30.4.13


/

[Resenha] 5° Cavaleiro–James Patterson & Maxine Paetro

Olá meus queridos, como estamos?
Como prometido, essa semana trago para vocês mais um livro do badalado James Patterson, vamos lá?

5__CAVALEIRO
 Título: 5° Cavaleiro
 Autores: James Patterson & Maxine Paetro
 Clube das Mulheres Contra o Crime #5
 Editora: Arqueiro
 Páginas: 224


Onde Comprar? Livraria Cultura | Buscapé




Sinopse: Um assassino brinca de Deus Quando a tenente Lindsay Boxer fica sabendo que 20 pacientes prestes a receber alta morreram de forma suspeita no conceituado Hospital Municipal de São Francisco, ela desconfia de que há algo errado. Será mera coincidência? Ou alguém anda tirando a vida de inocentes? O maior julgamento de São Francisco Inconformados, os familiares das vítimas resolvem processar o hospital por negligência médica. Enquanto a cidade se prepara para um dos mais aguardados julgamentos de sua história, Lindsay e suas amigas do Clube das Mulheres contra o Crime têm um motivo pessoal para investigar o caso. Não há tempo a perder A nova integrante do grupo, Yuki Castellano, teme que sua mãe, internada na UTI do centro médico, não saia de lá com vida. Numa corrida contra o tempo, Lindsay e Yuki percebem que não são bem-vindas pela diretoria do hospital, que pode estar tentando salvar sua própria reputação.
Agora, após ter lido o segundo livro do autor, ambos em parceria com Maxine, posso oferecer a vocês uma opinião mais “embasada”. Não que possa me considerar expert em qualquer assunto relacionado ao J. Patterson ou as parcerias que teve ao longo de sua carreira literária [quem sou eu], mas após mais essa experiência acredito que ficou consolidado em mim a opinião sobre os livros de suspense ~ou seriam policiais?~ escritos por ele.

Acredito que os que acompanham o blog lembrem que o livro 4 de Julho [resenha aqui] foi cheio de expectativas para mim, o que se provou maléfico para a leitura, mas no 5° Cavaleiro acho que a desesperança com que iniciei o livro foi a chave para que aproveitasse mais o momento.

O Clube das Mulheres contra o crime, que vem a ser um grupo de amigas ligadas profissionalmente ao combate de crimes homicidas na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, está mais uma vez reunido no familiar bar do Susie’s para momentos regados a vinhos e muita conversa [a maioria relacionada ao excesso de trabalho e pouca vida amorosa da advogada, jornalista, delegada e patologista que compõem o grupo].

Em meio ao retorno das atividades da tenente Lindsay Boxer, após sua última aventura ~casualmente, esta é a história relatada no último livro~ ela se vê envolvida na investigação de dois casos de homicídios que vão se desenrolar ao longo da narrativa. Primeiro, mulheres são encontradas mortas dentro de carros por toda a cidade, sem nenhum vestígio de agressão, mas com requintes de crueldade. E depois, mortes ao acaso estão acontecendo dentro do grande Hospital Municipal de São Francisco, onde a única evidencia em comum entre eles é a presença de caduceus ~moedinhas que têm em um de seus versos o símbolo da medicina~ nos olhos das vítimas. Todas essas mulheres acabam se encontrando [assim como se ajudando, atrapalhando e divergindo] em ambos os casos investigados e a resolução deles acontece de forma rápida e direta, depois de os autores mostrarem tudo o que gostariam ao longo da trama ~pelo menos assim eu vejo~. 

O livro não é genial e desconcertante, mas conseguiu deixar em mim a vontade de chegar ao final e descobrir quem armou tanta confusão e sofrimento na vida de tantas pessoas. Como no livro anterior, achei que a resolução aconteceu rápido demais e gostaria que as coisas se desenrolassem de maneira mais gradual e que eu tivesse mais tempo de me acostumar com as novidades. Ao mesmo tempo em que esse ritmo frenético e o número reduzido de páginas pode ser interessante aos leitores que gostam desse tipo de narrativa, para outros ~como eu~ esse ritmo rapidinho pode deixar um gosto de ‘faltou alguma coisa’ que acaba se tornando desagradável.

Gostaria que cada um pudesse ter sua opinião sobre pelo menos um dos livros do Patterson, já que ele escreve realmente bem e sabe colocar suas histórias de maneira ágil e envolvente, se você puder deixar passar algumas características incômodas que parecem permear todos os seus livros.

