30.7.14


/

[Resenha] Rose na Tempestade - Jon Katz

Título: Rose na Tempestade
Autor: Jon Katz
Editora: Novo Conceito
Páginas: 
235
Ano: 2013
Classificação: 3/5

Skoob

Onde comprar? Livraria Saraiva | Livraria Cultura


Cortesia da Editora :)


Sinopse: No meio de uma terrível nevasca, a cadelinha Rose insiste em dar conta de seu trabalho como pastora enquanto nos deixa a par de suas curiosas reflexões: onde está Katie, que ela nunca mais viu, embora seja capaz de sentir sua presença em todo lugar? Quem será aquele cachorro selvagem que parece seu amigo? Por que Carol, a mula, fica parada mesmo debaixo de toda a neve que cai? E onde foi parar Sam, que sumiu depois daquele barulho todo? Mas Rose não tem muito tempo para suas reflexões divertidas — e às vezes bem corretas. Agora ela deve voltar sua atenção para uma coisa muito mais séria: correr atrás de Sam, tentar encontrá-lo e, quem sabe, salvá-lo. No entanto, alguns perigos podem ser intransponíveis para uma cachorrinha...

Quando estava na faculdade, fazendo Medicina Veterinária, lembro da visita a uma fazenda que treinava e reproduzia cão de pastoreio. Foi uma experiência excelente, porque pude ver de perto esses animais em ação. Os cães sem nenhuma habilidade extraordinária – a não ser a óbvia em te amar incondicionalmente, ser fiel e companheiro mesmo quando você não merece – já são de grande valia na vida de qualquer um que se decida deixar ser amado, imagine um cão como Rose.

No livro, conhecemos Rose como um cão pensante, capaz de analisar e fazer conclusões a respeito de problemas em seu trabalho diário na fazenda. É um ser capaz de raciocínio, com forte senso instintivo e cheio de personalidade. Nunca tinha lido nada assim. Sempre encontramos alguém contando a história de seu bichinho, como ele é especial e fez coisas impressionantes (quase sempre em caráter biográfico), mas nesse romance a narração principal é feita por Rose.

Confesso que demorei um pouco para me acostumar com toda essa “consciência de vida” vindo de uma cadelinha, mas com o tempo comecei a reconhecer os adjetivos caninos nela e se tornou um acontecimento crível.
Rose trabalha na administração de uma fazenda, junto com seu amigo e dono Sam. Ela vive para o serviço que lhe foi dedicado e adora isso, mas uma nevasca como nunca se aproxima e, ao que parece, Rose será a responsável por todos os animais daquele lugar.

Dos animais da fazenda, somos apresentados apenas a Rose com essa característica incomum de gente grande, mas a forma como o autor narra o entendimento dos animais fez com que a leitura valesse a pena. É emocionante ver toda essa fidelidade e amor, como Rose e Sam tem uma relação apaixonada e de confiança, mesmo sem aqueles afagos e mimos que conheço e gosto.

Esse é o primeiro livro do autor que leio, mas ele é muito conhecido por seus livros de não ficção e por ser um grande apaixonado por seus animais. Fez jus.
O livro levou só três estrelinhas por seus acontecimentos rápidos demais e por conter alguns (muitos) erros de revisão. Além disso, o final foi um acontecimento que trouxe descontinuidade incômoda demais. Achei que o autor não tinha como explicar alguns acontecimentos e resolveu pirar na fantasia. Preferia que ele tivesse mantido a racionalidade que vi em todo o restante da leitura.

Resenha escrita pela Lilian :)

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. quero ler esse livro faz muito tempo, gosto muito de histórias com animais e mesmo com suas ressalvas vale a pena conferir
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua resenha, Lilian! Não sei se leria, fiquei meio decepcionada com o final hahaha

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!