8.3.14


/

[Resenha] Fogo no Cerrado – Janice Diniz

FOGO_NO_CERRADO_Título: Fogo no Cerrado – O Paraíso Depois Da Curva
Série: Matarana – Livro III
Autora: Janice Diniz
Editora:
Páginas: 575
Ano: 2014

Classificação: 5/5 Coração vermelho

Skoob

Onde comprar? Amazon

 

 

Atenção! Fogo no Cerrado é o terceiro livro da série. Confiram as resenhas os surtos dos livros anteriores: Terra Ardente e Céu em Chamas.

Nesta resenha os subtítulos em negrito têm partes com spoilers, ok?! As outras, podem ler sem medo. ;)

Sinopse: O jogo começou. Você precisa escolher o seu lado. E a sua lealdade será recompensada. Decidido a se tornar o único dono de Matarana, Thales arma seu exército de pistoleiros, comandado por Franco, para invadir e tomar as terras do coronel Marau. Um ataque que mudará a vida de todos e deixará um rastro de mortes que atingirá até mesmo o braço forte da lei, Rodrigo Malverde. Nessa guerra, caberá às mulheres determinar o destino das pessoas que mais amam. Nova baterá de frente com o vínculo profundo entre os Dolejal, a firme intenção de evitar que o marido se transforme num assassino em série. Karen vingará o delegado e provará o seu amor deflagrando apenas um projétil. E Valéria terá de cuidar para não ser destruída ao destruir as defesas de um poderoso fazendeiro. O cerrado arde em fogo no último livro da série.

A resenha de Fogo no Cerrado está num estilo diferente do que costumamos postar aqui no blog. Fiz de uma forma que desse para atingir ao público que ainda não leu os livros da autora e que não entregasse tantos detalhes – para proporcionar uma leitura cheia de surpresas. Janice Diniz merece por escrever de uma forma tão encantadora e por ter me proporcionado momentos tão maravilhosos. Matarana merece por ser uma série favoritada para a vida. Espero que gostem! :)

 

COMENTÁRIOS:

Uau! Não é de hoje que vocês sabem da minha grande admiração pela profissional que Janice Diniz é. Ler a série Matarana é um prazer indizível e eu não poderia deixar de comentar o quanto é prazeroso poder ler algo que essa querida autora escreve. São obras assim, que nós vemos o quanto ler pode ser incrível e como é maravilhoso se sentir transportado para outro ambiente através das letras, se sentir mais lá do que cá, captar tantas emoções que fica até difícil respirar. E sim, Matarana consegue fazer isso – e muito mais.

Janice consegue cravar nas palavras nosso jeito, misturando ao simples um português singular. Pareceu complexo? Não, é cativante. Fogo no Cerrado continua sem decepcionar, sendo completamente irresistível e, se possível, conseguiu ser mais especial do que os outros livros da série. Encontramos romance, personagens únicos, ação, mas acima de tudo temos uma história que, em meio aos tiros, encanta através de cada palavra.

 

RELEMBRANDO O ENREDO:

Estamos falando de Matarana, o local dos caubóis destemidos e das mulheres com personalidade forte. Que além dos personagens cativantes, traz consigo as disputas pelo poder, a ganância, as emboscadas, a vingança. Uma história que não é só romance – muito menos ‘água com açúcar’ –, e que apresenta uma narrativa crua e por vezes impiedosa, assim como a vida é. Janice Diniz encerra a trilogia arrasando, mais do que nunca, e deixando saudades.

 

o QUE VEMOS EM FOGO NO CERRADO?

Thales Dolejal está disposto a brigar pelo o que é seu por direito. Ele está pronto, com o seu herdeiro Dolejal ao lado, para se tornar o que nasceu para ser: o onipotente e dono de Matarana. Em paralelo, nós temos uma cidade sendo tomada pelo tráfico do Óxi e é esse tipo de comércio aliado a vingança que continuam dando o combustível para a vida de Leonardo Marau, filho de um dos poderosos do local. Rodrigo continua – agora mais do que nunca – trabalhando para livrar Matarana das drogas, não se importando mais com a proteção que os poderosos poderiam lhe garantir. Um homem que vive tentando não ser fantoche de ninguém em uma terra onde o dinheiro e o poder mandam e exigem obediência. E as mulheres de Matarana continuam mostrando que são de fibra e que possuem, como toda alma feminina, o lado encantador – anjo ou sedutor. Mais decididas, impossível!

 

retomada DA HISTÓRIA E SEGMENTO:

Como já é usual na série, nós continuamos sendo reinseridos na história de forma sutil. Vamos relembrando, aos poucos, os acontecimentos cruciais e entendendo as suas consequências. Matarana tem um enredo incrivelmente interligado, nada escapa ou acontece “do nada”, cada cena e cada personagem tem alguma importância para a história. E como não podia ser diferente, Fogo no Cerrado, finaliza a série sem pontas soltas, mas ao mesmo tempo nós temos acesso a personagens com personalidades tão reais, que finalizamos o livro com a certeza de que eles continuam vivendo e que a qualquer momento a autora pode voltar e contar mais um pouco das suas histórias.

