4.3.13


/

[Resenha] O Circo da Noite - Erin Morgenstern

Olá Olá Olá :)
Então então rsrs
Estamos iniciando a série de resenhas de livros escolhidos pelos lindos leitores do ID. No Correio das Divas do mês passado foi escolhido O Circo da Noite (: Vamos ver como foi a leitura pra mim?!?

O_CIRCO_DA_NOITE
Título: O Circo da Noite
Autora: Erin Morgenstern
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 368


Onde comprar: Saraiva | Cultura






Este foi um livro desesperadamente desejado. Em todas as vezes que o via em promoção no submarino sempre rolava aquele momento de “colocar no carrinho” e a infinita indecisão de compro ou não compro, além daquela máxima “tenho muitos livros pra ler, não preciso desse agora”. Só que ~dois pontos~ um dia a promoção foi irresistível e me vi com o desejado nas mãos e pensando que as resenhas ótimas, e outras nem tão felizes assim, poderiam ser conferidas por mim. Imagina a felicidade dessa Lilian?!?

Quando os leitores do ID escolheram o livro da Erin, não imaginam como fiquei feliz :) é bom saber que nossos desejos estão equiparados...

O livro se inicia de uma forma linda e poética.
O circo chega sem aviso.
Nenhum anúncio o precede, nenhum cartaz em postes ou outdoor, nenhuma menção ou propaganda nos jornais locais. Simplesmente está lá, quando ontem não estava. (pg. 07)

A ideia de um circo que abre seus portões ao cair da noite e os fecha com os primeiros raios do sol é muito interessante, mas a coisa pode ficar melhor...

Celia Bowen é filha de Próspero, o Mágico, e isso poderia ser uma grande dádiva, desejada por muitos ~quem na infância nunca quis viver em um circo e poder viajar o mundo todo?!?~ mas na verdade é uma grande tristeza. Seu pai a coloca em um desafio quando ela tem apenas seis anos de idade, a carrega como um bibelô e dispõem da sua vida de forma leviana e torpe, um horror.

Só que Próspero não é apenas um ilusionista. Ele é um mágico genuíno que se utiliza dessa “habilidade” para enganar as pessoas, fingindo fazer da mágica de verdade apenas truques. Um estranho interessante, não é?

- Ninguém naquela plateia acredita nem por um segundo que o que faço lá na frente é real – diz com um gesto vago na direção do palco. – Essa é a beleza de tudo. Você já viu as engenhocas que esses mágicos constroem para conseguir as façanhas mais banais? São um bando de peixes cobertos de penas tentando convencer o publico de que podem voar, e eu sou apenas um pássaro entre eles. A plateia não percebe a diferença, sabe apenas que eu sou melhor nisso. (Pg. 17)

Marco é um garoto órfão que se vê sendo adotado por um estranho homem de terno cinza, que lhe ensina magia e o treina para ser o oponente de Celia no desafio, mesmo que eles não se conheçam.

O livro trata desse estranho desafio que toma a vida de Marco e Celia e envolve muitas outras pessoas, mas também fala da beleza e da magia do circo. São capítulos curtos que não seguem ordem cronológica, mas respeitam a forma como a autora quer contar essa história. Preciso confessar que adoro essas sutilezas dos livros.

O livro tem a conhecida diagramação perfeita da Intrínseca, é belíssimo e todo em preto e branco como o próprio circo descrito. Páginas amarelas e com floreios em cada início de capitulo fazem tudo mais bonito.

Na evolução que a leitura faz, após a página 100 começa um monotonia que me deixou triste... estive até comentando pelas redes sociais que pareceu em certo momento que a grande magia do circo estava no fato do livro não terminar nunca – assim como o desafio de Celia e Marco.

Aos poucos os enigmas vão sendo desvendados, mas por vezes não defini se gostei da forma como eles são apresentados ou se a monotonia tomou conta de mim ao ponto de me conformar em demorar quase 10 dias para ler pouco mais de 300 páginas (sim, um absurdo).

No fim, a magia do livro vale muito a pena e não me arrependi da escolha. Leria mais um vez o livro para perceber as nuances que me escaparam na primeira leitura e indico aos que gostam de se deliciar com o mágico.

Em tempo: retirei a sinopse que sempre colocamos no inicio de cada resenha aqui ID ~por motivos de~ spoiler horroroso que percebi. Parte que considero importante no livro é descrita e prefiro manter a surpresa de todos vocês. Ok?

