28.1.14


/

[Resenha e Promoção] Sangue na Neve - Lisa Gardner


Título: Sangue na Neve
Autora: Lisa Gardner
Editora: Novo Conceito
Páginas: 415
Ano: 2013
Classificação: 3/5

 Skoob

Onde comprar? Livraria Saraiva | Livraria Cultura

Cortesia da Editora :)


Sinopse: A policial Tessa Leoni matou seu marido, Brian Darby, em legítima defesa. A arma do crime está à vista de todos e os hematomas no corpo de Tessa confirmam a ocorrência. A policial também não fez questão de fugir, ou de arrumar qualquer justificativa para explicar aquele corpo estendido no chão da cozinha, portanto, aparentemente, o que a investigadora D.D.Warren tem à sua frente é o desfecho de uma briga doméstica. Um caso simples. No entanto, ao abrir o inquérito, D. D. terá uma surpresa: este não é o primeiro homicídio de Tessa Leoni e — afinal — onde está a filhinha de seis anos da policial? Será que a policial Leoni realmente atirou em seu marido para matá-lo? Uma mãe seria capaz de prejudicar intencionalmente sua filha? D. D. Warren, a experiente detetive que acredita que desvendar um caso é como mergulhar na vida do criminoso, enfrentará mais uma investigação que a levará a uma busca frenética por uma criança desaparecida enquanto tenta encaixar as peças de um mistério familiar que a levará a quebrar os muros do corporativismo policial.


~Thriler Policial com conflito entre jurisdições, assassinatos e muito suspense. Tudo o que eu mais gosto em investigação policial.~

Sangue na Neve foi meu segundo livro da autora norte americana Lisa Gardner, escritora de mais de 17 livros com essa temática policial, e o quinto livro da Detetive de Boston D. D. Warren, personagem que gostei muito no primeiro livro que li dela – o quarto da série e primeiro lançado no Brasil, Viva Para Contar.

O que mais me agrada em livros policiais investigativos é a velocidade com que as coisas acontecem, a constante adrenalina da descoberta de novos pontos na cadeia dos acontecimentos e como isso vai nos levando para o assassino e desvendando a trama que o autor cria. Esses pontos-chave é que me prendem a história policial, mas antes de falar o que achei desses pontos no livro, vamos falar sobre a história?

Tessa Leoni é uma tropper – patente de policiais responsáveis pelo patrulhamento de rodovias estaduais e de caráter municipal, nos EUA – mãe de uma linda garotinha de seis anos e casada há três com um marinheiro mercante que a ama muito, e a sua filha. Uma mulher forte, determinada e que sofreu muitos reveses pela vida antes de conseguir se estabilizar na policia para gerar segurança para sua filha. O Acontecimento que muda todas essas coisas foi descoberto em uma manhã de domingo, quando a Detetive D.D. Warren é chamada até a casa de Tessa para investigar a morte do seu marido e o desaparecimento, e possível assassinato com ocultamento, de sua pequena filha Sophie. A tropper Leoni assume o assassinato e parece ter sofrido violência doméstica durante algum tempo antes de dar 3 tiros no peito do esposo com sua arma de trabalho.

D. D. Warren é uma detetive da policia de Boston com muita experiência e sagacidade, mas uma possível gravidez em um relacionamento novo faz com que seu senso de julgamento possa ser prejudicado, já que ela não para de ter enjoos e pensar com pavor na possibilidade de ter um bebê. Associe isso a uma investigação onde a mãe, policial respeitada, pode ter assassinado o marido e a filhinha, e dá pra entender o porquê de D. D. se ver nessa situação e ter sérios conflitos. Seu amigo, ex-amante e policial Bobby Dodge vai ajudá-la e estar ao seu lado nessa. 

Preciso compartilhar com vocês que essa situação de um policial muito competente que não consegue fazer seu trabalho à contento por condições extremas me lembrou um episódio de Monk, que eu adoro e sempre acho graça – mesmo que os episódios sejam repetidos e já saiba de antemão tudo que acontecerá, bem a la Chaves – em que ele viaja para uma cidadezinha e não consegue desvendar um mistério de assassinato porque a única marca de água mineral que ele toma não existe naquela cidade. Ele sofre desidratação, mas resiste a tomar outra marca, e como investigar assim? Não pude evitar a lembrança engraçada.


