20.4.13


/

[Resenha] Belle - Lesley Pearse

Olá meus queridos! :)
Como estão todos?
O livro que resenhei hoje foi um desafio que me acompanhou durante muitos dias, e se fosse por minha vontade falaria dele por muito tempo, mas prometo que fui bastante comedida. Bora conferir?

BELLE

  Título: Belle
  Autora: Lesley Pearse
  Editora: Novo Conceito
  Páginas: 560

   Skoob

  Onde comprar? Cultura | Buscapé




Sinopse: Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade?
Belle é uma jovem de 15 anos que vive em um subúrbio londrino, Seven Dials, durante o ano de 1910. O conservadorismo da época é todo quebrado pelo fato da pequena Belle ter crescido em um bordel, e o mais impressionante é não ter conhecimento algum do que acontece no local dirigido por sua mãe, Annie, até o dia em que, acidentalmente, descobre como são as festas que ocorrem em sua casa e acaba testemunhando o assassinato de uma das meninas do bordel. O livro conta a história dessa heroína que perde a inocência ao ser sequestrada, traficada e ter sua mente e corpo corrompido de todas as formas que os piores homens e mulheres perversos podem fazer.
Antes da morte de MIllie, Belle raramente pensava nos negócios de Annie. Tavez fosse justamente porque cresceu nesse ambiente, o mesmo acontece com os filhos de um açougueiro ou de um dono de bar. Porem agora esse assunto estava em sua cabeça constantemente. Ela se pegava olhando para as garotas de forma diferente [...]
- A maioria das garotas vendidas deste jeito nunca recuperam sua força interior [...] Elas fazem o que se espera delas e fogem da realidade com bebidas ou opio. Outras se tornam duras, tao frias como os que as venderam, geralmente ficam tão cruel quanto eles.


Nas 100 primeiras páginas, fiquei tão tensa e arrasada com a leitura que deixei o livro de lado por três dias inteiros, para poder respirar e retomar ao mundo ~terrível~ descrito pela autora. Mas ao mesmo tempo este mundo é tão plausível e até comum para quem conhece um pouco da maldade humana, que o terror vai crescendo à medida que Belle vai se enredando e caindo em diversas armadilhas. Algumas vezes me exasperei com a sua ingenuidade, e cheguei mesmo a largar o livro com agressão e dizer que não era possível alguém ser assim. ><

A parte desagradável da leitura foi quando retomei o ritmo e fui encontrando um cenário com descrições tão excessivas que me cansaram. O livro pode ser considerado grande, e por vezes achei que não precisava descrever cada cômodo em que um personagem entrava até a exaustão. A narrativa oscila entre a descrição da perspectiva de Belle e a de pessoas que a buscam e querem bem, isso foi ótimo para tirar a rotina da leitura e renovar meu interesse. Não preciso dizer que o romance é ínfimo no livro, mas ele está ali, disfarçado e quietinho, portanto, não desanimem.

Não vou discorrer e nem mostrar insatisfação com o final do livro porque não quero estragar a leitura de ninguém, só o que importa é que os ganchos certos foram deixados para que o novo livro – intitulado Entre o Amor e a Paixão – seja desejado como próxima leitura.

Lesley Pearse é reconhecida por tratar em seus livros de temas fortes, muitas vezes abordando traumas infantis e como isso repercute na vida adulta. O seu primeiro livro lançado aqui no Brasil, Roubada, também possui uma temática agressiva [resenha aqui]. É essa a historia de Belle, que tenta sobreviver e se sobressair em uma horrorosa situação que lhe foi imposta.

Beijos e até a próxima! :)

Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. Oie!
    Estou com o livro aqui mas ainda não peguei para ler o.O
    Deixe ele de lado por um tempo, pois sei que vou sofrer junto com a personagem o.O
    Vamos ver se vou gostar \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Lilian, eu tenho aqui esse livro, mas ainda não tive coragem pra ler, justamente por isso.
    Mas uma hora eu tomo coragem. Sua resenha já me animou um pouco.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá! :D

    Faz um tempinho que ouvi falar desse livro e logo que li os primeiros comentários pensei que eu não iria lê-lo. Os comentários sempre foram elogiosos, porém não gosto muito de ler histórias que retratem sofrimentos tão terríveis como o de Belle. Eu me aproximo demais dos personagens e tenho uma imaginação muito fértil (eu considero), então acredito que não conseguiria dormir à noite. Como você disse, é algo horrível, mas totalmente condizente com a realidade grotesca vivida por algumas pessoas, então não é como ler uma história de terror cheia de fantasias, mas algo muito pior, aterrorizante por ser tão real; algo pelo qual ninguém merece passar. Ou seja, considero-me sensível demais para acompanhar o sofrimento da garota (15 anos! O.O)

    Algo que gostaria de comentar é sobre as descrições minuciosas. Penso que talvez isso seja resultado da vida terrível que ela passou a levar. As partes em que há mais detalhes sobre os cômodos são narradas pela Belle, certo? Acho que isso era a forma dela se "desligar" um pouco dos acontecimentos, observar o lugar talvez fosse uma espécie de "ponto de fuga" (?). Mas, de qualquer forma, eu também não gosto muito de tanto detalhamento ^.^, na maioria das vezes é cansativo.