 

crescimento dos PERSONAGENS:

Uma das belezas na narrativa dessa série são os personagens, como já venho comentando. Críveis e realmente pessoas como eu ou você. Seres humanos, como qualquer outro, com medos, traumas, sensibilidades, sentimentos.

No período em que a história acontece, quando em um curto espaço de tempo, ninguém muda de uma hora para a outra. A autora consegue nos mostrar que para se modificar algo é preciso de tempo, assim como na vida real; do tempo certo e do querer – principalmente quando envolve a história de vida de uma pessoa; quando colocamos em pauta os momentos, o que se viu e viveu, além de todos os conflitos interiores que cada um trava consigo próprio a cada dia.

Quase no final de Fogo no Cerrado nós temos um gostinho da história após um período de três anos, e conseguimos captar facilmente que os personagens descritos ali  mudaram, cresceram; e ver essa maturidade – cada um ao seu modo – encheu meu coração de amor e orgulho. Janice realmente sabia o que estava fazendo, Mais um ponto para a obra.

 

os personagens em fogo no cerrado:

Thales Dolejal é um moço que tem a capacidade de atrair toda a atenção para si próprio. Ele é a “prova literária” que quando se tem carisma e charme, realmente se tem – até nos livros. E é neste terceiro livro que conhecemos um pouco mais da sua história de vida e chegamos até a entender a sua personalidade. Detalhes anteriores, das batalhas interiores e da trajetória que construiu um homem bruto e sem meias verdades (pontos apresentados e levemente desenvolvidos nos livros anteriores). Muitas mulheres foram fisgadas pelo seu coração frio e por seu olhar intenso.

SONY DSC

O delegado de Matarana continua o homem ponderado de sempre, mas é neste último livro que entendemos o quanto os sentimentos podem comandar um homem, a autora aproveita mais uma vez para nos relembrar que todos nós temos um pouco dos dois lados, ou seja, ninguém é perfeito. O amadurecimento do meu Diabo Loiro é outro ponto super positivo. Franco não só  ganhou espaço, como cresceu na narrativa. E eu preciso comentar que o Franco bonzinho tem o meu coração, mas quando ele está no modo Diabo Loiro é pra matar. Mais sexy impossível.

“–  Franco…?
Ele abriu um olho e sorriu.
– Depois ele volta, dona Nova. –  disse, a voz misturada com a respiração carregada.”

Não dizem que mães são como leoas?! Então pelas circunstâncias da vida podemos resumir Nova nesta palavra. Apesar do seu lado sensível e romântico, ela lutou para garantir a voz no relacionamento, mesmo que o coração do seu marido, aquele que ela se entregou de corpo e alma, seja fortemente leal ao pai. Karen volta com a sua personalidade explosiva em potência 1000%, fazendo tudo o que dá na telha e mais um pouco. O trabalho na confeitaria não era nada animador para uma mulher como ela, que neste livro vai atrás dos seus aliados e vai continuar defendendo aquele que é dono da sua lealdade, mesmo quando percebe o coração amolecer quando o assunto é um certo caubói… Já Valéria foi uma baita surpresa! Só digo isso! *-* E ah, vó Ninita foi a responsável por grande parte das minhas risadas.

 

OS CASAIS e suas FAMÍLIAS:

A convivência familiar é um show a parte. Acompanhar os relacionamentos,  suas consequências e suas mudanças foi super bacana. Perceber como a Karen completa o Rodrigo, como o Franco faz tudo pela Nova e sua família *Paolinha, sua linda* e toda a construção do relacionamento da Valéria com o Thales foi realmente incrível – eu ficava dando pulinhos a cada cena, rs. E ainda tem uma fofurinha que aparece na história só para amolecer nosso coração.

Era um modo diferente de ser olhada, as pálpebras semicerradas, o brilho de admiração e placidez no olhar, o esboço de um sorriso gentil. Ninguém a olhava daquela maneira, como se falasse com os olhos "Você é perfeita".

 

acabou mesmo, mirela?

Quando eu vi a palavra fim toda aquela tristeza, que o leitor sente quando um livro preferido tá acabando, veio a tona. Quando eu me permito começar uma série, e acabo me identificando muito com os personagens, o fim é um parto! Mas não precisei de tempo para sofrer muito, pois teremos o spin-off da série, chamado Justiceiros do Cerrado. Uma Canção para Franco será o primeiro livro e tem previsão de lançamento para abril/maio de 2015. \o/

E digo a vocês, com a escrita dessa mulher, mesmo eu sabendo que estaria começando hoje uma série com “10 livros”, apostaria sem pensar duas vezes. Eu digo e repito, Janice Diniz é diva!

