20.3.13


/

[Divagando] Ritmo de leitura, qual o seu?

Olá meus queridos/as :)
Nós do ID amamos ter bons papos sobre livros e divices com vocês, então criamos uma coluna que será chamada de Divagando \o/ Sim, criatividade pouca, mas tudo feito com amor... E para dar o pontapé inicial, trago aqui um texto que escrevi num ímpeto de desespero. xD Batalhei pra me expressar de forma coerente e clara e espero muitos comentários e opiniões, ok? Vamos lá?!?




Quando uma pessoa comum da minha rotina fala do meu ritmo de leitura – atualmente um livro por semana – como se fosse algo extraordinariamente demais [sim, sou exagerada], sempre penso – e às vezes digo – que interessante mesmo é o ritmo de algumas boas almas que leem quatro ou mais livros por semana, isso sim é saber imprimir ritmo no conhecimento de lançamentos tão legais que estão sempre surgindo por aí.

*Por falar em lançamentos... como proceder com tantos livros maravilhosos sendo disponibilizados o tempo todo e tão pouca vida para ler todos eles? Divagações futuras, eu espero.*

Mas considerando sobre Quantidade de livros lidos x Aproveitamento de leitura eu penso, é assim mesmo que as coisas deveriam ser?

Todos temos noção que no Brasil a média é de 4 (sim, QUATRO) livros lidos ao ano por habitante, enquanto que em outros países como Portugal e Espanha esse numero são de 8 a 10 livros, respectivamente. O que isso significa no mercado editorial e na qualidade de educação nos referidos países? Essas discussões são badaladas, mas não é necessariamente o enfoque deste meu devaneio.

Uma pessoa que lê 10 livros por semana não significa [necessariamente] viver só pra ler e nem que todas as leituras foram sensacionais, mas acredito que muitas vezes a leitura de um livro se inicia na determinação do fazer, de querer conhecer o novo e na medida em que a estória vai sendo contada o que era determinação se torna prazer e, quando se percebe a leitura viciou, já se está grudado no livro querendo ler só mais uma página *rapidinho, antes de se render ao sono*.


Tudo na vida tem milhões de fatores intrínsecos, e quando o assunto são livros – um prazer antigo e melhor hobby por excelência – não poderia ser diferente. A quantidade de livros que leio por mês depende do estresse no trabalho, dos afazeres domésticos, da quantidade de interrupções e muitas outras coisas. Mas o mais importante continua sendo a boa e velha empatia pelo livro lido, quando a leitura é boa ela flui até mesmo na caminhada casa-trabalho, em uma rápida fugidinha de cinco minutos, durante o café da manhã, no sinal vermelho... enfim, em tudo quanto é lugar possível. Mas se não é assim, se o livro não me conquistou, sempre fica aquela embromação pra pegar o livro no fim do dia.

Então, meu ritmo de leitura depende da oferta e da procura ^^ Uma relação nada democrática [e egoísta-capitalista] entre o que eu gostaria de fazer [ganhar a vida lendo] e o que preciso fazer [trabalhar pra poder comprar livros e sustentar o vício].

E vocês? O ritmo de leitura depende da quantidade de livros por ler, do tempo livre ou todo o processo se resume na capacidade do autor de te fazer desejar desesperadamente virar a última página?



Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Eu definitivamente não dou conta de tantos lançamentos, só aqui em casa eu tenho cerca de 300 livros para ler e cadê tempo? Vou precisar de uns 5 anos pra isto, hiuahiua.

    Vanessa - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 300 livros? O.o *me gusta*

      Tenho também vááários livros por ler, mas é como naqueles memes do Facebook, por mais que tenhamos muitos livros por ler vamos sempre desejar ardentemente aquele lançamentos rsrs.

      Obrigada pela visita :)

      Excluir
  2. Oi Lilian! Super adorei a nova coluna, super adorei seu texto! Hahahaha
    Pra mim depende de tudo isso também. Da escola [prova, tarefa, estudos], do Inglês, de ajudar a mãe em casa e, da bendita internet. Ai, eu passo horas grudada com a cara no computador e não percebo! Que raiva! ><
    As interrupções também são beeeem complicadas. Tenho uma irmã de 7 anos. É "Amanda" pra lá, "Amanda" pra cá o dia inteeeeiro! Hahahaha
    Mas assim a gente leva as leituras. Num ritmo rápido pra uns, e lento pra outros, mas ideal pra gente! ;D

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, obrigada Amanda :)

      Adorei o "ideal pra gente". Realmente, mesmo com todas as interrupções o importante é não abandonar os livros e manter o ritmo que nos é possível.

