23.2.15


/

[Resenha] Kaleidoscope Hearts – Claire Contreras


A resenha internacional desse mês é do livro Kaleidoscope Hearts, lançado no mês passado e que fez um barulho na blogosfera literária americana e, além da capa linda, foi isso que me fez querer ler esse livro.

O livro começa com a Estelle ‘Elle’ Reuben arrumando suas coisas e esvaziando o apartamento em que morava porque iria vendê-lo.
De imediato temos a trama inicial: uma mulher forte e independente, mas que ainda sofria pela morte do noivo, Wyatt, com quem tinha uma relação confortável e de respeito.
“Wyatt, nós amamos você, mas a vida segue em frente.”

Ambos eram artistas e possuíam, juntos, uma galeria de arte que se tornava muito conceituada no meio por conta dos quadros de Wyatt e da especialidade de Elle, pequenos caleidoscópios em formato de coração.

Por conta das lembranças que aquele lugar trazia e achando que já estava na hora de seguir em frente, estava se mudando para a casa do irmão mais velho, o Victor, e logo em sua primeira noite lá ela dá de cara com Oliver Hart.

Oliver sempre foi o melhor amigo do irmão de Elle, mas daquele tipo de amizade que você considera a pessoa como seu irmão, e eles – e mais dois amigos de Victor – praticamente cresceram juntos. Ele se formou na faculdade e está terminando o seu estágio e precisa decidir sobre qual hospital trabalhar.

De início, só o que sabemos é que houve algo entre Elle e Oliver no passado e que não fora bem resolvido e vamos entendendo o porquê de tudo – desde porque ela era tão reticente em aceitar os convites de Oliver até os porquês dele de fazer tanta besteira – ao longo do livro e eu vou resumir a história dos dois assim para que eu não deixe escapar nenhum spoiler.

“Eu estou assustada. Eu estou fodidamente assustada de ter Oliver em minha vida porque da última vez que o deixei entrar, eu quase não saí com o meu coração intacto. Eu me pergunto se ele ao menos sabe disso.”

E, a partir daí, a Elle vai precisar não só superar o fato de que Wyatt se foi, mas também decidir se vai ou não deixar Oliver entrar, se vai conseguir dar-lhe uma chance e abrir seu coração, e descobrir se eles foram mesmo feitos para ficarem juntos.

“Apenas um encontro.”

Kaleidoscope Hearts é narrado pela Elle, mas temos alguns capítulos que contam um pouco do passado dos dois e é narrado pelo Oliver. Esses capítulos são importantíssimos para o entendimento dos sentimentos do Oliver e do porquê de tudo o que ele fez.

Eu me apaixonei pela história, não só pelo fato de que a narrativa ser simples e direta, do jeito que eu gosto, mas por ter uma delicadeza e ser muito fluida. Eu não tive que parar a leitura em momento algum por estar chato ou cansativo e nem mesmo quando me frustrava com o Oliver, antes de ler um dos POV dele e entender por que ele tinha feito ou dito o motivo da minha frustração.

Ele faz muita besteira, isso é um fato, e eu ficava pensando: “o que esse cara tem na cabeça para agir assim?”, mas a Elle também me deixou irritada porque eu agiria diferente em diversas situações, mas ai vem a coisa: eu nunca tive meu coração despedaçado uma vez – ou duas, como é o caso dela. Num primeiro momento eu não senti tanta conexão com a personagem, mas a partir do momento em que o Oliver começa a narrar o passado, tudo foi se encaixando e eu senti muita coisa.

“Eu sempre pensei que você fosse minha.”

A história é clichê. Acho, inclusive, que o clichê desse livro é um dos principais clichês dos romances, mas, além de eu realmente amar clichês e a forma com a qual o autor consegue transformar aquele enredo que já foi usado outras quinhentas vezes em algo único maravilhoso, as ações do Oliver não fora em nada como eu esperava.

“Então porque eu a quero tanto?”

Os caleidoscópios que a Elle faz, não só estão representados no título e capa do livro, mas também há uma analogia com o enredo do livro e isso é feito de forma gradativa, ou seja, a cada capítulo vamos vendo como isso tem ligação direta com a vida da Elle e do Oliver.

Kaleidoscope Hearts fala muito sobre segundas chances, sobre erros e recomeços e toca também, mesmo que talvez um pouco sem querer ou implicitamente (?) no machismo ligado ao clichê do livro – vocês entenderão ao ler.
Eu amei o livro, por isso dei cinco estrelinhas para ele, e com certeza lerei as outras obras da autora.

“Corações estilhaçados… é apropriado.”
“Eles não são corações estilhaçados, eles são corações de caleidoscópio.” Eu o corrijo.
 Qual a diferença? Você os faz com pedaços quebrados.”
“A diferença é que ele já foi quebrado, mas eu uso os pedaços para reconstrui-lo. A diferença é que o coração teve uma segunda chance e talvez ele quebre novamente, mas já está despedaçado, então talvez a caída não seja tão ruim.”

O sucesso que eu falei no início do post, que foi o estopim para que eu quisesse ler o livro, foi tanto que a autora não só teve os direitos de publicação dele aqui no Brasil comprados pela LeYa – então quem se interessar por esse livro pode esperar que ele sairá em português, só não sei quando – como também conseguiu entrar na lista de mais vendidos do New York Times, algo muito merecido.


Título: Kaleidoscope Hearts
Autora: Claire Contreras
Editora: Edição Independente
Páginas: 306
Ano: 2015
Nota: 5/5


Amazon




Por esse mês é isso, volto mês que vem com mais resenha!

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Eu quero ler!!!!!
    Só pelo início já ser dramático já me ganhou! S2

    ResponderExcluir
  2. capa liiinda mesmo, adorei a resenha , e fiquei super curiosa com o que Oliver fez no passado, gostei dessa coisa de reencontro, quero ler.

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Já tinha ouvido falar sobre esse livro la fora mas nao tinha visto nenhuma resenha. Gostei bastante da sua, vou esperar o lançamento da LeYa por aqui :)
    Beijo!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa pena que nao sabe quando será lançado o livro, pq ja quero muito ler, tbm gosto de um clichê, é muito bom né...rsrs
    essa parece ser uma historia um pouco confusa no começo, confusa em relação as atitudes dos personagens e que parece que vc vai entendendo enquanto lê o livro.

    ResponderExcluir
  5. Acredita que eu não tinha visto esse livro ainda? Gostei muito da capa, a história parece ser interessante mas não é algo que pretendo ler no momento!
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Nossa o livro parece ser ótimo, fiquei doida pra ler, tomara que saia logo ele em português

    ResponderExcluir
  7. Primeira vez que vejo sobre esse livro, Parece bom, apesar de eu gostar de outros gêneros, tipo gosto mais de Romance policial, Distopias, Livros de suspense, misterios e terror... hahahaha mas de vez em quando leio uns livros assim com mais drama, um clichê, tem que ler de tudo né.

    ResponderExcluir
  8. Primeiro a capa é fantástica mesmo, tomará que a Leya mantenha ( acho muito difícil, mas...), não sou muito fã de romances, mas esse tem algo que me atraiu, talvez o nome, o enredo que é clichê como tudo em romances, mas mesmo assim quero saber mais sobre o passada da Elle e do Oliver, saber mais sobre o trabalho dela e do noivo que morreu e principalmente entender em que ponto fala sobre o machismo, fará sucesso por aqui e já pretendo ler em inglês mesmo, já que é uma leitura rápida e não cansativa.

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!