12.1.14


/

[Resenha] O Teorema Katherine – John Green

O_TEOREMA_KATHERINE

Título: O Teorema Katherine
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Ano: 2013

Skoob

Onde comprar? Livraria Saraiva | Livraria Cultura | Submarino



Sinopse: Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam. Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.


~John Green é… John Green, é quase um adjetivo~

Esse cara é fugging [termo descrito e bastante usado no livro, sua sonoridade sugere o significado], bom em escrever para jovens, porque é engraçado sem ser forçado, inteligente sem ser pedante e também consegue ser carismático. Falo de seus livros, mas a fórmula parece servir à pessoa em questão. Preciso dizer que ainda prefiro seu livro mais famoso [A Culpa é das Estrelas - resenha da Mi], mas isso se deve ao seu caráter emotivo e ao fato de eu ser essencialmente adepta ao romantismo ~mesmo que isso se fixe na literatura e não na vida real, anyway~.

Sobre a história? Colin Singleton é um garoto prodígio, que não é necessariamente um gênio, mas sua capacidade de absorver tudo aquilo que lê o faz um grande HD ambulante. Ele vive com o estigma e o peso de precisar ter essa genialidade esperada com seu desenvolvimento, ele foi criado e estimulado para esse fim. Como o autor poderia ter mais sucesso em se comunicar com adolescentes, usando essa temática? A necessidade de alcançar, ou mesmo superar, as expectativas dos pais, dos colegas e família em geral, é  preocupação de todo garoto, minimamente centrado, que acabou o ensino médio e precisa saber o que fazer da vida a partir de então.

Teorema Katherine 1 (1)

Não bastasse, Colin tem fixação por Katherines, não Caterine ou Katerine ou mesmo Catarina. E também por anagramas. Após ser dispensado por sua décima nona Katherine, ele está arrasado e magoado. Resolve então criar um Teorema que irá solucionar seus dois principais problemas: prever a curva de acontecimento de todos os relacionamentos, podendo assim estimá-los e evitar sofrimento; e atestar sua genialidade ao encontrar uma forma matemática tão genuína. Suas viagens, maluquices e aprendizado começam aí.

Teorema Katherine 1 (2)

Um ponto recorrente nos livros de Green é a amizade fiel que seus protagonistas possuem com pessoas diferentes deles, mas que os complementam e ajudam a crescer ou simplesmente estão ali quando precisam, mesmo que não concordem ~pois toda amizade não deveria ser assim?~. O livro é lotadinho de matemática e nerdices, história e literatura e… mesmo assim não é nada chato (tem inclusive um apêndice que explica a real matemática por trás do Teorema, um deleite aos nerds).

Vi alguns comentários, durante o lançamento do livro, e diziam que o livro era bobagem feita só para vender e “pegar carona” no sucesso de ACEDE. Por favor, não tem como comparar Young Adult com Ficção Científica ou Romance Histórico, por exemplo. O livro é excelente para o público ao qual se destina, e não tem cabimento julgar comparando com outros gêneros, afinal é para isso que serve essa divisão universal dos livros em gênero não é? Para criar isonomia na literatura. PeloamordeDeus.

Ri muito com a história, me diverti e aprendi também. Para mim é mais um excelente livro do autor, o mestre em falar aos jovens sem parecer chato ou professoral. Até as notas de rodapé são, curiosamente, engraçadas. O que vai à contramão do meu conceito básico dessas porções explicativas que, para mim, sempre foram usadas somente quando o autor não conseguiu passar a sua mensagem ao longo do texto ou em livros com edição especial, mais de cunho histórico. Green também quebrando preconceitos.

Beijos!

Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. Olá Lilian,

    Leio sempre resenhas positivas desse livro e a cada uma fico com mais vontade de ler.....gostei muito da sua resenha parabéns....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As resenhas sobre John Green são, quase, sempre empolgadas quanto ao sua genialidade. Ele merece mesmo todo o sucesso que faz.
      Obrigada por comentar, Marco :)

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha, Lilian, parece ser bem nerd o livro, mas deve ser bom pelo que disse.
    Passei pra matar saudade do blog e para mandar uma beijoca para vc Mirelinha! Saudade de
    vc riqueza da minha vida!
    Beijos e beijocas e como não tive a oportunidade ainda, que seu 2014 seja cheio de vitórias!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo elogio, Adriana :)
      O livro é excelente, se tiver oportunidade não deixe de conferir.
      Feliz 2014 ^^

      Excluir
    2. Saudades também, minha dricotinha! E que 2014 seja repleto de muitas bençãos! <3

      Excluir
  3. Estou lendo Quem é voce Alasca? do John e nao estou gostando taaaanto como eu achei que eu fosse gostar, mas esta bom, espero ler mais alguns titulos do autor, adorei a resenha!

    Beijos!
    leituraforadeserie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme,
      dos livros do Green que li, acho que Quem é você, Alasca? foi o mais demorado pra "me amarrar na leitura", mesmo assim achei muito bom. O que mais gostei foi de A Culpa é das Estrelas e Will & Will, mas sou fã demais pra não dizer que todos os livros dele são bons!!
      Obrigada pela visita, visse?!? :)
      Não deixe de experimentar mais do autor.

      Excluir
  4. A ideia do livro parece muito legal, mas já ouvi argumentos pros dois lados, que é muito bom e que é muito ruim haha
    Vou ter que ler e tirar conclusões!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa,
      Também li opiniões diversas sobre esse livro, mas sabe que acho isso até bom?!? Expectativas altas demais quase sempre fazem com que me decepcione com a leitura. Gosto de experimentar a minha opinião sem excessos de "muito bom" ou "muito ruim". Espero saber o que vc achou.
      :)

      Excluir
  5. Lilian,
    já o livro e não me pegou pelos tornozelos como ACEDE, mas amei!
    João Verde consegue fazer com que pessoas esqueçam o preconceito. xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janyyyyyyynne :D
      Esse cara é um mago para adolescentes (e, no meu caso, para gente grande também \o/)
      Obrigada pela visita xD

      Excluir
  6. Lilian, eu achei o livro legal, mas para mim ainda é o mais fraco do John Green (li A culpa é das estrelas, Quem é você, Alasca? e Will & Will), mas confesso que seus personagens me agradam. E gosto demais da narrativa dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monique, li os mesmos livros que você (só faltou Cidade de Papel, não é?!) e para mim empatou entre O Teorema Katherine e Quem é você, Alasca?, os dois são bons, mas não alcançaram o meus amor como Will & Will e ACEDE xD
      Mas isso faz parte quando se lê tudo que um autor publica rsrsrs
      Ele é irônico e deliciosamente fácil de ler, amo isso!!!

      Obrigada pela visita e pelo comentário xD

      Excluir
  7. O bacana de a gente ler diversos blogs é encontrar diversas opiniões também! Acho que John Green é do tipo "ame ou odeie"! Eu só li A culpa é das estrelas e amei! Quero ler "Quem é você, Alasca?" e espero amar também!
    O teorema de Katherine me deixou intrigada porque não vi tantas resenhas positivas mas, depois dessa, eu vou dar uma chance!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhhhhhhh, dê sim uma chance para O Teorema Katherine ^^ E depois para Will & Will e depois para... tudo o que Green escrever rsrs

      Os livros deles são excelentes ao seu modo, um modo jovial e muito engraçado.
      Depois volte para me contar o que achou, viu?


      Beijos.

      Excluir
  8. Eu tenho problemas com o Green. :/
    Se eu gostar de Quem é Você, Alasca (livro que vou ler pro Clube Fofinho do Livro) pego OTdK, Li. Prometo!

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Mi, dá uma chance pra ele rsrs

      Quem é você, Alasca? foi o livro mais fraco dele, mas tenho fé hahahahahaha

      Me conta tudo :*

      Excluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!