3.3.14


/

[Resenha] Entre o Amor e a Paixão - Lesley Pearse


Título: Entre o Amor e a Paixão
Autora: Lesley Pearse
Editora: Novo Conceito
Páginas: 512
Ano: 2013
Classificação: 3/5

Skoob

Quer comprar? Submarino | Livraria Cultura

Cortesia da Editora :)



[Spoilers]: Este livro é continuação de Belle (já resenhado aqui no ID).
Sinopse: Uma mulher dividida entre o compromisso e o calor de um relacionamento passado." No início da Primeira Guerra, Jimmy, o marido de Belle Reilly, é levado para as trincheiras mortais do norte da França e Belle percebe que não pode ficar de braços cruzados quando tantos estão sacrificando suas vidas. Armada de coragem e boa vontade, ela se torna voluntária como motorista da Cruz Vermelha, também na França. Então, enquanto cumpre seu dever humanitário, um trágico acidente lhe coloca frente a frente com Etienne — o homem que fez parte de seu passado e a quem nunca esqueceu completamente.
Dividida entre a paixão proibida por Etienne e a lealdade e o amor por Jimmy, Belle encontra-se em uma situação impossível. A confusão de seus sentimentos, misturada à escuridão da mais brutal das guerras, a levará a sucumbir para sempre, ou a força da vida será maior e a conduzirá, finalmente, à verdadeira felicidade?

Nesse terceiro contato com Lesley Pearse não me surpreendi com a facilidade que a leitura possui, já que a autora realmente gosta de livros com histórias complexas de temática forte, mas os explora fazendo parecer possível que aconteça tudo isso com cada um de nós. Belle foi sequestrada e levada para outro país com a finalidade de ser prostituída; a ironia é que, mesmo nascendo em um bordel, ela nunca soube do que se tratavam os negócios de sua mãe ou manteve contato com esse mundo. Até ser levada para a França e ser obrigada a se prostituir aos 16 anos. Essa história é contada no primeiro livro, sendo o segundo o vislumbre do que acontece após o “felizes para sempre”.

O segundo livro dá continuidade com a história de Belle, agora com sobrenome Reilly, pois se casou com Jimmy. Ela se tornou uma pessoa comum da sociedade britânica, com uma loja de chapéus, marido afetuoso e casa normal. Só que os pensamentos continuaram sendo mais altos, as vontades de ser ou fazer algo maior do que o mundo atual permite. A Primeira Guerra Mundial está a caminho, seu marido e família não tem como ficar de fora. E no meio dessa confusão o que está faltando? Claro, um amor antigo: francês, lindo, loiro, olhos azuis, alto, forte e charmoso. Como não morrer de amor e dúvida?

"- O passado afeta seu relacionamento com Jimmy? - perguntou Etienne, com o olhar penetrante, desafiando-a a mentir para ele.- Às vezes - admitiu ela. - É como ter no dedo uma farpa que, embora não dê para tirar, você não consegue deixar de cutucar. Etienne fez que sim com a cabeça. Achou a descrição muito apropriada."


"[...] - Mas imaginar é só pensar naquilo que você quer que aconteça. Gosto de me imaginar com Jimmy morando à beira-mar, talvez administrando uma casa de hóspedes ou algo assim. Duvido que isso realmente vá acontecer, mas, a menos que você tenha um sonho e trabalhe na direção dele, nada vai mudar."


Esses são trechos que falam da dúvida de Belle entre o amor de Etienne e Jimmy, mas também mostram seu caráter assertivo e combativo. Gosto de pensar que seus objetivos são maiores que essa dúvida no livro.

Entre o Amor e a Paixão é longo, suas 504 páginas não podem deixar de ser comentadas. Inclusive, fico achando que dei três estrelas exatamente por considerar que o livro é longo demais para o que a autora tem pra nos contar, dava para condensar em 250 páginas com folga e seria muito mais instigante e interessante. Hoje entendo ser exatamente isso o que me incomodou em Belle; mesmo gostando muito da trama, as reminiscências que a autora fez questão de trazer, para mim, foram desnecessárias. Belle ficou tempo demais pensando em o que deveria fazer e me pareceu que as coisas não aconteceram. Continuo gostando muito das temáticas com que Pearse trabalha; ela é direta em dizer o que acha no mundo retratado, mas se perde quando explica demais sentimentos em locais.

Adoro livros que falam de guerra, por ser um campo tão rico e vasto para falar de emoções humanas e onde se pode chegar. Não lembro do último que li sobre a Primeira Guerra, mas esse me pareceu ser especialmente fiel, e o cuidado que a autora teve em retratar a época merece destaque. As famílias e todas as perdas, as mortes precoces e os porquês são bem trabalhados. Isso merece ser lido.

Um adendo para as traduções de título no Brasil. Para mim fez tanto sentido o título original, The Promise (A Promessa), que Entre o Amor e a Paixão me fez ficar triste. Esse triângulo amoroso é sim regido por uma promessa e penso que a autora desejou contar muito mais do que a história de uma mulher dividida entre as obrigações de um casamento e a loucura de uma antiga paixão.
Se o livro valeu a pena? Digo apenas que gostei de conhecer mais da história de Belle e me encantou o refinamento da autora com o período retratado. Mas poderia ser muito mais, infelizmente.

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Nossa, pela resenha o livro parece ser ótimo, fiquei bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir
  2. eu disse na resenha de Belle que eu nao sabia que Belle tinha continuação, mas nao fiquei curioso nao... pq parece ser um livro cansativo... o livro tem mais de 500 paginas(não é esse o motivo de ser cansativo) é que na resenha fala que ele poderia ser contado em 250 paginas numa boa... então isso nao me interessou muito... mas ainda nao li Belle, quero ler pra saber se realmente continuo pensando assim... :)

    ResponderExcluir
  3. Eu não costumo me interessar por historia de guerra, porém esse livro usa a guerra como uma temática de pano de fundo pelo que entendi. Gostei muito do enredo. Pretendo ler em breve apesar de ser enorme ;)

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler esse livro. Ele já se encontra na minha lista de desejados já faz algum tempo. Enquanto isso vou lendo resenhas e comentarios diversos. Gostei da sua resenha.

    ResponderExcluir
  5. Eu me animei com a sinopse, mas sempre que leio uma resenha do livro fico com o pé atrás.Não curto histórias que podem ser contadas de forma um pouco mais objetivo, mas que a autora tende a esticar demais.

    ResponderExcluir
  6. Belle parece um livro bem legal, é uma pena que esse tenha deixado a desejar, mesmo com esse ponto negativo eu sinto vontade de ler, tbm gosto de historias sobre a guerra...rsrs

    ResponderExcluir
  7. Super interessante o livro. Gosto de histórias que tenham a guerra como pano de fundo. Ainda não li os outros 2, mas fiquei curiosa em ler. Acho que vou gostar, apesar de não gostar muito de histórias que vão se esticando demais... como parece ser o caso dos 3 livros...

    ResponderExcluir
  8. Eu concordo com você que o livro poderia ser mais curto, mas de qualquer forma não achei a leitura cansativa, porque a escrita da autora é bem fluente. Mas se a história tivesse sido mais condensada (por exemplo a parte da volta do marido de Belle da guerra é um tanto extensa demais), seria bem mais impactante.

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!