10.7.14


/

[Resenha] Os Três – Sarah Lotz

OS_TRES_

Título: Os Três
Autora: Sarah Lotz
Editora: Arqueiro
Páginas: 400
Ano: 2014
Classificação: 3/5

Skoob

Onde comprar? Livraria Cultura

Recebi esse livro através de um grupo delicioso no Skoob, o Livro Viajante, e fiquei mega ansiosa pela leitura quando vi que o Stephen King o indicou como “[...] Muito instigante, impossível parar de ler”.

 

Sinopse: Quinta-Feira Negra. O dia que nunca será esquecido. O dia em que quatro aviões caem, quase no mesmo instante, em quatro pontos diferentes do mundo. Há apenas quatro sobreviventes. Três são crianças. Elas emergem dos destroços aparentemente ilesas, mas sofreram uma transformação. A quarta pessoa é Pamela May Donald, que só vive tempo suficiente para deixar um alerta em seu celular: Eles estão aqui. O menino. O menino, vigiem o menino, vigiem as pessoas mortas, ah, meu Deus, elas são tantas... Estão vindo me pegar agora. Vamos todos embora logo. Todos nós. Pastor Len, avise a eles que o menino, não é para ele... Essa mensagem irá mudar completamente o mundo.

De um suspense louco, o livro conta a história da Quinta-Feira Negra, quando quatro aviões caem, quase ao mesmo tempo, em diferentes lugares do mundo, matando quase mil pessoas. Quatro pessoas sobrevivem, uma senhora de meia idade, que só teve tempo de deixar uma mensagem inquietante, e três crianças. Essas crianças começaram a ser denominadas Os Três por guardar muitos mistérios e serem “responsabilizadas” por acontecimentos bizarros após os acidentes. Digamos que elas conseguiram colocar o mundo de pernas para o ar após essas quedas, por razões além dos motivos óbvios dos acidentes aéreos e suas implicações na política e economia mundial.

O livro conta com entrevistas e compilações de artigos de jornal, além de conversas entre pessoas próximas dos envolvidos, até mesmo de internet e (muito) Skype. É como um livro dentro do livro, gostei dessa sacada da autora, já que ela torna tudo mais dinâmico. Falar de acidentes em tantos lugares diferentes do mundo e envolvendo tantos pontos de vistas poderia ser difícil, mas ela resolveu isso de maneira muito inteligente e conseguiu tornar mais gostosa e simples a leitura.

Acho que a coisa perdeu o encanto pra mim com o excesso de polêmicas, atrapalhando o andamento do livro. É como se ela quisesse atirar pra todos os lados, na ânsia de acertar em algum lugar. Ela fala de conflitos entre políticos e religiosos, gays e pró-aborto, relações de poder e corrupção, da fome, da prostituição, dos partidos políticos dos EUA, do sobrenatural e do quanto os fanáticos religiosos conseguem distorcer tudo, mas no fim das contas fiquei esperando pra qual lado ela iria correr. Não gosto de livros polêmicos demais, me remete à falta de assuntos mais interessantes e palpáveis.

Li vários comentários falando sobre a inconsistência do final no livro, como se ficasse faltando alguma coisa, mas pra mim a autora fechou da melhor forma possível, respondeu minhas perguntas e conseguiu manter a mesma linha que seguiu ao longo do livro, a política de “te dou os problemas e as pistas, você decide no que quer acreditar”. A linha tênue entre o fanatismo e a loucura. Se a autora tomasse posição demais na narrativa bem no final, iria contra tudo o que ela escreveu no livro, portanto, ao menos o final foi satisfatório.

A autora parece ser famosa pela narrativa de suspense e terror, então não sei se foi o momento em que li o livro que não ajudou (bem, o King indicou o livro, isso me deixa em situação suspeita), preciso de mais elementos para fechar minha opinião. Por enquanto, o livro fica com três estrelinhas por causa da forma como a autora contou a história, que me ajudou a chegar no fim da leitura, perdendo duas por seu “desespero em polemizar” e tentativa de me enrolar.

Quero opiniões, por favor!

Resenha escrita pela Lilian :)

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Oi querida
    Nao li este, mas gostei muito da sua resenha
    Estou numa fase mais light, de ler romances gostosos.
    Adorei a perda das estrelinhas por tentativa de enrolação...rsrs
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho visto esse livro em muitas estantes. Fiquei curiosa e resolvi ler sua resenha, adorei! Achei a capa super bonita, talvez não seja um livro direto, mas me despertou a curiosidade por causa do dinamismo da escrita, nunca li um livro igual.
    Vou tentar achar em epub para ver se gosto ou se abandono.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar no livro, mas como foi você que escreveu a resenha, achei por bem vir conferir. Eu concordo com você. Mas meu problema não é necessariamente ter polêmicas e discussões no livro, mas ter tantos assuntos diferentes pautados sem ter necessariamente um inter-relacionamento. Acho que como você, eu também não teria gostado. Fora que a sinopse parece não ter tanto a ver com o livro todo em si. Em tempo: Não sou mesmo fã de livros cheio de depoimentos, artigos de jornal. Gosto muito mais de uma história bem escrita e coesa. Obrigada pela resenha e por apresentar o livro! Queria ter a disciplina de resenhar o que leio...

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    J ouvi falar do livro e a maioria gostou, fiquei surpreso por voce ter dado 3 estrelas. Não se se lerei pois a historia não me chama tanta atenção mas foi recomendado pelo King então ja da uma leve interessada hahahah.
    Adorei sua resenha
    Beijos
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee =)
    Confesso que esse não é o gênero que costumo ler, mas fiquei curiosa exatamente pela tuas três estrelas rsrs, quero ter a oportunidade de ler es vê se assim acontecerá comigo, caso venha a ler, volto aqui.

    Beliscões da Máh ♥
    Blog |Instagram |Twitter

    ResponderExcluir
  6. Adorei a sua resenha e me deixou super curiosa.

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!