13.6.14


/

[Resenha] As Gêmeas - Saskia Sarginson

as gêmeasTítulo: As Gêmeas
Autora: Saskia Sarginson
Editora: Novo Conceito
Páginas: 320
Ano: 2014
Classificação: 2,5/5

Skoob

Onde comprar? Livraria Cultura | Submarino

Cortesia da Editora :)

 

 

Sinopse: As gêmeas Isolte e Viola eram inseparáveis na infância, mas se tornaram mulheres muito diferentes: Isolte tem um emprego glamouroso em uma revista de moda de Londres, namora um fotógrafo e vive em um bairro descolado. Viola, desesperadamente infeliz, luta contra um transtorno alimentar e não faz questão de se ajustar a nenhum grupo. O que pode ter acontecido para levar as gêmeas a seguirem trajetórias tão desencontradas? À medida que as duas jovens começam a reviver os eventos do último verão em família, terríveis segredos do passado vêm à tona – e ameaçam invadir suas vidas adultas.

Esse mês está sendo cheio de primeiros romances, sendo dois desses resenhados aqui no ID. O primeiro foi O Lado Mais Sombrio, uma boa leitura mas que me deixou com um gostinho de quero mais. Agora, com o primeiro livro de Saskia Sarginson, onde ela criou a história das gêmeas Viola e Isolte, na cidade de Suffolk, Inglaterra, que também foi a cidade em que a autora viveu durante sua infância. Ter o local em que cresceu como inspiração para criar uma história tão cheia de mistério foi seu ponto de base e posso dizer que foi uma escolha feliz, mas durante a narrativa ficou me faltando algo, como uma explicação e motivação.

O livro conta as lembranças das gêmeas, do período em que moraram com a mãe em uma casa distante e simples, e conheceram os rebeldes irmãos, também gêmeos, John e Michael e viveram muitas experiências que transformaram suas vidas. Essas experiências de vida das gêmeas, desde seus desejos infantis em querer continuar a serem crianças – vivendo em um local distante em que poderiam ter sua mãe apenas para si e encontrando felicidade nas pequenas coisas – dizem tudo do que a autora quis transmitir com sua escrita, sobre o valor da inocência. Como o passado pode moldar o que uma pessoa se torna, ou o que cada um pode deixar de ser por conta de um passado mal resolvido; essas questões foram expostas ao longo da leitura.

A frase de contracapa é bem encaixada “Uma história cativante sobre vidas interrompidas”, mas o caminho que a autora nos leva para contar a sua história pode ser tortuoso. Durante o início da leitura me senti perdida e desestimulada, com excessivas descrições e cansaço pela melancolia presente na história das gêmeas. Nas últimas cem páginas, como acontece comigo de forma recorrente, a leitura melhorou muito e me interessou a resolução dos mistérios, mas ainda assim a qualidade da narrativa não me impressionou como eu esperava de um livro que tinha tanto potencial para ser mais.

Porém, o que me cativou na história foram os ensinamentos sobre superação, com toda a certeza. Como duas vidas tão parecidas, não só fisicamente, mas emocionalmente, podem ser levadas à tanto sofrimento e obrigação de responsabilidade e mesmo assim reagir de forma diferente. Alguns escolhem se fechar em si, retrair e desistir das possibilidades de crescer ou mesmo olhar em frente, como Viola. Ou, podem usar o sofrimento como degrau para a escalada, procurar superação e viver a vida da melhor forma possível, com responsabilidade e dedicação, mesmo que com muitas feridas mal cicatrizadas, como Isolte. Mesmo sendo gêmeas idênticas, com a mesma mãe alcoólatra e ausência de um pai, Isolte se torna bem sucedida no mundo da moda, enquanto Viola oscila entre um mundo de miséria e internações por anorexia. Como explicar isso? Só consigo pensar que o ser humano é a coisa mais complicada entre o céu e a terra, e prefiro confiar que há mais de coisas boas do que coisas ruins por essas bandas daqui. Confio.

Só mais uma coisa: segredos que carregamos por toda uma vida, hora ou outra acabam se tornando um fardo mais pesado do que qualquer um pode suportar sem envergar. É melhor encarar a realidade e responsabilidade de um mau passo do que ser consumido por ele? As Gêmeas me mostraram a resposta.

No final, a balança não pendeu para nenhum dos lados. O livro tem seus adjetivos e a autora tem muita capacidade, mas não acredito que ele tenha sido plenamente expressado nessa sua primeira obra.

Resenha escrita pela Lilian :)

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Eu já vi resenhas nada positivas sobre essa obra, infelizmente!
    Geralmente gosto de dar uma chance ao livro, mesmo depois de resenhas negativas, mas depois de sua resenha fiquei completamente desmotivada!
    Mas, apesar disso, ficou muito boa a resenha =)

    Beijos =)
    Carolina's Books Blog

    ResponderExcluir
  2. Olá!Sinceramente eu não tinha nenhuma vontade de ler o livro e fui vendo resenhas e mais resenhas que não me animavam em nada. Gostei da sinceridade e de você ter apontado também as coisas boas, mas dessa vez vou passar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi, a capa é tão linna e a sinopse tão sugestiva..pena que pelo que li em resenhas, as críticas não são nada favoráveis e você confirmou isso...Vou passar longe dela..

    Parabéns pela resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo o livro, mas essas descrições que vc mencionou são mesmo maçantes, e estão deixando a leitura um saco!!
    Lendo sua resenha - que está muito boa! - vi que vc expressou exatamente o que to pensando...
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!