5.4.13


/

[Divagando] A arte de ser blogueiro -sqn

Olá queridos do meu S2
Então, por esses dias a minha cabeça anda mais do que povoada por questões literárias que gostaria de discutir com cada um dos leitores do ID. São tantas, mas tantas coisas que gostaria de saber a opinião de cada um dos blogueiros, amigos e curiosos que passam por aqui (:
Quero deixar claro que o “-só que não” indicado no topo da página é pra realçar a não legitimidade da sentença inicial. Ou seja, esta que vos fala não tem cacife para dar opinião sobre a vida de blogueiro, mas quem se importa? Quero muito dividir com vocês o que penso a respeito de todas as coisas que leio na blogosfera e, ainda mais, nos livros com os quais me encanto e saber que os braços estão abertos em 99,9% dos casos, isso me basta.
Sou uma novata nesse meio, escrevo resenhas sobre minhas leituras a pouco mais de um ano... me sinto uma largatinha muito desajeitada perto das borboletas que vejo voando pelos blogs literários mundo afora.
Mas EEEEIIIIII vamos esquecer o mimimi e falar de livros. 

Vamos começar com algumas perguntas que para mim são fundamentais: 1 – quantos livros é possível ler por semana, considerando uma semana inspirada, sem ressacas e com muito tempo livre; 2 – qual o tempo necessário para “digerir” o último livro lido?; e 3 – é possível passar para a próxima leitura sem ter tirado um tempo para pensar no livro anterior?

Faço essas questões de forma escrita por ter pensado muito nelas durante a última semana. Sempre tive um “metabolismo literário” lento, precisando de mais de 24 horas pós-leitura para pensar no livro que acabei de conhecer antes de conseguir iniciar uma nova leitura de alma limpa e pronta pra conhecer um novo mundo. Pareceu piegas? Eu sei, mas sou assim, fazer o quê?!
Quando tento iniciar nova leitura sem respeitar esse “tempo de descanso e meditação”, a leitura subsequente sempre parece carregada e parece não desenvolver de forma natural, acho que porque fico o tempo todo fazendo comparações com o último livro lido e acabo divagando muito mais do que o normal. Isso reduz consideravelmente os livros lidos e a minha capacidade de reduzir os livros “vou ler” no skoob também.

E aí fico lendo sobre a vida de diversos blogueiros conhecidos que, durante um mísero feriado de dois dias, leem três livros e conseguem resenhar todos até semanas depois de lidos. Fico me perguntando: COMO DEUS?
Ainda ontem terminei um livro e passei muito tempo pensando sobre o que diria na resenha dele [sim, penso muito sobre isso e, por isso, gostaria que vocês dedicassem tempo para ler as besteiras que escrevo e tivessem consideração com o trabalho desta pobre *fim de mais um mimimi*]. No outro dia não pude resenhar e tive a oportunidade de ler um novo livro, e o que aconteceu? Fiquei cheia de pudores e pensando que estava traindo o livro lido e não resenhado. Preciso de análise, eu sei.

Okay que cada um tem um ritmo, respeito e admiro isso, mas fico considerando o que tenho feito de estranho nessa minha trajetória e forma de encarar minhas leituras. Acho que em um próximo momento poderíamos discutir TOC’s literários [assim, bem ao estilo Tuca de ser], o que acham?
Gosto de pensar que me delicio com os livros lidos, crio intimidade com eles e guardo um teco de cada um, mas me incomoda pensar que não tenho lembrança nem do título de alguns livros devorados na adolescência. Como proceder, produção?
Por favor, me esclareçam nos comentários como cada um de vocês pensam sobre isso.

Espero vocês nos comentários, quero muito amor e apoio. Grata :* rs

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Teve um tempo (não muito distante) que ler para mim parecia mais uma maratona do que um prazer. Acho que fui influenciada pelas leituras/blogs que acompanho pelo twitter. Eu sempre via as pessoas dizendo que leram 2,3 livros e tal e eu ficando um tempão em um mesmo livro, acabei entrando na onda de acelerar a leitura e me frustrei. Hoje eu leio no meu tempo, no meu ritmo, interiorizando a história.

    Mas é claro que acontece de às vezes eu pegar um livro atrás do outro. Aconteceu isso com Dragões de Éter, li todos os 3 em 20 dias, mas não foi uma competição interna e sim prazer...li com essa rapidez pq o livro fluía e quanto mais lia, mais tinha vontade de continuar e continuar e continuar...

