25.2.14


/

[Resenha] O Inferno de Gabriel - Sylvain Reynard

O_INFERNO_DE_GABRIEL_

Título: O Inferno de Gabriel
Série: Gabriel's Inferno
Autor: Sylvain Reynard
Editora: Arqueiro
Páginas: 512
Ano: 2013
Classificação: 4/5

Skoob

Onde comprar? Livraria Saraiva | Livraria Cultura

Cortesia da Editora :)

 

Sinopse: A salvação de um homem. O despertar da sexualidade de uma mulher. Enigmático e sedutor, Gabriel Emerson é um renomado especialista em Dante. Durante o dia assume a fachada de um rigoroso professor universitário, mas à noite se entrega a uma desinibida vida de prazeres sem limites. O que ninguém sabe é que tanto sua máscara de frieza quanto sua extrema sensualidade na verdade escondem uma alma atormentada pelas feridas do passado. Gabriel se tortura pelos erros que cometeu e acredita que para ele não há mais nenhuma esperança ou chance de se redimir dos pecados. Julia Mitchell é uma jovem doce e inocente que luta para superar os traumas de uma infância difícil, marcada pela negligência dos pais. Quando vai fazer mestrado na Universidade de Toronto, ela sabe que reencontrará alguém importante – um homem que viu apenas uma vez, mas que nunca conseguiu esquecer. Assim que põe os olhos em Julia, Gabriel é tomado por uma estranha sensação de familiaridade, embora não saiba dizer por quê. A inexplicável e profunda conexão que existe entre eles deixa o professor numa situação delicada, que colocará sua carreira em risco e o obrigará a enfrentar os fantasmas dos quais sempre tentou fugir. Primeiro livro de uma trilogia, O inferno de Gabriel explora com brilhantismo a sensualidade de uma paixão proibida. É a história envolvente de dois amantes lutando para superar seus infernos pessoais e enfim viver a redenção que só o verdadeiro amor torna possível.

Acredito que por encontrarmos tantos e tantos títulos, atualmente, que envolvam histórias de cunho adulto; à primeira vista, tanto pelo boom erótico quanto pela capa, julguei O Inferno de Gabriel como mais uma narrativa que caminhasse por esse estilo. Mas não, o livro foi uma surpresa para mim como um todo, ele é bem romântico, tem uma narrativa muito rica, que combinou perfeitamente com os personagens principais – professor e aluna – e até possui um toque ‘poético’. A premissa foi inspirada na obra A Divina Comédia, de Dante Alighieri, e a paixão pela sua amada Beatriz. E em O Inferno de Gabriel ocorre um paralelo entre as duas histórias, que percebemos através dos fatos e sentimentos que permeiam o casal protagonista.

O bonito e sedutor Gabriel Emerson é um professor da Universidade de Toronto, especialista no escritor e poeta italiano. Um homem bastante enigmático por ter um passado repleto de segredos, que percebe sua vida mudar com a chegada de Julia. Ela, uma estudante de Mestrado tímida, inocente e romântica, que guarda em suas lembranças uma paixão do passado – um amor impossível – e alguns traumas. Como consequência das situações vividas, Julia acaba se tornando uma pessoa bastante diferente, mas o que não impede a forte atração que sente pelo tal professor. E o mesmo acontece com Gabriel; mesmo travando uma luta interior ele não consegue evitar a aproximação de Julia.

“- Se você for esperar que sua cicatriz desapareça, Julianne, vai ficar esperando para sempre. Cicatrizes nunca desaparecem. (...). Feridas podem se fechar e talvez até sejamos capazes de nos esquecer delas com o tempo, mas as cicatrizes são para sempre. Nem mesmo Jesus perdeu as suas.”

Bem, quando eu vi que essa trilogia seria publicada no Brasil fiquei super animada, pois já havia lido a sinopse e algumas opiniões sobre o livro. Assim que comecei a leitura, percebi uma narrativa interessante, principalmente, pelo texto rico em informações, por a história ser fundamentada em um clássico e com diversos aspectos românticos.  Com o decorrer da leitura, percebi cenas desnecessárias, o que deixou a narrativa lenta,  algumas incoerências e o outro motivo que me incomodou foi a ingenuidade exacerbada – além do comportamento tão volúvel – da personagem criada por Sylvain Reynard.

“Ainda assim, enquanto olhava para a Srta. Mitchell e Paul, percebeu que era um animal. Algo primitivo. Selvagem. E parte dele quis ir ate lá, arrancar as mãos de Paul e levar a Srta. Mitchell embora. Beijá-la até ela perder os sentidos, arrastar os lábios pelo seu pescoço e tomá-la para si. Mas que porra é essa? O pensamento deixou o professor apavorado. Além de ser um babaca esnobe, agora ele era um troglodita, capaz de quebrar o queixo dos outros, que acreditava ter alguma espécie de direito de propriedade sobre uma jovem que mal conhecia (…)”

O foco da obra não deixa de ser atual, já que estamos falando do relacionamento entre um professor e uma aluna – do proibido –, mas é mais sensual e não propriamente erótico, como já abordado. O Inferno de Gabriel tem um caráter romântico inquestionável! E mesmo com os motivos já citados, positivos ou não, eu o vejo como um livro que vale a pena dar uma chance. Me peguei em diversos momentos suspirando, não só pelos diálogos repletos de sentimentalismo – que parece pular das páginas –, mas também pelo cavalheirismo do personagem principal.

“Não precisa tirar a roupa para chamar minha atenção. Ela já é sua. Toda sua. Não tem que fazer sexo comigo para que eu faça você se sentir desejada.”

Vocês já leram? O que acharam?

Beijos!

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Ótimo!!! Vou ler, amei a resenha. Vc já fez resenha de algum livro de Federico Moccia? Gostei muito de um livro dele (3 metros sobre o céu) e estou procurando resenhas sobre os outros livros dele...
    Seu blog é lindo!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deby, sua linda! Obrigada pelo carinho, viu?! <3

      Que bom que gostou da resenha! Espero que goste do livro e depois me conte o que achou, ok?
      Sobre o Moccia, eu AMO a escrita dele! E já resenhei dois livros aqui no ID:
      - Três Metros Acima do Céu: http://migre.me/i3CI6
      - Sou Louco por Você: http://migre.me/i3CIR

      Beijos! ;]

      Excluir
  2. Ola!!
    Mi eu amei este primeiro livro, como vc falou não é um livro erótico, tem suas partes sensuais, mas muito romântico. A narrativa é riquíssima e adorei as citações que são inseridas na estória. O que me irritou bastante foi Julia e seu chora chora sem noção, tu tens mais de 20 anos como chora feito uma criança de 5 anos de idade? Realmente ssa inocencia foi exagerada e depois vc fica sabendo que ela não é tão santa assim. Profº Emerson(pausa pra suspiros rsrsrsrsr) O melhor personagem do livro, amei ele!!! Já conclui a trilogia que é muito boa, o terceiro livro não foi tão necessário, foi mais pra fã, um desfecho bem satisfatório.
    bjos
    Dany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dany :)
      Que bom que tivemos opiniões parecidas e é ótimo saber que a trilogia teve um desfecho satisfatório. :)
      Fiquei mais animada!

      Beijos!

      Excluir
  3. li e amei, Gabriel é o sonho de homem... esse seu romantismo exacerbado me cativa!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!