8.1.15


/

As leituras favoritas de 2014 ♡

Olá galerinha, tudo bem por aí?

A Lilian, a Letícia e eu resolvemos colocar a cuca para funcionar – ou seria fumaçar? hahaha – e tentamos escolher as nossas cinco melhores leituras do ano passado. Aperta o play e vem conferir a nossa listinha!

:D by Mi Ribeiro on Grooveshark
 

Os Melhores da Lilian:

Gregor

Sobre Meninos e Lobos

Passarinha

O Sol é para Todos

O Meu Pé de Laranja Lima

O_PRISIONEIRO_DO_CEU PERDIDA

Fiquei tão feliz quando percebi que li 75 livros esse ano, mesmo com a ressaca que me tomou há dois meses... isso significa que mantendo um bom ritmo posso chegar aos 100 livros em 2015. Com o final de ano sempre rolas as retrospectivas e vamos pesar tudo o que teve de bom e o que pode melhorar, né não? E se preparar pra um ano novo ainda melhor! Então que decidimos fazer um top top dos melhores do ano e... deu treta. Li excelentes livros esse ano, tantos que garimpando bastante consegui chegar em 11 nomes. Mas tenho uma chefinha tirana (beijinhos, Mirela do meu coração. tiadorumuito) que bateu o martelo em cinco livros e não sei o que será de mim HAHA. A lista é baseada em quanto o livro me emocionou e o quanto vou querer reler a história muitas vezes ainda, então vamos ao que interessa e espero ser perdoada pelos que não entraram no top. Fica uma sensação de ter abandonado um amigo que me fez tanto bem (Drama Queen).

Série Gregor – As Crônicas do Subterrâneo – Suzanne Collins: Uma série infantojuvenil deliciosa, obra menos conhecida e mesmo assim grandiosa da  Suzanne Collins. Li os cinco livros em sequência e desesperadamente. Me diverti muito com as aventuras desse garoto bravo e destemido, me sentindo envolvida mesmo. Adorei ter começado por esse antes de ir para os livros mais famosos da autora, não poderia ter melhor prelúdio (repararam que já comecei trapaceando? série de cinco livros em um, desculpem, não pude resistir).

Sobre Meninos e Lobos  - Dennis Lehane: Meu primeiro livro do autor, empréstimo super recomendado e que me deixou em suspense durante toda a leitura. Adoro escritas que envolvem dessa forma, quando encantam-instigam-dão-medo tudo ao mesmo tempo e misturado! A história de três amigos que são transportados à infância, com um reencontro trágico 25 anos depois de outros acontecimentos muito ruins. Cruel e verdadeiro.

Passarinha – Kathryn Erskine : Sensibilidade é “A palavra” desse livro. O livro trata do autismo sob o ponto de vista de uma criança que vive com esse “transtorno de desenvolvimento”. O livro é narrado por Caitilin e fala sobre como ela conviveu com o luto do seu irmão amado, da única pessoa no mundo que  a compreendia. Foi o livro com a história mais bonita do ano, certamente. {resenha}

O Sol é Para Todos – Harper Lee: Costumo temer os grandes clássicos universais, por considerar que não vou estar a altura de “captar” a beleza da obra, mas quando encontro um livro tão simples e tão profundo como O Sol é Para Todos, não tem como não querer saber mais, se aprofundar, reler e apresentar a outros desafortunados que – assim como eu –  ainda não tiveram o prazer da leitura. Por favor, leiam. O livro fala sobre a vida de dois irmãos, filhos de um respeitável advogado de uma pequena cidade, que foi chamado pelo estado para defender um negro acusado de estuprar uma jovem branca. Isso já diz tudo sobre o que a obra representa para a sua época, mas ele vai além. Scout, a irmã mais nova e narradora, é engraçada e vivaz, inocente mas muito esperta, e sua narrativa é interessante do começo ao fim. Livro que vou levar pra vida.

Meu Pé de Laranja Lima – José Mauro de Vasconcelos: Um livro cruel por narrar a realidade de um garotinho pobre do Rio de Janeiro e sua vida em família, mas que faz todos os que leem se ver de alguma forma nas esperanças e desejos daquele garotinho. E aí... não tem como segurar as lágrimas, e eu derramei um rio delas! Chorei tanto do começo ao fim desse livro, por conhecer alguns desses sentimentos e por entender todos os outros descritos. A história que mais me emocionou no ano, certamente.