Lembro de ter ficado durante muito tempo pensativa e insone com a leitura de Viva Para Contar, por sua carga psicológica, e acredito que essa expectativa para uma leitura semelhante com Sangue na Neve não tenha sido um benefício para o livro. Fiquei esperando tanto dele que me senti incomodada desde o início. A sensação que tinha era que a autora estava tentando me enganar, para que eu viesse a achar que Tessa tinha ou não culpa, mas que não estava conseguindo me deixar surpresa com as informações. 

Nesse livro também temos um capítulo para cada protagonista, de forma alternada, ou seja, um momento D. D. investiga e no outro Tessa nos conta seu ponto de vista. Vejam bem, em livros de suspense um bom autor sempre vai ser feliz se conseguir levar seu leitor até o final cheio de achismos sobre a trama, mas sem saber realmente o que vai acontecer, dando pequenos indicativos, mas nunca mostrando realmente – pelo menos isso é o que eu acho   e nesse livro me pareceu que Gardner tentou me enrolar, mas não deu. 

O livro é bem construído, dá para perceber desde o principio que ela domina o assunto que vai tratar, enchendo o texto de informações sobre assassinatos e buscas – o que é interessante mesmo! – mas por algum motivo, não me convenceu. Quer dizer, como dois investigadores tão competentes podem se prender durante tanto tempo nas questões erradas e nas últimas 50 páginas acertar todos os chutes? Tá errado isso, amigos.

Quero mais livros da autora para voltar àquele texto viciante que conheci dela, e talvez por isso não tenha conseguido amar também a história, nem tão original, de Tessa Leoni.


----
PROMOÇÃO:


a Rafflecopter giveaway

Participem bastante e boa sorte! :*

Comente com o Facebook:

24 comentários:

  1. Eu gosto de livros policiais mas admito que raramente leio algum. O motivo disso é justamente por causa do que você mencionou na resenha. Por mais interessante e bem escrito que o livro seja, gosto de que tenha protagonistas que me convençam do início ao fim. E parece que esse livro não foi o caso, pelo menos para você. Queria ler Sangue na neve mas agora não sei quando lerei já que fiquei um pouco desanimada.

    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto bastante de livros policiais mas ainda não tive a oportunidade de ler algum. Já me falaram muito bem sobre esse livro e estou curiosa para ler mesmo vendo algumas resenhas negativas, quero matar a curiosidade mesmo.
    Beijinhos
    the-universe-of-books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Livros policiais me dão a sensação de estar dentro da rama, me envolvo muito! Adoro! Ótima resenha me deixou com vontade de ler!
    bjks

    ResponderExcluir
  4. Olá! :)
    Quando fui a Bienal do ano passado, fiquei com este livro e Viva para Contar nas mãos, mas acabei decidindo por trazer o segundo. Ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas o farei em breve. Pela sua resenha, acho que fiz a escolha correta. Tinha muita vontade de ler Sangue na Neve, mas agora essa vontade diminuiu um pouco, rs. Vou deixar mais pra frente.

    Beijos
    Caroline Curi

    ResponderExcluir
  5. Eu amo livros policiais, exatamente como vc fala, a adrenalina sobe e tudo acontece rapidamente. E lógico que a gente fica querendo saber sobre tudo e fica até fazendo conspirações. Acreditas que nunca li nada da Lisa Gardner!!! Mas já li que ela é maravilhos nesse genero de suspense policial. E logo essa história com uma policial mulher! Adorei já. E gostei de saber que é narrado pelos dois protagonistas, assim a gente tem visão de duas pessoas!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  6. Eu li o livro Viva para contar da autora e com a mesma detetive e simplesmente amei. Pelo jeito esse segue o mesmo ritmo. Concordo com você em relação a ser bom autor de livros de suspense aquele que nos faz achar ao longo da história. Eu amo livros assim, e pior que chega no final não era nada daquilo que eu estava pensando hehehehehe.

    ResponderExcluir
  7. Oi Lilian!
    Ainda não li nenhum livro da autora, mas adoro livros policiais, então quero ler.
    Monk, eu adorava essa série! Que saudades.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nada dessa autora, mas tenho muita vontade. Assim, que nem você, adoro um bom romance policial.
    Esse parece ter uma trama meio complicada e com isso intrigante. E, adorei saber, dos capítulos serem com narradores alternados.
    Torcer para ganhar essa promoção!