    Gostei bastante da resenha e de como você conseguiu transmitir o quão angustiante foi. Não sei se eu conseguiria largar o livro de vez uma vez que o tivesse começado, já que não costumo fazer isso, mas essa história em particular acabaria com os meus nervos, então talvez fosse preciso. Por isso, admiro você ^.^, que leu as 560 páginas e ainda conseguiu escrever uma resenha tão boa!


    Até a próxima! ^.^
    Bjo!

    Ps.: Estou ansiosíssima pela resenha de "Quem é você , Alasca?". Você escreveu/vai escrever? *__*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieeeeee :)

      Seus comentários sempre me enchem de alegria e contentamento *.*

      Belle é um livro realmente forte, não seria minha primeira indicação [mesmo se a pessoa a ser indicada gostasse desse tipo de leitura], mas com certeza vale a pena.

      As descrições minuciosas a que me referi não vem somente do ponto de vista de Belle, mas parece ser algo recorrente nos livros da Pearse. Não é nada que não possa ser contornado, tendo em vista a qualidade de seus livros, mas precisa ser ressaltado por fazer diferença para alguém que tenha dificuldade em levar adiante a leitura de livros extensos ~por exemplo~

      A resenha de Quem é você, Alasca sai logo logo ^^ Que bom que vc lembrou :*

      Obrigada, mesmo.

      Excluir
  4. Neste momento estou lendo Belle, estou lá pela pág.150.
    Eu tinha muita curiosidade para ler esse livro e as resenhas que lia falavam bem dele, mesmo com a história forte e um tema que mostra bem a realidade.
    E agora lendo, eu ainda não me impactei com o que li, nem mesmo com a morte de Millie e nem com a iniciação de Belle neste mundo, fiquei triste pelo que a Belle passou e do jeito que passou, mas não foi algo que me comoveu ou que me deixou tocada, talvez seja pelo fato de tudo ser descrito em 3º pessoa, se víssemos tudo pelos olhos de Belle creio que seria mais marcante, mas como ainda estou no comecinho da leitura e ainda tem muita coisa para acontecer(pode ser que as coisas piores ainda estejam por vir) quem sabe eu ainda mude de opinião. Só mesmo depois que eu terminar de ler é que vou poder falar melhor sobre ele.
    A questão dos detalhes exagerados é uma coisa que não me incomoda, adoro detalhismo em qualquer livro, faz tudo parece mais real, vívido.
    Adorei a resenha Lilian!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  5. Nosso! Não conhecia o livro, amei a sinopse, e agora estou louca pra ler. Parece ter mistério, realidade e um livro forte.
    Obrigada pela resenha!

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece tratar de um tema bem forte mesmo... no meu caso eu nao largaria o livro pra dar uma respirada não... é o tipo de livro que eu quero ler o mais rápido possível... hahahaha
    eu nao sabia que o livro tinha uma continuação;;; O_o fiquei sabendo agora...

    Ahhhhhhhhhhh só comentando algo que não tem nada a ver com o livro e nem com a resenha....
    quando li Nova Orleans lembrei logo de American Horror Story.... eu adoro a série...
    talvez tenha um pouco a ver sim... parece que é um horror o que a protagonista passa...

    ResponderExcluir
  7. Nossa o livro parece difícil mas interessante, fiquei com bastante vontade de ler!

    ResponderExcluir
  8. oi Lilian, esse livro é realmente forte, a história de Belle retrata muita coisa que acontece e fingimos não ver: a exploração sexual, violência e como isso é retrato com as palavras de Lesley é bem emocionante!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre achei linda a capa desse livro, mas nunca pensei que o tema abordado fosse tão forte. Gosto de ambientes bem construídos e descritivos, mas concordo que o excesso disso acaba atrapalhando a leitura exatamente por deixar a narrativa cansativa. Embora tenha citados alguns aspectos negativos a respeito da história, sinto curiosidade de ler, até porque ao ver a capa, imaginei um romance e não um livro com essa temática. Isso contribuiu para o meu interesse.


    ResponderExcluir
  10. Nossa que historia forte. Porém essa tematica me chama muita atenção. Li recentemente o "Desaparecidas" da Tess Gerritsen que aborda a historia um pouco parecida com essa. Fiquei interessada. Parabens pela resenha

    ResponderExcluir
  11. O livro parece ser bem forte com uma historia dificil de digerir mas eu adoro historias desse tipo. Gostei!

    ResponderExcluir
  12. fui enganado pela capa! achei que fosse mais um romance hot, mas é quase o contrário.
    adoro livros com temas fortes, uma história pesada bem densa.
    mas fico desanimado desse livro por ser tão longo.
    leio muito devagar, acho que demoraria um mês inteiro para terminar esse.

    ResponderExcluir
  13. Tenho esse livro mas ele se encontra na espera para ser lido. Já li muitas resenhas e comentários sobre ele e gostei muito assim como gostei da sua resenha.

    ResponderExcluir
  14. aaaaaaaah, menina esse livro parece, ou melhor, é intenso. Quero ler, tenho certeza que vou chorar então quando estiver lendo estarei com lencinhos aqui do meu lado.

    ResponderExcluir
  15. Eu não sabia que esse livro tratava de temas fortes assim...
    apesar de gostar mais desses romances tipo Nicholas Sparks que tratam de temas mais leves, fiquei bem curiosa de ler esse Belle...

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!