19.2.14


/

[Resenha] Teardrop: Lágrima - Lauren Kate



Título: Teardrop - Lágrima
Autora: Lauren Kate
Editora: Galera Record
Páginas: 336
Ano: 2013
Classificação: 2/5

Skoob

Onde Comprar? Livraria Saraiva | Livraria Cultura 

Cortesia da Editora :)



Sinopse: Depois de perder a mãe em um acidente no mar, Eureka acha que nunca mais voltará a sorrir. E a promessa que fez à mãe – a de nunca mais chorar – se torna quase impossível… até conhecer Ander. Louro, alto e de pele muito branca, o rapaz parece estar em todos os lugares e saber coisas que não deveria sobre Eureka. Inclusive um estranho segredo relacionado às suas lágrimas e aos três artefatos que herdou da mãe: uma carta, uma pedra e um misterioso livro que conta a história de uma menina com o coração partido. Ela chorou tanto que deixou debaixo d´água um continente inteiro. Logo Eureka vai descobrir que a antiga lenda é mais que uma história, que Ander pode estar dizendo a verdade e que sua vida pode ter um curso mais sombrio do que ela imaginou.
Lauren Kate se tornou reconhecida pela série Fallen, também sobrenatural, mas sobre anjos e dividida em cinco livros. Embora tenha lido bastante sobre esses primeiros livros publicados pela autora, nunca os conheci, portanto minha primeira impressão foi com sua segunda série, Teardrop, lançada em 2013 e trazida ao Brasil também pela Galera Record. A protagonista da história, Eureka, faz o típico papel da adolescente complicada, melancólica e problemática, mas digamos que ela até tem motivos para isso, vejamos alguns deles:
  • Sua mãe morreu em um acidente de carro nada comum, digamos apenas que o carro dela foi engolido por uma onda gigante que a arrastou de cima de uma ponte, assim, aparentemente, do nada. Bônus: Eureka estava com ela e, segundo a mesma, infelizmente, sobreviveu;
  • Após o acidente, Eureka passou algum tempo em um hospital psiquiátrico por ter tentado suicídio;
  • Ninguém parece compreender muito bem o fato de Eureka não se interessar por mais nada e não dar a mínima para nada, além da dor que a perda da mãe causou; 
  • Além dos dois amigos de infância – Brooks e Cat –, aparentemente, Eureka está sozinha e à deriva. Sem considerar o pai distante, os irmãos gêmeos mais novos, a má-drasta e de um estranho cara lindo que a persegue, a garota se sente sozinha e incompreendida. E, sinceramente, parece que todos resolveram odiá-la sem grandes motivos.
  • O garoto lindo e estranho que a persegue, parece estar lá sempre que ela precisa, e, ao que tudo indica, mesmo sendo incumbido de garantir que ela morresse junto com a mãe, ele foi o responsável por Eureka ainda estar viva.
Talvez pela falta de familiaridade com livros de temática sobrenatural, já que só li um outro desse gênero nesse ano, e também da Galera Record – só que cinco estrelas – estranhei a leitura de Teardrop; além de que a protagonista não me cativou  de forma alguma, mas me encheu de raiva pelas escolhas que fez ao longo da trama. Talvez a autora espere essa reação dos seus leitores – os que acompanham o blog devem saber que tenho caso de amor e ódio com protagonistas burrinhas – mas, mesmo assim, queria que o relacionamento dela com Ander – o cara lindo/estranho – fosse desenvolvido mais ao modo inteligente dos adolescentes do que eles foram retratados para parecer.

A grande questão acaba sendo a comparação com outros livros que tragam temática semelhante, do mesmo gênero e período de lançamento, e preciso dizer que nesse quesito Kate só saiu perdendo. O livro tem vários momentos em que se torna arrastado e difícil prosseguir, na verdade, só comecei a ler com fervor nas cinquenta últimas páginas, que se tornaram responsáveis por me fazer querer a continuação – mesmo que as incongruências tenham causado incômodo tremendo.

Vi ainda diversos erros bem entristecedores. Vou explicar por que: me considero deveras amadora no que se refere a revisão de um livro – quisera eu poder estudar sobre isso – mas se ficou gritante mesmo pra mim as palavras sobrando e/ou faltando no texto, os problemas de pontuação e diagramação, acredito que serão significativos para “dar na vista” de qualquer leitor que se depare com a obra.

Minha expectativa é que, assim como em diversos inícios de série, o primeiro livro seja introdutório e com único objetivo de apresentar os personagens, para ambientar o leitor ao mundo em que Eureka vive, como o prelúdio de algo bem maior que a autora venha nos brindar. O final conseguiu me deixar com aquela curiosidade e desejo de quero mais, por ter diversos ganchos para muito desenrolar da história, espero mesmo que o livro dois seja a concretização de todas as coisas não ditas nesse primeiro volume. Fica registrada minha esperança.

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Olá Lilian,

    Vejo muitas pessoas falando bem desse livro, mas tenho as minha dúvidas, não é uma leitura para o momento...parabéns pela sua resenha....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiee =)
    essa capa é linda, espero gostar mais dele do que você, não é um gênero que seja meu favorito, alguns gosto outros não, então não vou ter muitos para comparar, contudo pegar ritmo só nas 50 últimas páginas, me colocou medo. rs
    Bem se o ganhar vou ler, mas comprar nop!
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Não conhecia o livro, mas não fiquei com vontade de lê-lo. Ao que parece, ele não é tudo o que prometeu...

    Beijinhos, boa semana!
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Lilian, sou meio traumatizada com a Lauren. Detestei Fallen e apesar de ter arriscado ler Tormenta e até gostado um pouco no início, acabei largando porque li que a série tem um final bem ruinzinho.
    Já li em vários blogs que esse livro foi meio decepcionante, por isso nem penso em colocá-lo na minha lista de futuras leituras.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  5. Não sei se lerei esse livro. Não gostei da escrita da autora na serie que li dela. Achei tão enrolada e com tantos livros sem necessidade, pois não tinha tanta história para contar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!