 

conclusão e playlist:

Fogo no Cerrado, para mim, foi o mais emocionante da série. Com cenas de ação que fez quase as páginas virarem sozinhas, na mesma proporção das cenas de romance, com casais que têm uma química incrível e envolvendo personagens perigosamente encantadores pelos seus defeitos, virtudes, fraquezas ou amores.

“–  Eu te amo.
Ela se virou para ele, fez um carinho no seu rosto e o beijou nos lábios. Deitou a cabeça no tórax largo, sentindo-se segura e em paz.
–  E eu muito mais.
Quando imaginou que ele enfim tivesse adormecido, ouvi-o falar baixinho:
– Impossível.”

Encantador ao seu jeito, é assim que Matarana é; é assim que essa série conquista.

I'm a devil on the run, a six gun lover, a candle in the wind (…) Call me young gun.

Blaze of Glory – Bon Jovi

Fogo no Cerrado by Mi Ribeiro on Grooveshark

 

Resultado do Sorteio

Beijos!

Créditos da Imagem ;]

Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. Mi, você resumiu muito bem a magia que é ler os livros da Janice! o que me cativou foram a veracidade dos personagens, como as situações que acontecem com eles, a gente poderia passar por elas. Fogo no Cerrado veio pra coroar essa trilogia (apesar do meu xodó ser Terra Ardente <333) os personagens amadureceram é verdade, mas quem rouba a cena é Thales Dolejal. no melhor estilo "os brutos também amam" ele realmente é a alma de Matarana. o jeito cru de ser, confesso, me deu alguns momentos de raiva, como pode ser tão ignorante essa criatura! rs mas é totalmente compreensivo, não tem como não gostar dele! chorei, gargalhei (Vó Ninita é uma figura!) fiquei tensa, chorei de novo e amei ter acompanhado Matarana, sentir o cheiro da terra molhada, o vento quente no rosto e ficar com o coração na mão com os Dolejal, Lisboa e Malverde. sinto que sou um pouquinho de cada família =) Janice é minha diva, é meu exemplo de mulher que luta pelo que quer e pelo que gosta. agora olha vocês querendo fazer minha azia aumentar, que história é essa de Justiceiros do Cerrado??!! Uma Canção para Franco!!! vou mandar a conta do homeprazol pra você dona Janice!! ADOREI SABER DO SPIN-OFF!!! e fica a dica pra quem não leu ainda, corre pra conhecer Matarana! garanto que vão amar! bjão!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi
    É muita paixão nessa vida por Matarana! Só quem já esteve naquelas terras sabe que é impossível voltar de lá. Nós tentamos, mas um pedacinho do coração sempre fica preso ali...
    Desde Terra Ardente que eu faço parte desse lugar! Me entreguei a essa história, aos personagens e a esse cenário tão verdadeiro criado pela Janice. Por vezes pareço repetitiva, mas eu sou muito fã dessa mulher talentosa, ousada, e fiel ao seu trabalho, feito com muito cuidado e respeito aos seus leitores!

    Terra Ardente é o início de uma série que só foi melhorando; Céu em Chamas é espetacular; mas Fogo no Cerrado é devastador. Foi o final perfeito para uma série sensacional!

    Parabéns pra querida Janice por ser tão autêntica e por usar o seu talento de uma forma tão apaixonante!

    Parabéns pra você Mi, por apresentar Matarana tão bem! Que outros também se apaixonem por esses caubóis!

    ResponderExcluir
  3. Desperta a atencao de todos os amantes da leitura , nao conhecia mas estou anciosa para ler *-*