    Então é isso que tenho feito...respeitando a mim mesma e meu tempo...se o livro fluir rápido que seja, mas se precisar de um tempo a mais para ler não me martirizo...faço melhor APRECIO... ;-)

    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  2. Hey! o/ ^.^

    Para começar, seu post é extremamente relevante! Nunca pensei que fosse dizer isso, mas não posso deixar de dizer: neste momento,sinto-me um traidora! -.-

    Li pouquíssimos livros considerando toda minha via e etc... mas resenhei (ou pelo menos tentei) um número ínfimo deles -.- Algumas pessoas acham que sou perfeccionista, e talvez eu seja, mas no mau sentido da palavra. Digo isso porque determinados livros, por melhores que sejam, não me levam a escrever, então fico com a impressão de que se eu tentar o texto ficara pior do que o normal (fim do meu mimimi? rrssr).

    No quesito intervalo entre leituras, concordo com você, preciso digerir a história primeiro, principalmente com livros que causam grande impactos, sejam eles positivos ou negativos. Esse é um assunto sobre o qual tenho muito a falar, então não vou prolongá-lo, caso contrário ... Então, também não sei como os blogueiros conseguem determinadas façanhas ( Como?)

    Enfim, acho que não tem graça ler por ler, nem ler e resenhar como uma máquina, é preciso realmente desfrutar da leitura. As metas que tentamos bater servem para nos lembrar que precisamos dedicar um tempo para fazermos coisas que gostamos, simples assim! Não para deixar nossos nervos em frangalhos por não conseguir atingi-las. Contudo não nego, que fazer a fila de leitura andar, o número de "lidos" aumentar é muito bom, claro rs.

    Comentário feito, agora quero um post sobre os TOC's literários, dona Lilian rsrs

    Até mais!!
    ;*

    ResponderExcluir
  3. Eu sou exatamente uma dessas pessoas que leem muito em um feriado e passam para a leitura seguinte sem fazer resenha. Sim, eu faço resenha de livros que li faz mais de um mês. Pode parecer estranho, mas consigo lembrar das minhas impressões. Na realidade até prefiro não fazer resenha imediatamente após a leitura. Acho que tenho mais tempo para pensar no que li.

    beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Lilian!
    Adorei o post. Realmente, nos faz pensar...
    Muitas vezes sinto inveja desse povo que lê 3 livros em um fim de semana. E eu com tantos livros para ler e com o pouco tempo... Queria, talvez, ler mais rápido. Talvez isso nem seja o caso. Ou só meu cérebro se dê melhor desta forma. Mas já li um livro em uma 'sentada' como diz o pessoal e ainda fiz resenha no mesmo dia. Mas esses são casos raros.

    Li a série Fazendo meu Filme em uma semana porque simplesmente é viciante e você não consegue parar. Acho que essa questão varia conforme meu estado de espírito. Já tem livros que gostei muito e li em 15 dias... o.O Vai entender. A leitura as vezes exige mais tempo do que outros.

    Eu geralmente gosto de fazer resenha assim que acabo. Acho que as coisas ficam mais 'frescas' na mente. Mas, assim como Carissa falou, é legal quando se demora um pouco também. Você absorve mais um livro. Mas tento não demorar tanto. =P Tbm me sinto uma traidora quando pego um outro livro sem ter feito a resenha do anterior.

    Na maioria das vezes eu não paro depois que leio um livro. Saio logo pegando outro da prateleira. Só que tem livros que me deixam na maior DPL (depressão pós livro). E nesses casos, realmente, não consigo ler outro sem dar um time para absorver e reanalisar tudo que li. Sou estranha. hahaha

    Aguardando os TOC's literários! rsrsrs

    Beijos
    Danni
    www.garotaselivros.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Lilian!
    Também sou novata nesse meio (praticamente um bebê) e entendo o que você quer dizer.
    Só acho que você não deveria se preocupar com "quantidade" e "velocidade", pois como você mesma disse, cada um tem seu tempo e (ainda bem) somos pessoas diferentes; acho que o que importa mesmo é a "qualidade" do que você faz, que com certeza será o que atrairá a atenção de quem tem os mesmos interesses que o seu. Como eu.

    Também já li mais livros do que posso me lembrar, mas não acho isso motivo de vergonha. É apenas motivo de pensar que éramos leitoras assíduas e devoradoras de páginas, o que talvez nos dê uma boa desculpa...

    Acho que o mais importante é realmente sentir o livro e tudo o que ele pode nos passar, todas as emoções, dores e alegrias. Quando você sente isso, fica fácil depois colocar no papel (ou no computador).

    Gostei do seu jeito franco de escrever e vou acompanhar suas atualizações.
    Até mais, bjo.

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!