Espero vocês nos comentários! :)

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Não gostei muito do livro... Achei mt mkt pra pouca história. Porém, acho que daria um bom filme. A parte descrita no livro é mt visual. E um filme daria um foco mais dinâmico, já que achei a ação BEM arrastada, rs. :)

    Beijoooooooooos

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro, e antes disso, ficarei bem longe da sinopse, hahaha
    Gostei bastante da sua resenha!

    Beijos.
    Páginas na Estante
    @pginasnaestante

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei esse livro, achei cheio de simbolismo, poesia e delicadeza. Foi uma leitura um pouco lenta para mim, mas foi mais por causa da minha necessidade de estar atenta a todos os detalhes da escrita.Gostei muito mesmo, embora reconheça que não é um livro que eu recomendaria para qualquer pessoa, muita gente não vai gostar.

    ResponderExcluir
  4. Oiii!! :D

    Primeiro gostaria de dizer que fiquei muito feliz quando vi que você iria resenhar esse livro, pois fiz a maior confusão pensando que "Cuco" tinha sido o mais votado (isso é muito "eu" ¬¬') então, por favor, desconsidere aquela parte do comentário na outra resenha :( É que eu queria tanto saber da sua opinião sobre O circo da noite, que fiquei esperando ansiosamente, pensando que sua próxima resenha seria sobre ele.

    Se minha memória não falha, acho que fui ao circo apenas 2 vezes, durante a infância. Mas a verdade é que, apesar de perceber o encantamento que envolve o circo, nunca fui fascinada por ele (talvez por saber que ninguém me levaria mesmo rsrsr). Mas uma coisa é certa, se um lugar pode ser mágico, esse lugar é o circo! Então, quando a literatura se encarrega de descortinar o mundo circense, a única coisa que penso é abrir bem os olhos para não perder nenhuma palavra e dar asas à imaginação *.*

    Durante a leitura da resenha (quase toda ela) fiquei com uma boa visão do livro, os quotes que você escolheu deixaram aquele gostinho de quero mais, deram a impressão de que o "interior" do livro é tão belo quanto a capa (que acho linda!). Mas, no final, fiquei um pouquiiiinho decepcionada, pois mesmo parecendo tão lindo, é como uma flor que murcha no decorrer do caminho (no caso depois da página 100 ^.^ - quando deveria melhorar!), uma luz que perde o brilho :x

    De qualquer forma, não fiquei com a impressão de que o livro seja ruim (nem de que seja extremamente bom), mas o tipo de leitura que depende muito da ocasião, já que quando não se tem muito tempo para ler, por exemplo, a leitura tende a se prolongar mais, e algumas histórias necessitam de uma "dedicação" maior, caso contrário o que já é monótono torna-se um fardo que se arrasta, assim penso eu (um bom fardo é claro - nada como prazer de terminar o livro, não é ^.^)


    Gostei da resenha, porém ainda fica no ar o mistério do "circo da noite" (será que vou gostar? O.O). O mais legal de tudo é que você disse que leria novamente *___* ... então há esperança :D
    ... E muito obrigada por não colocar a sinopse \o/ Há tempos que venho reclamando comigo mesma que algumas editoras (ou seja lá quem as redija) destroem parte do mistério das histórias (até já pensei em fazer um post sobre isso).

    Aguardando a próxima (sempre)!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Nunca fui encantada pelo mundo do circo, sempre achei tão chato! Hahahaha, mas eu também achava chato ler, e odiava isso, e hoje amo e sou escritora, é estranho como a vida dá voltas. Quando vi esse livro a capa dele não tem como passar despercebida de jeito nenhum! Amoooo como a cor preta dá esse tchan sem a gente perceber!

    Amei a resenha e quem sabe eu leia?
    @Juliana_Barnes

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Lilian

    Parece um livro bem interessante e sua resenha me deixou curioso....parabéns...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Apesar de saber que esse livro gerou muita discórdia, eu ainda quero ler e muito.
    Sinopse com spoiler? Que maldade, ainda bem que li a sinopse faz tempo e nem lembro mais dela.
    Acredito que você não foi a única que se arrastou pela narrativa, já vi outros comentários a respeito disso.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  8. Oiee =)
    Diva, ainda não li o livro e quero ler desde o dia que vi a capa, espero que para mim ele não seja monótomo como foi para você :|
    mas, leitura é assim cada um tem um gosto particular.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros

    ResponderExcluir
  9. Já a um tempo que to assim tbm compro ou não compro esse livro .... mais depois da sua resenha fiquei com vontade de comprar agora pra lê ...... resenha linda ... tah de Parabéns.

    http://quatroamigaseumlivroviajante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!