14.2.14


/

[Resenha] O Projeto Rosie - Graeme Simsion


Título: O Projeto Rosie
Autor: Graeme Simsion
Editora: Record
Páginas: 320
Ano: 2013
Classificação: 5/5 Coração vermelho

Skoob

Onde comprar? Livraria Saraiva | Livraria Cultura

Cortesia da Editora :)


Sinopse: Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica. Exceto as mulheres. Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva. Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal.


Já fazem dois dias que terminei a leitura e a mera lembrança de Don ainda me faz rir alto, mesmo no meio da rua e com grandes chances de passar vergonha. Aliás, esse livro merece ganhar o top top de leitura que mais me fez passar por situações embaraçosas na vida, já explico o porquê.

Don Tillman é professor universitário e cientista na área de genética (aí já começam a pensar “é louco”, mas não), que acredita ser uma modificação funcional em seu cérebro o motivo de suas emoções serem incapazes de atrapalhar sua vida ou suas capacidades intelectuais – que por sinal são invejáveis. Por ser meticuloso ao extremo e entender que, aos 39 anos, precisa ter alguém ao seu lado, ele resolve programar sua vida e reorganizar seus horários para o que denomina como Projeto Esposa (ele usa seu tempo de forma tão racional e meticulosa que causaria inveja em metade da população mundial, é muita ordem e método). Um casal de amigos, ambos psicólogos; ela é a centrada, amiga e conselheira e ele é o também cientista e levemente descompensado por sexo, que irão estar com Don na tentativa de indicar para ele onde estão seus erros sociais mais gritantes e dar um rumo lógico para o Projeto.

Esta seria uma premissa nem tão interessante se os pensamentos e a forma como Don reage ao mundo não fossem tão bem expressas pelo autor e construídas com muita inteligência e humor. Simsion me pegou pelo pé e me sacudiu até grudar no livro, me deixando louca por mais algumas páginas, literalmente, já que eu pegava o livro em cada oportunidade para ler mais um parágrafo.

O livro é em primeira pessoa, então o que temos em mãos é como Don Tillman vê as coisas e como todas as suas expressões e atitudes são pensadas, e não da forma como as pessoas recebem suas transgressões sociais. Para ele é totalmente racional levar uma cabeça de peixe em decomposição para a sala de aula, como parte do argumento que irá explicar seu ponto de vista para seu aluno que vê o criacionismo como possibilidade evolutiva, ou ainda chocar pais de jovens alunos com Síndrome de Aspenger, ao levá-los a entender que se pode matar um bebê se for para salvar a própria vida, já que isso faz todo o sentido do ponto de vista evolutivo. A delícia de tudo isso é como o autor desenvolveu um personagem que me causou tanta empatia e me divertiu loucamente. As coisas que ele faz para encontrar uma esposa perfeita são só o começo da parte boa na história.
Parecia que eu estava indo bem, e me permiti desfrutar um instante de satisfação, que compartilhei com Rosie;
– Excelente. Não sou proficiente em encontros. Ha regras demais para lembrar.
– Você está se saindo bem – disse ela. – Exceto por ficar olhando meus peitos.
Isso foi um feedback decepcionante.[…]
O livro é muito previsível, antes da página 100 já é claro como será o final, mas mesmo assim não quis largar o livro e ri muito com as conclusões e doidices do protagonista. Perceber ele descobrindo sentimentos que não sabia ser capaz de ter e vendo até onde isso o leva é lindo. Merece ser lido.

O Projeto Rosie entrou para minha lista de favoritos? Com toda a certeza! E eu gostaria de conhecer um amigo como Don, pessoas como ele fazem falta no mundo de hoje.

Beijos!

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Olá.
    Então, eu sou defeituosa, só pode UAHSUAHSU Não consegui gostar desse livro e todo mundo simplesmente o ama. Queria muito ter gostado, mas enfim :/ Boa resenha, que bom que você gostou.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  2. Tem um tempo que li este livro, foi uma das melhores leituras de 2013.
    Classifico ele como sendo 'angustiantemente irresistível" !!! Hehehe.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Lilian,

    só leio resenhas positivas desse livro e a sua não foi diferente, minha curiosidade só aumente....kk...parabéns pela sua resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Lilian
    Sou louca para ler esse livro. Primeiro porque a capa é encantadora e adoro livros com capa fofas. E segundo porque adorei o que vc disse do livro, que te fez rir muito e é assim que quero ler um livro, que me leve a sorrir!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Oi, td bom?

    Eu estou louca para ler esse livro. Pelo que tenho lido, ele tem tudo para se tornar um dos meus preferidos tb!

    Bjs
    http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que pena que o autor não aprofunda melhor o problema que o protagonista tem. A Síndrome de Asperger já há um ano é considerada apenas mais um nível de autismo e só isso já demonstra o quanto ela pode ser grave, ainda mais no que concerne à questão do convívio social. Teria sido mesmo muito bacana se o autor tivesse dado um enfoque maior a essa questão!

    http://portugues.free-ebooks.net/ebook/O-Projeto-Rosie
    (para quem quiser ler no seu nook)

    boas leituras!

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!