      Bjinhos

      Excluir
  3. Meu ritimo de leitura depende um pouco do que estou vivendo no momento, por causa das aulas, ajudar em casa, dentre outras coisas e também de como a leitura me prende.
    Dependo do livro eu devoro ele rapidinho mesmo sem ter tempo, mais quando a leitura e apenas boa e maravilhosa, ai demorar mais para ler.
    Beijos. Ótima coluna!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany :)
      Quando a leitura é maravilhosa a leitura voa e a gente lê até mey dormindo rsrsrs


      Bjs

      Excluir
  4. Oiii!! :D

    1º - Oba!! Coluna nova = mais textos da Lilian Para ler \o/

    2º - Adorei a coluna nova, adoro esse tipo de post! Achei o título criativo, se é escrito por uma Diva, nada mais justo ^.~

    Esse assunto sempre foi uma inquietação minha -.-Às vezes penso que, para um pessoa que diz gostar tanto de ler, leio muito pouco! :x
    Concordo com você quando diz que são muitos fatores interferindo nessa questão (são tantos, sempre! Independente do problema.) Então quando percebo que estou me "martirizando" por causa disso, simplesmente tento me convencer de que não importa (tento -.-), pois leio porque gosto, quero e, de certa forma, preciso, mas não sou obrigada por ninguém (exceto em alguns casos didáticos, é claro).

    Mas, voltando ao foco principal, meu ritmo de leitura é bem parecido com o seu. Se a narrativa é mais... ativa (digamos assim), se estou viciada na história,ou se, simplesmente, quero muito saber o final ^.^, leio mais rápido.

    Minha melhor marca é de mais ou menos 24 horas, no caso de leituras viciantes (e livros relativamente curtos), de 3 a 4 dias para boas histórias (normalmente é isso) e 1 semana quando há "empecilhos" (das mais diversas naturezas). Se passar disso, quer dizer que tenho problemas rsrs e se for mais rápida do que 1 dia, quer dizer que o livro é muito curto... se bem que tem livros curtos que eu enrolo à beça para terminar (isso entra na categoria "algum problema").

    No geral, leio um livro por semana. Como você pode perceber pelo que eu disse anteriormente, daria para ler mais, pelo menos uns dois, mas normalmente não consigo emendar uma leitura na outra -.- Preciso de um tempo, e isso é triste, pois me faz ler menos do que eu planejo. Essa semana é uma daquelas em que fico adiando, adiando, até não aguentar mais. Já tirei um livro da estante (que quero ler há um zilhão de anos), abri o saquinho plástico (pois não tiro até que vá ler), dei uma olhadinha... e nada :/ Talvez comece hoje.

    É mais ou menos isso ^.^, nem falei muito hoje rsrsrs

    Gostei muito do post ( e dos gifs!! \o/ O segundo é o meu preferido, combinou), pois é super pertinente. Só não sei se me alegra (comparando com a minha) ou me entristece saber dessas médias de leitura pelo o mundo à fora, mas a do Brasil é vergonhosa, com certeza! Sem contar que a realidade que vejo é ainda pior -.-

    Continue escrevendo (mesmo sabendo que isso também não é lá muito fácil. São tantas coisas para fazer -.-).


    Até mais!!!
    Bjs!!

    @Leitora1 - Aos Leitores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee \o/

      Own, que bom que vc gostou #.#

      A ideia inicial da coluna é colocar "pra fora" minhas opiniões e devaneios sobre livros (as vezes não muito coerentes, mas isso também é normal, não?!). Espero que continue dando certo e ficaria honrada se vc continuasse a aparecer por aqui pra prestigiar :)

      Sabe que vc acabou de me dar a ideia para a próxima coluna? :D POR ISSO que essa resposta é legal ^^

      A próxima coluna que escrever vai ter dedicatória rsrs

      Então, meu ritmo de leitura depende de tanta coisa (acho que mais coisas do que vc disse que todas as coisas da vida dependem, pq ele é mais variável com minha rotina e emoções, mas enfim rsrs). Por exemplo, estou há 3 semanas (SIM, TRÊS) lendo um livro de 400pgs e parece que ele não vai acabar nunca u.u não flui, não anda rsrs enquanto que no já li 900pgs em 3 dias. Então a capacidade do autor em me prender é um fator importantíssimo D:

      Enfim enfim enfim... a resposta daqui a pouco fica maior que o post hehehe :* obrigada por vir.

      Excluir
  5. Meu ritmo de leitura depende se estou ou não gostando do livro, mas varia muito mesmo.

    Beijos.
    Páginas na Estante
    @alyneadriana

    ResponderExcluir
  6. Meu ritmo de leitura do ano passado foi um pouco superior a um por semana, mas esse ano está bem menor... Motivos: muitos livros em inglês e livros para pesquisa, e uma certa ressaca literária do ano anterior... Adorei a coluna!

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!