4.2.15


/

[Resenha] Garoto Encontra Garoto - David Levithan


Título: Garoto Encontra Garoto
Autor: David Levithan
Editora: Galera Record 
Páginas: 240
Ano: 2014 
Classificação: 4/5

Skoob


Onde comprar? SubmarinoLivraria Cultura

Cortesia da Editora :)



Sinopse: Nesta mais que uma comédia romântica, Paul estuda em uma escola nada convencional. Líderes de torcida andam de moto, a rainha do baile é uma quarterback drag-queen, e a aliança entre gays e héteros ajudou os garotos héteros a aprenderem a dançar. Paul conhece Noah, o cara dos seus sonhos, mas estraga tudo de forma espetacular. E agora precisa vencer alguns desafios antes de reconquistá-lo: ajudar seu melhor amigo a lidar com os pais ultrarreligiosos que desaprovam sua orientação sexual, lidar com o fato de a sua melhor amiga estar namorando o maior babaca da escola... E, enfim, acreditar no amor o bastante para recuperar Noah!


 Se não houve sentimento de medo não vai haver necessidade de coragem.

David Levithan é reconhecido por escrever para jovens, trazendo a temática gay com a naturalidade, que todos deveriam tratar a escolha que pertence a outra pessoa que não nós, mas devo dizer que com esse livro ele se superou.

Paul sabe que é gay desde seus cinco anos de idade, não que o entendimento tenha vindo do reconhecimento precoce do que a palavra significa para as pessoas grandes, mas o que para ele era tão natural foi reconhecido pela professora através de uma nota em seu histórico. Simples assim.

Ele tem amigos complicados, relacionamentos complicados e uma escola complicada, como todo adolescente normal. Ao conhecer O Garoto – por que mais o livro teria esse título, afinal – Paul vê todas as pistas de que é a coisa certa com a pessoa certa, mas aí que várias coisas precisam ser resolvidas e, por favor né, ele tinha que estragar tudo.

Tony é o amigo gay e difícil, porque diferente de Paul não é fácil a aceitação de ser, já que a família religiosa considera essa opção inaceitável e sem reconsideração possível. Achei lindo os diálogos e o carinho com que o autor tratou o tema da religiosidade, sem gritos e sem exorcismos, apenas pais que amam o filho e acreditam que estão fazendo o melhor por ele ao tentar suprimir esses sentimentos “pecaminosos” e um filho que os entendem, mas ainda assim sabe que não pode ser como eles gostariam. Fiquei emocionada de verdade, pois não há o certo e o errado, mas o respeito e o amor.

– Então vá embora – digo. (...) 
– Não posso, Paul. Não posso simplesmente ir embora. Você não vai entender isso, mas eles me amam. Seria muito mais fácil se não amassem. Mas, da maneira deles, meus pais me amam. Acreditam de verdade que, se eu não virar hétero, vou perder a alma. (...) Sei que não significa nada pra você. Não significa nada pra mim. Mas, pra eles, é tudo. 
– Mas eles estão errados.
– Eu sei, mas eles não me odeiam, Paul. Eles me amam com sinceridade.
– Parte de amar é deixar a pessoa ser quem ela quer ser.

Joni, a melhor amiga, é uma carente que acabou de engatar namoro com o maior babaca da terra, e essa divisão entre amigos e namorados que tanto embala a vida adolescente vai deixar Paul ainda mais inseguro sobre como lidar com Noah, ah o Noah... Aquele cara certo que surgiu do nada e você fica “como não nos encontramos antes?”.

Esse é o terceiro livro do autor que leio, e de longe o mais queridinho. Narrativa rápida e previsível, mas ainda assim gostosa, com lições e clichês na medida certa e o bônus do humor trazido pelas amizades de Paul. A palavra que resume a leitura é naturalidade, eu adorei.

Agora, refeita da leitura de Invisível (resenha aqui) com a excelente experiência de Garoto Encontra Garoto, quero conhecer outros títulos do autor. Sim, ainda faltam dois livros anteriores. E espero gostar tanto quanto deste aqui, que ele me divirta dessa maneira simples e encantadora, que eu possa aprender com uma história de adolescente que se apaixona e passa algumas vergonhas na escola, que tem um amigo jogador de futebol que também acumula o cargo de rainha do baile, e tudo bem, a vida tem dessas escolhas estranhas.

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Que coincidência, esta é a segunda resenha que vejo desde livro nestes últimos 30 minutos e com tantos elogios assim, eu não posso fugir da vontade de lê-lo afinal, já li Todo Dia e Wil & Wil e mega amei!!! Este autor é fantástico.

    Beijo, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei mega interessada na leitura, Lilian! Adorei tua resenha. Se você adora os diálogos criados pelo David e a forma leve como ele escreve, eu posso dizer o mesmo de você. Adoro a forma como você descreve o que achou do livro. Não gostei muito da (breve) descrição que você fez da Joni, mas quero muito ler a forma como ele abordou o tema religião x homossexualidade. Agora vou te contar, hein? Essas frases do David... caramba!
    "Parte de amar é deixar a pessoa ser quem ela quer ser." - Cheguei a me arrepiar...

    ResponderExcluir
  3. Oi Lilian,
    Tbm gostei de Garoto Encontra Garoto. Tbm achei q o autor conseguiu tratar de todo o tema com mta naturalidade e sem cair nos estereótipos. O unico aspecto q n me convenceu foi encontrar uma escola tão liberal e livre de preconceitos.
    PS: indicamos vcs para uma TAG.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. AMEI, AMEI e AMEI esse livro.

    Blog novo sobre livros, pode seguir? http://frasesnoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Achei ótima sua resenha!Ainda não tive a oportunidade de livros David Levithan, mas se surgir a oportunidade com certeza lerei.

    Beijos,Lu Blog:
    Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  6. Ameeeeeeeeeeeeeeeeeeei esse livro, tenho que por a resenha dele no blog também.

    Novo blog literário, poderia seguir? http://frasesnoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amei o livro Will & Will de David Levithan, estou doida pra ler esse livro e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais interessada em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  8. Adoro esses livros mais jovens, mesmo sendo diferente, Eu fiquei super curiosa se acontece algo entre Paul e Noah.

    ResponderExcluir
  9. Tenho esse livro aqui e tenho alguns outros titulos do autor, mas infelizmente ainda nao li nenhum, queria começar com Todo dia, mas sempre vejo muita gente falando bem de todos os livros dele, esse com certeza é mais um que está conquistando muita gente, vou ver se leio rapido um livro do David Levithan.

    ResponderExcluir
  10. Esse livro está na minha meta de leitura pra esse ano, parece que ele aborda o assunto de maneira bem descontraída e gostosa né, fiquei bem curioso pra conhecer a historia desses dois.

    ResponderExcluir
  11. Já li os livros anteriores do David e é um dos meus autores favoritos, por abordar como você disse esse tema com naturalidade, mostrando que não existe certo ou errado quando falamos de amor, com personagens que facilmente nos identificamos e uma história que diverte e dá aquela sensação de querer mais, vou fazer a leitura em breve e espero gostar tanto quanto você, se bem que isso já é quase uma certeza.

    ResponderExcluir
  12. Eu amei sua resenha, me fez realmente voltar atrás e relembrar os fatos que eu tinha lido. Adorei!
    A propósito, tenho uma história no Wattpad com essa temática também... acho a abordagem desse tema super pertinente! ^.^

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!