Título: Muncle Trogg: O Menor Gigante do Mundo
Editora: Intrínseca
Autora: Janet Foxley
Edição: 2011
Páginas: 224
Quer comprar? Walmart | Fnac | Americanas
Sinopse: Os gigantes vivem no topo do Monte das Lamentações, escondidos dos humanos que estão lá embaixo. Mas nem todos são realmente grandes. Muncle Trogg, por exemplo, é tão pequeno que acaba virando alvo da zombaria dos outros. Chateado, ele decide descer a montanha e dar uma olhada nos tais Pequenotes, com quem dizem que se parece. E o que Muncle descobre é de fato surpreendente. Um meigo e encantador conto de fadas às avessas, Muncle Trogg: O menor gigante do mundo é o primeiro volume da série protagonizada por Muncle, Emily e o dragão Snarg, que irá arrancar gargalhadas dos jovens leitores.
Olá Divas/os, como estamos nessa semana?
Vamos para mais uma resenha de Infanto-juvenil? Dessa vez vamos falar do [pequeno] gigante Muncle Trogg. Vambora?
Em algum lugar do nosso mundo tão conhecido existe um vulcão lotadinho de Gigantes. Sim, isso mesmo. Gigantes, bem ao estilo Shrek, são os personagens da estória de Foxley, e ela é bem feliz em criar um mundo engraçado e meio asqueroso ao mesmo tempo.
Muncle Trogg é o nosso personagem principal, mas bem infeliz é a vida que ele leva no Monte das Lamentações – assim chamada a montanha onde vivem escondidos os gigantes. Ele é o menor de todos eles, irmão mais velho de três irmãos – a menor sendo ainda um bebê – e mesmo assim é o menor deles. O Bullying vai ser retratado com uma faceta bem dura, mas permeada de enfeites, para a melhor aceitação das crianças. Achei isso muito válido.
Gostei também da forma com que a autora descreve o mundo e os habitantes dele.
[...]Muncle olhou para os outros clientes. Lá estava o banqueiro Passamão, o médico Mucoso e o juiz Tira-Proveito. Os três eram pessoas importantes que ganhavam mais de cem pepitas por mês. (Página: 34)
Lembrei da Cressida Cowell enquanto lia, mas não poderei ir além nas comparações porque ainda prefiro a saga Como Treinar o Seu Dragão. Os desenhos em Muncle Trogg são bonitos, bem ao estilo infantil, mas gostaria que eles tivessem mais a ver com a estória que está sendo contada, do que apenas um meio de enfeitar as páginas. Pois foi essa a impressão que me passou, mesmo sendo engraçado.
E, mais sério pra mim, foi a falta de “moral da história”. Não gostei da falta da transmissão de conceito de ato e responsabilidade sobre as consequências, que é mais do que certo e parte do papel de quem escreve para crianças – ou jovens- adultos. Qualquer coisa a mais que seja dita será spoiler! :)
Enfim, é uma estória engraçada e bem construída - tive minhas reticências, mas não posso negar a sua qualidade. Espero a continuação, pois acredito que possa melhorar.
Alguém aí leu, tem uma opinião para acrescentar? Aguardo vocês nos comentários.
Gostei muito da resenha e fiquei curiosa para ler o livro. Parece ser bem divertido. =)
ResponderExcluirAinda não li, justamente por achar parecido com os livros da Cressida Cowell.
ResponderExcluirPorém já não vou ler, pois livro sem uma lição para os pequenos não tem vez comigo, ainda mais com a situação dos dias atuais.
Parabéns pela resenha, flor.
Bjs,
Eu gosto muito de livros infanto-juvenil e sempre achei a capa desse super fofa.
ResponderExcluirRealmente para esse público ter uma moral da história e algum ensinamento é fundamental, que pena que esse não tem.
bjs
Tais http://www.leitorafashion.com.br
não leria esse livro , sei lá não to com muita paciencia para historias do tipo , mas deve ser legal :)
ResponderExcluirNão faz meu estilo, assim como os da série da Cressida. Tenho fugido de infantos-juvenis rs
ResponderExcluirMassss, adoraria ver os desenhos. Acho a capa do livro muito legal!
Bjs,
Kel
www.itcultura.com
Ainda não li, mas comprei o livro na sexta passada, por imaginar que a leitura seja rápida devo lê-lo entre um livro e outro.
ResponderExcluirApesar das suas colocações negativas, fiquei empolgada pelas considerações positivas que você fez.
Quando ler volto para deixar minha opinião.
Beijos.
Não li, mas gosto de oferecer esses livros para os meus alunos. Eles amam. E esse parece ser fofo!
ResponderExcluirBjoO
Pri
Entre Fatos e Livros
Ainda não li nada infanto-juvenil, mas achei super fofo esse livro!
ResponderExcluirBeijos
Oi Lilian, Oi Diva, tudo bem meninas?
ResponderExcluirAH faz tempo que não leio um livro infanto juvenil, acabo sempre deixando essas leituras de lado até porque, são raras as que me agradam. A gente vai ficando velha e vai mudando de gosto, preferindo livros mais adultos repletos de romance né Diva? rsrs
Beijos
Pah, Livros & Fuxicos
Faz um tempinho já que não leio livro desse gênero. Parece muuuuito fofo! A capa é linda também!
ResponderExcluirBoa noite,
ResponderExcluirMais um livro que fico conhecendo aqui, e gostei muito e fiquei com vontade de ler, parabéns pela resenha....abçs.
http://devoradordeletras.blogspot.com.br/
Não vou dizer que não leria, mas não faz muito meu estilo.
ResponderExcluirBeijos.
Carissa
http://artearoundtheworld.blogspot.com
Eu adoro livros infanto-juvenis, e esse já tinha me atraído pela capa, principalmente pelo dragão fofo lá em cima! rs...
ResponderExcluirMas acho essencial a moral da história em livros do gênero também... então o livro meio que perdeu a graça pra mim.
Beijo!
Ju
entrepalcoselivros.blogspot.com.br
Oi Lilian!
ResponderExcluirA capa do livro é super fofa! Pena que ele não tem uma lição no final, senão seria uma ótima opção de presente para dar às crianças.
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
A história parece muito fofa, mas acho que o livro é um pouco infantil demais pra mim no momento rsrs!
ResponderExcluirEu aionda não li o livro, Lilian, mas tenho vontade de ler. Como sempre, achei sua resenha bastante honesta porque até agora só tinha lido resenhas falando maravilhas de Muncle Trogg e sobre nenhum ponto fraco. Vamos ver se mais pra frente consigo ler.
ResponderExcluirOi, lilian!
ResponderExcluirEu li o livro, e achei bonitinho. Também senti falta da moral e também prefiro Soluço e Banguela! hahaha
Vamos ver como vão ser as continuações, né? ;)
beijooo!
Ju
julianagiacobelli.com
Eu ADOREI os desenhos desse livro, Li! hahaha
ResponderExcluirBem moleques né?! Pena que faltou a moral! :(
:*
Mi