    ResponderExcluir
  9. Este é um livro que ja quero ler faz um tempo, gosto desses romances policiais, são muito interessantes, vou participar da promoção e torcer pra levar esse livro pra casa...
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Li apenas um livro de Lissa Gardner e ela despertou interesse o suficiente para me fazer querer ler mais.
    Já tenho "Viva para Contar" em casa e, óh a coincidência, me falta "Sangue na Neve".
    Mesmo que tua resenha não esteja tão positiva, vou participar da promo e tentar avaliar da minha perspectiva.
    Espero que eu vença! haha
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. A Lisa tem o dom de escrever histórias que nos deixa grudadas nas páginas e sem querer largar a leitura até o desfecho. Minha única crítica sempre, é em relação ao final. Acho ralo e um pouco fraco depois de histórias tão consistentes e bem desenvolvidas.

    beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  12. Eu não li nada dessa autora, mas andei lendo resenhas divididas sobre essa série dela. Tenho curiosidade de ler!

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Lilian!
    Falam muito bem mesmo desse livro e espero ler em breve. Ele tá há algum tempinho mofando aqui na minha estante, mas é que são tatos livros da NC que a gnt se perde rsrs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá! Não é exatamente meu tipo de livro e a sinopse não me atraiu muito, mas me parece um bom livro para quem curti esse gênero.

    ResponderExcluir
  15. Eu simplesmente adoro histórias policiais. Já li vários, incluindo 11 livros da Série Mortal da Nora Roberts.
    Esse livro esta me fazendo ficar ansiosa para lê-lo, especialmente depois que você disse que a autora: "O livro é bem construído, dá para perceber desde o principio que ela domina o assunto que vai tratar, enchendo o texto de informações sobre assassinatos e buscas – o que é interessante mesmo! (...)" .
    E mesmo você dizendo que os investigadores "nas últimas 50 páginas acertam todos os chutes", eu gostaria muito de ler para tirar minhas próprias conclusões sobre o livro.

    Participando!
    nome: Luiza Ceotto
    email: luizaceotto@hotmail.com
    facebook: https://www.facebook.com/luizaceotto
    twitter: https://twitter.com/deliriosdaluh
    Google+: Luiza Ceotto
    GFC: Lu i za

    ResponderExcluir
  16. Adoro filmes policiais! Comecei a gostar de ler, lendo filmes desse gênero! Ainda não li nenhum livro dessa autora, mas fiquei hiper curiosa com a sinopse! Já está na minha lista!

    ResponderExcluir
  17. Gostei bastante da sinopse e da sua resenha. Gosto de livros de suspense, mas daqueles bem intrigantes. Não conheço nada da Lisa, mas, com certeza esse entrou na lista dos desejados.

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha! Me deu vontade de ler! rsrs Já tinha escutado sobre a autora, mas nunca cheguei a ler nada dela! Fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  19. Achei muito interessante! Minha filha adora livros policiais! Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  20. Eu amo ler livros de histórias policiais! Ainda não li nada da Lisa... mas já ouvi falar desse livro! Apesar de algumas críticas na resenha, gostei da sinopse e quero muito ler e poder avaliar por meus critérios!

    Rejane Lenz
    rejanelenz@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Resenha muito bem escrita! Livros policiais são ótimos, ainda não conheço nada dessa autora, mas, fiquei bem curioso. =)

    ResponderExcluir
  22. Eu gosto muito de livros policiais, mas não tenho nenhum livro da Lisa ainda! Pelo que pude perceber na resenha, a autora sabe escrever, entende do assunto que escreve, mas deu uma vacilada quando coloca os investigadores em pistas erradas durante praticamente todo o livro e em poucas paginas se resolve totalmente o caso, pena isso né! Mas mesmo assim, acho que a leitura é válida, até porque ela tem outros livros de sucesso, então com certeza vou querer ler Sangue na Neve e ter minhas impressões a respeito dessa leitura! Excelente resenha, bjão! :)

    ResponderExcluir
  23. Amo livro policiais, eles prendem o leitor até o ultimo suspeito, haha, to loucaaa pra ler esse livro...

    ResponderExcluir
  24. Adorei sua resenha! Amo ler e adoraria conhecer os livros dessa escritora! Nossa, achei fantástico! Entrou para a minha lista de desejados! =D

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!