❥❥❥

Menções honrosas para O Prisioneiro do Céu, do meu maravilhoso Carlos Ruiz Zafón, o último livro da Trilogia do Cemitério dos Livros Esquecidos, que encerrou com chave de ouro e reafirmou meu amor pelo cara. Escritor foda! E para Perdida, da nossa brasileiríssima Carina Rissi. Um chick lit que fala sobre viagem no tempo e almas gêmeas. É bem clichê, mas a autora conseguiu fazer um livro muito engraçado e atraente; há muito não me divertia tanto com o gênero.

 

Os Melhores da Letícia:

Louca Por Você - A. C. Meyer - Universo dos Livros Maybe Matt's Miracle - Tammy Falkner Rule - Jay Crownover As Batidas Perdidas do Coração - Bianca Briones Belong to You - Vi Keeland Mar da Tranquilidade - Katja Millay

Li muitos livros em 2014 e seria impossível escolher apenas cinco livros como os melhores. A minha listinha inicia, já muito enxuta, tinha 17 livros, aqueles que eu considerei os melhores e foi difícil desapegar dos outros onze para chegar nos 5 da lista oficial e a minha menção honrosa.

A minha saída foi dividir os livros em ‘classificações’ e escolher o melhor de cada, e deu super certo. Como maior surpresa do ano, escolhi Louca Por Você, livro de estreia da carioca A.C. Meyer, que se tornou um dos meus favoritos pela escrita viciante e enredo fácil.

Um dos mais esperados do ano foi Maybe Matt’s Miracle, quarto livro da série The Reed Brothers, da autora Tammy Falkner, série que conquistou meu coração e cujo mocinho do livro, o Matt, havia me feito desejar muito a sua história.

Rule, de Jay Crownover ficou com a posição de paixão literária. Ok, eu tinha muitos livros concorrendo nessa categoria, todos os carinhas ocupando o primeiro lugar, mas eu tinha que escolher um só, certo? Da série Marked Man, o meu livro favorito é o Rule, meu mocinho favorito é o Rule, minha história favorita é a do Rule, ele é amor!

O Rafa, de As Batidas Perdidas do Coração dá ao livro o posto de melhor livro com bad boy. O que foi esse livro? E a escrita? Os personagens? Maravilhoso! A Bianca teve uma baita coragem de falar, expor mesmo, de um assunto tão polêmico e de uma forma tão real e, mesmo com sua história tensa, não tem como não amar esse homem!

Belong to You foi o primeiro livro que li da Vi Keeland e como não se apaixonar pelo Cole? Na lista, ele ocupa do lugar de melhor romance adulto, porque ele me apresentou a essa autora incrível, que já me fez suspirar com os mocinhos de quatro dos seus livros publicados e que é muito amor!

❥❥❥

Mar da Tranquilidade é a minha menção honrosa, ocupando o lugar de melhor young mature adult! Com tantos significados, uma mocinha completamente traumatizada e o mocinho mais fofo do mundo (ai, ai, Josh <3), o livro de estreia da Katja Millay tinha que estar nessa lista.

Os Melhores da Mi:

Fogo no Cerrado Desejo a Meia Noite Azar o Seu O Diário Secreto Primavera de Cores Usagi Drop

 

O ano passado foi muito corrido para mim. Mas muito mesmo! Precisei estudar um bocado e acabei lendo bem menos do que estou acostumada. Uma surpresa para mim foi a quantidade de livros nacionais que li – e gostei muito. A imagem dos meus queridinhos de 2014 acima não me deixa mentir. Mas um fator que não mudou nadica de nada: os romances continuam ganhando o meu coração!

Já não é mais segredo que amo os livros da Janice Diniz e que sou louca pela série Matarana, mas o que eu não sabia é que seria possível amar mais ainda uma história. Fogo no Cerrado roubou meu coração, em todos os sentidos possíveis e imagináveis. Eu fui arrebatada pela narrativa, vivi cada momento com os personagens e, caramba!, consegui me apaixonar mais. Indico e indico MUITO. Gosta de romance, caubóis, ação e personagens pra morrer de amor? Vem! {resenha sem spoilers}