Um grandiosíssimo ponto positivo nesse livro, com relação a tantos outros que tentam isso e acabam dando um tiro no pé, é como os autores conseguem mudar o foco narrativo, entre a perspectiva em primeira ou terceira pessoa, sem que ~em momento algum~ o leitor se perca ou tenha dúvidas de que houve mudança, e perceba ainda no primeiro parágrafo quem está narrando os acontecimentos naquele momento. Isso é muito interessante e merece créditos especiais ao livro.

Uma leitura que valeu a pena e até mesmo deixou em mim a vontade de continuar com a série.
Então é isso, nos vemos na próxima?
Beijos :*

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Oi Lilian!
    Eu só li um livro do Patterson que também foi escrito em parceria (Lua de Mel) e não curti. Quero ler outros do autor também, para poder formar uma opinião sobre ele, e essa série parece ser boa.
    Também acho difícil ficar mudando o foco narrativo, mas parece que os autores acertaram nesse livro.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Sim Sora, os autores acertaram em muitas coisas no livro. Ele tem tudo para agradar muito, mas em mim ficou uma sensação estranha X.x
      Acho que a expectativa com Patterson não me fez bem rsrs
      Bjos

      Excluir
  2. Oi,Lilian! ^.^

    Assim que comecei a ler a resenha não pude evitar, pensei que fosse um livro só do James Patterson e então quando vi que esse é mais um livro em que ele e Maxine dividem os créditos perguntei-me: "será que vamos descobrir se ela 'atrapalhou' o Patterson ou não?" O.O (obs: não tenho nada contra a autora, mas isso chamou minha atenção na outra resenha. é que acho meio complicado escrever em "dupla" - lembrei dos trabalhos escolares agora rs).

    Gostei de saber que você ficou com uma impressão melhor da obra dessa vez, mas também percebi que, de certa forma, você mantém sua avaliação: continua faltando algo no livro (talvez seja a série?).

    Particularmente gosto de livros que impõe um certo ritmo "frenético", não me incomoda o número de páginas, mas gosto de leituras que fazem-me sentir como em uma montanha russa, virando cada página como se ela o fizessem sozinhas (aliás, era isso que estava escrito na "propaganda enganosa" de 4 de julho não é? rsrs). Contudo, não dispenso um enredo bem construído, que me dê tempo para pensar e me envolver na situação. Acho que pareci um pouco exigente agora ("quero tudo de uma vez"), mas não sou tanto, costumo procurar coisas positivas em cada livro que leio e é exatamente por isso que acredito que não teria grandes problemas com esses autores (basta deixar o magnífico Poirot um pouco de lado, é claro ^^ ... falando nisso esto com saudades dele rs.).

    Mais uma vez tenho que elogiar sua resenha, pela clareza e pelas boas escolhas de sobre o que falar. Você sempre diz o que eu quero saber ^.^ .. só senti falta de uma coisinha... na verdade fiquei curiosa para saber mais sobre os personagens *.* Espero poder ler algo do autor, pena que a verba esteja curta :x só me resta esperar pelos milagres - leia-se sorteios *__* Espero também que você tenha mais livros dele na estante, pois queria saber sua visão sobre uma narrativa só do James... e falando em narrativa, acho fantástica a forma como os autores conseguem dominar tão bem a arte de se colocar no lugar de alguém em 1ª pessoa, ou de narrar em 3ª, sendo tão onisciente e ainda assim esconder coisas do leitor *___* então, quando dominam os dois focos, eu me lembro que escrever é realmente um dom -.-... quem dera eu tivesse um assim ^.^


    Enfim, contando com a próxima...
    BjO!


    PS: Ouvi por aí que está com vontade de postar resenha em vídeo *___* Se fizer isso já ganhou um "gostei" rs ^.^
    PS²: Estou começando a ficar com vergonha das cartas que escrevo -.- "Só dá eu" tagarelando feito uma matraca rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, AMO seus comentários xD MESMO MESMO!!
      Se vc quiser fazer cartas dessas todos os dias, tá lindo pra mim rsrs

      Acredito que deixei mesmo a desejar na questão dos personagens, sorry :x é que por se tratar do quinto livro com as mesmas mulheres, fico achando que vou chatear o povo falando delas >< esqueço que cada resenha é uma unidade e precisa ser explicada de forma bem separadinha. Você tem toda a razão...

      Vc acertou em cheio quando disse que "parece que faltou algo no livro". O proximo livro do autor que quero ler tem que ser em carreira solo rsrs aí conto ^^

      Ah, o vídeo saiu :*

      Obrigada por vir S2

      Excluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!