    ResponderExcluir
  4. Nossa, amei a sua resenha. Cada palavra descreve exatamente o que eu senti lendo essa série; como não se apaixonar por esse povo tão cru e verdadeiro em seus sentimentos e ações!
    Realmente a leitura de Fogo no Cerrado roubou meu ar, e digo de passagem, um pouco da minha sanidade também :D
    A cada página o coração sofria um pouco mais, a cada escolha e caminho dos personagens eu sentia uma enxurrada de emoções. Conhecer o Thales Dolejal sem a máscara, saber os acontecimentos que forjaram um homem tão duro e frio foi incrível e ver esse mesmo personagem deixando algumas partes de sua fortaleza ruir para receber e dar amor a aqueles poucos que tiveram a coragem ou a falta de sanidade :) para travar essa batalha, foi mágico, indescritível; somente quem acompanhou sua caminhada sabe o que sentiu ao ver um desfecho tão encantador, ele realmente roubou a cena nesse último livro.
    Me apaixonei pela série desdo primeiro livro, onde se conhece um povo verdadeiro em tudo o que sente, pessoas que não são perfeitas, não são "boazinhas", não usam máscaras no dia a dia e sim sentem e vivem suas emoções até o limite, pessoas como existem em nosso mundo. Conhecemos mocinhos que também são vilões, e vilões que também podem ser mocinhos, e assim me vi apaixonada pelo Franco, o eterno diabo loiro. Franco roubou meu coração em Terra Ardente e continuou me assaltando em Céu em Chamas e me deixou de quatro em Fogo no Cerrado, presenciar a transformação desse homem-menino-pistoleiro foi uma experiência maravilhosa. E como deixar de me encantar e suspirar pelo Xerife Delícia dessa cidade, Rodrigo nos mostra que temos sim dois lados dentro de nós e não pensamos duas vezes em tomar decisões estremas para salvar e proteger aqueles que amamos. A mulherada foi um show a parte, únicas, valentes, guerreiras, vitoriosas; cada uma com a sua personalidade.
    Agradeço a Janice pela escrita maravilhosa e por nos presentear com esse dom maravilhoso de nos transportar para dentro de Matarana, como alguns disseram eu também me senti parte dessa terra, senti o cheiro das queimadas e da terra molhada, o sol me aquecendo, o vento no rosto; sorri e até gargalhei com esse povo, mas também sofri e chorei suas dores. Janice realmente é uma diva. Foi uma experiência única e inesquecível, posso dizer que a Série Matarana fará para sempre parte dos livros que mais amo. OS MEUS PRECIOSOS!!!!!
    E desde já ansiosa para poder matar a saudade que esse povo deixou.
    Amei o comentário dos "dez livros", a Janice podia pensar sobre isso :D
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Mi!
    Faz um século que quero ler essa série, mas depois desta resenha INCRÍVEL eu vou ter que comprar todos os livros... Ainda bem que na Amazon tá baratinho *-*

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mi.
    Você falou tão bem do livro e da série em geral, já que esse é o terceiro volume, que eu me sentir com vontade de ler a mesma. Gostei de sua resenha, bem explicativa e me passou o que você sentiu ao ler o livro.
    Até mais, adorei seu espaço.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. sempre leio ótimas resenhas dos livros da Janice, ta na hora de ser laçada por um de seus cowboys!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie Mi =)

    Leio resenhas apaixonadas dessa série e estou muito, mais muito curiosa para conferir por mim mesma e me encantar com a história também.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  9. Não conhecia essa serie ainda. Nem li nada da autora. Geralmente não gosto de histórias que tenham cavalos. Eu morro de medo deles.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Minha diva,

    É mais fácil escrever um livro de 500 páginas do que um comentário que faça jus à resenha lida e, principalmente, que traduza os sentimentos dessa autora...encantada com a tua escrita, Mi. Já mencionei anteriormente e volto a afirmar que há resenhas que apagam uma obra e a diminuem e há outras que a tornam gigantesca e jogam luz sobre ela. Minha série ficou imensa e brilhante ao ser descrita por você.
    Muito obrigada por ter lido todos os livros da série, por tê-la compartilhado com os teus leitores e por ser minha amiga queridona.

    Um beijo enorme,

    Janice Diniz

    ResponderExcluir
  11. Agora fiquei com vontade de ler, dica anotada

    bjos

    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  12. Nossa o livro parece ser ótimo, fiquei bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir
  13. Oi minha diva mais lindona!
    Caraca, esse já é o terceiro? :o
    Eu comprei o volume 1 pro meu Kobo, mas meu irmão tá usando ele e até agora não consegui ler =/
    Vejo sempre vc falando tão bem dessa série, não vejo a hora de conseguir acompanhar!

    Bjks,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  14. Poxaaa vida Mii!
    Essa tua resenha está Diva, as imagens também. Preciso logo conhecer esse mundo que a Diniz escreveu, quero me sentir animada e empolgada como você, anão sei ainda porque estou de fora desse mundo, se amo nacional e apoio, bem depois de tuas palavras e de da Nessa do New, necessito ler essa série!!

    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  15. essa é a primeira vez que ouço falar dessa autora Janice Diniz ... O_o
    mas parece bem legal essa série, adoro livros com muita ação, vamos lendo e "perdemos o folego" nas paginas...rsrs
    vou pesquisar mais sobre a autora e sobre suas obras, espero poder ler uma obra dela logo, fiquei bem curioso...
    :)

    ResponderExcluir
  16. Oi Mi sempre tive muita vontade de ler essa série. Ela me lembra a série A Terra dos Calder de Janet Dailey, com caubóis, romances e intrigas.Quero muito.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  17. Gente, em que mundo eu estava que ainda não conhecia essa série?? Fiquei tão empolgada lendo sua resenha que necessito ler esses livros. Amo cowboys, cavalos e xerifes... principalmente os deliciosos!! rsrs Obrigada pela dica!!

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!