Representando os romances épicos, eu precisava escolher Lisa Kleypas. Em cada livro da série Os Hathaways, a autora aborda a história de um dos irmãos de uma família muito incomum. As narrativas são uma delícia! As partes românticas com todo o contexto sensual, a ironia presente nos diálogos, os comentários sarcásticos… amor! Desejo à Meia-Noite está representando a série por ter me conquistado muito e por ter um dos protagonistas mais queridinhos do ano… Ah, Cam! {resenha}

Carol Sabar arrasa e muito, gente! Azar o Seu! é um chick lit que dá vontade de abraçar e não soltar mais nunca, hahaha. Me encheu de nostalgia pelas referências que faz, me fez soltar umas boas gargalhadas… Leitura para deixar o coração leve e com aquele sorrisinho bobo no rosto! Mais que recomendo até para os não-tão-apaixonados-por-chick-lit como eu. {resenha}

O que falar sobre O Diário Secreto de Melissa?! Em 2015 teremos uma nova edição do livro – que eu estou imensamente ansiosa –, mas a edição em questão (que eu li) não ganhou 5 estrelas e sim, existiram algumas ‘situações’ que precisavam passar por um novo olhar. E aí vocês podem me perguntar: Mirela, então por que esse livro está na lista? Porque a autora construiu personagens brilhantes; porque o livro fala sobre uma temática séria, mas sem deixar de ser leve; fala sobre como o amor cura. Vocês ainda vão ver uma resenha apaixonada por aqui. Podem anotar no caderninho. E aaaaah, o Dan!!! <3

E falando sobre amor, não tinha como deixar de fora Primavera de Cores (Foi Assim que te Amei #3), que com certeza é o livro mais romântico da minha listinha. Para quem acompanha a série sabe como essa história é linda e como esse livro em específico é muito especial (entendedores entenderão! rs). Adriana Brazil fala sobre o amor como poucos, além de abordar temas como: valores, família, amizade…

❥❥❥

Menção honrosa: E como não li muitos mangás incluí Usagi Drop #1 aqui porque ah, gente, que história lindinha! Se você gosta de uma temática que envolva drama e família, tenho certeza que vai curtir. Rin, a menininha, é muito fofinha! Em breve farei um post aqui no blog sobre esse mangá, certo?!

Esperamos que vocês tenham gostado da nossa listinha e não deixem de nos contar quais foram as melhores leituras de vocês. E ah, a playlist do post foi inspirada nO Livro do Bem: Músicas para espalhar amor por aí. Muito amor para vocês em 2015! Beijos!

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Ainda não li nenhum dos livros que escolheram como favoritos, uma pena.
    Confira minha escolha de desejados pra janeiro de 2015: http://chegadetalvez.blogspot.com.br/2015/01/livros-desejados-do-mes-janeiro2015.html

    ResponderExcluir
  2. Adorei Azar o Seu!, Mi. Que livro fofo.

    Beijos,
    Carissa

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mi, minha linda,
    Fogo no Cerrado estar na sua lista entre os cinco melhores do ano foi uma honra pra mim. Antes disso, eu já tinha ganhado de presente uma resenha inesquecível, inteligente e apaixonante, que só abrilhantou a série Matarana. Amei escrever FC e esse amor chegou até você. Sinta-se abraçada, bonitona!!! E norinha também <3 kkkkk Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Adorei os livros que vocês escolheram.
    Quero ler Louca por Você.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas!
    Eu também adorei "O Prisioneiro do Céu". Para mim é um dos melhores do Zafón (só fica atrás de "A Sombra do Vento").
    Coincidentemente, coloquei "Sobre Meninos e Lobos" na minha lista de maiores expectativas para 2015. Tenho o livro há alguns anos e já tive outras experiências com Lehane, mas nenhuma foi totalmente positiva. Já assisti o filme, então conheço basicamente a história e acho que tem para me envolver como envolveu a Lilian.
    Da lista da Letícia, estou querendo ler "Mar da Tranquilidade". Confesso que quando o livo foi lançado não me chamou a atenção, mas tenho visto tantos elogios que fiquei curiosa para conferir.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Mi
    E tem como não amar Fogo no Cerrado?
    Esse é O LIVRO da série (até agora... rs esse ano tem Terra Bruta - Uhu) e O LIVRO da Dona Janice... Eu fiquei atordoada por muito tempo, rs, e quero ler de novo antes do lançamento do próximo livro!

    #EuEVocêNaArcoVerde <3

    Bjos

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!