada com fala sobre elas me faz querer vivenciar esse processo de leitura que você tão bem expõe.

    Para variar, já falei demais.. então até a próxima
    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie :)

      Que felicidade com seus comentários gigantescos e "dílicias" rsrs

      Olha, estou lendo agora o livro Circo da Noite, já que ele foi o mais votado n'O leitor escolhe xD Estou adorando (apesar de ainda estar na página 50) e espero poder me dedicar a ele o mais rápido possível, aí conto o que achei dele de uma forma em geral ^.^

      Sobre o fato de querer falar mais sobre os livros ~grata pelo elogio xD ~ acho que sempre acontece quando falamos sobre o que gostamos ^^ é ter felicidade em falar de leitura, mesmo que ela não tenha sido boa...

      Até a próxima então?!

      Excluir
  12. Olá,

    Ainda não li o livro, mas tô querendo lê-lo faz um tempinho.
    Adorei a tua resenha, e gostei tanto que a vontade que me deu, foi de pegar a Rose pela gola da camisa e dar muitas tapas na cara dela, pra ver se ela acorda ou pelo menos acorda a tempo pra essa sua "mui amiga" rsrs

    “como essa criatura acéfala não percebeu a tramóia que está se metendo?!?”, nessa parte da tua resenha eu caí na risada kkkkkk e revela bem o meu sentimento acima rsrs

    Tô super curiosa pra ler Cuco e saber como ele vai terminar, e tô meio na dúvida se o final será o óbvio ou não, eu espero pelo "não", será que eu sou do contra?! rs
    Bjus!

    ResponderExcluir
  13. Olá tudo bem? Na primeira vez em que eu vi este livro e li o nome dele achei muito estranho, "Cuco" é um nome no mínimo singular e estou curioso para saber o motivo deste nome, mas depois de ler a sinopse o sentimento de estranhamento passou e fiquei curioso para lê-lo, adoro suspenses e pelas resenhas que eu li sobre ele parece que é dos bons, eu adoro quando um livro consegue te deixar revoltado durante a leitura dele, só espero que a mocinha não seja assim tão pateta quanto você pareceu demonstar na resenha, porque não gosto de protagonistas muito ingênuos.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Lilian!
    Adorei sua resenha, já li o livro e senti vontade de estapear todos os personagens... Até as crianças me irritaram, acredita?
    Vou ficar de olho nessa Julia Crouch, quero ler mais livros dela.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  15. Eu adorei esse livro! Nunca tinha lido um livro com esse tema e me encantou demais. E assustou um pouquinho também. haha
    Também tive vontade de entrar no livro e dar na cara da Polly.

    Beijos,
    Belly ~ Just a Girl

    ResponderExcluir
  16. Eu estou louca para ler esse livro. Típico livro que ficamos tentado a gostar do vilão é assim que eu gosto. Duas amigas tão diferentes, né? Mas fico com a sensação que pela sinopse dá para acontecer com qualquer pessoa.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  17. Adorei a dica... Desafio : )
    E parabéns pela resenha!
    Beijos
    Keila Gon

    ResponderExcluir
  18. Oi Lilian,

    Estou querendo muitíssimo ler esse livro, sempre leio resenhas positivas sobre ele e estou bem curiosa para saber mais sobre a trama.
    Gostei muito da sua resenha, me deixou com mais vontade ainda de ler o livro *-*

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  19. Apesar de não estar tão ansiosa pra ler o livro, tenho a leve curiosidade de o ler. O livro é completamente o oposto que eu pensava, ele era tudo menos um livro de gênero suspense. Fiquei muito curiosa para saber sobre a Polly ela parece ser o ótimo de personagem que tem uma mente complexa.Alem de Rose e Gareth com seus segredos. Esse livro já esta na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  20. Tenho lido tanto a respeito desse livro , muitos amam e outros odeio e aguçam cada dia mais minha curiosidade , a resenha ficou muito boa , ressalvas a parte onde vc cita suas pesquisas , tb sou assim quado acho um livro interessante fico procurando td sobre ele com amigos e seguidores !

    ResponderExcluir
  21. Realmente quando se pensa que é facil, a gente vê que fez uma coisa que não deveria ter feito, eu relamente por mais que gostase de alguma amiga jamais colocaria ela em meu lar, onde tenho marido e filhos. Passar uns dias, ou um final de semana tudo bem, mas morar ja muda de figura a situação, desculpe mas n gostaria de estar na pele de rose. E se fosse Polly tomaria vergonha na cara e veria que sua amiga tinha um lar tranquilo e que ela por ser do jeito que é deveria procurar um espaço para elam e s filhos e não ficar se aproveitando da amiga. Agora fiquei curiosissima para ler. Seria muit bom ganhar de presente esta obra prima. bjs amore e parabens.

    ResponderExcluir
  22. Sempre que via esse livro nas livrarias deixava pra comprar demais, mas agora.. OH MEU DEUS! preciso já hahahah

    ResponderExcluir
  23. Já li todo tipo de opinião sobre o livro e isso é ótimo né, afinal, nenhuma obra é unânime e assim, depois de ler, posso definir qual é a minha opinião.
    Quero ler sim...

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!