29.3.12


/

[Resenhando #54] Hathor–Markus Thayer

Título: Hathor
Autor: Markus Thayer
Páginas: 349
Editora: Novo Século
Edição: 2010
Quer comprar? Com o autor | Travessa | Saraiva












Sinopse: John McBrian é aluno em uma renomada faculdade de Cambridge. Entretanto, sua vida pacata de estudante está prestes a mudar. O que a princípio parecia ser apenas um trabalho de escola coloca o jovem inglês em extremo perigo. Um mistério intrigante, fenômenos inexplicáveis e mensagens criptografadas levam John a cruzar o oceano, onde seu destino o aguarda.

Tenho tanto orgulho quando surge a oportunidade de resenhar uma obra nacional, mas quando a obra tem a qualidade de Hathor fico transbordando de felicidade pelo alcance que nossos autores estão conseguindo. O selo Novos Talentos da Literatura Brasileira da Editora Novo Século é recheadinho de maravilhas, e posso ainda citar outro exemplo aqui do ID  –  a linda resenha de Outono de Sonhos. Mas vamos falar de Hathor?

A estória possui um grande intrincado de personagens, fatos históricos e tramas que qualquer um ficaria louco, mas Markus Thayer faz das mudanças de foco narrativo algo natural e mesmo sendo em terceira pessoa sinto que conheço bem todos os 10 integrantes da trupe que irá tentar desvendar o mistério por trás do mapa. Mas que mapa? Vamos por partes.

John McBrian é um jovem inglês de futuro promissor, estudante da reconhecida faculdade de Cambridge, Londres, no ano de 1856. Em sua rotina de trabalho universitário, durante uma pesquisa na biblioteca, descobre duas folhas grudadas em um manuscrito e em seu interior há um mapa com criptograma. Buscando ajuda de seu professor Sir Oliver Stwart e seu amigo William Kenward mistérios vão sendo descortinados, que levarão a outros países, culturas e mundos. Com uma dose delicada de romance, o livro pra mim tratou muito mais sobre caráter e o impacto do comportamento humano sobre o nosso meio.

Emma Balding trabalha na casa do Sr. Stwart e é através dela que, acidentalmente, seu querido – porém de atividades escusas – Klaus irá descobrir sobre o mapa e junto com seus quatro comparsas seguir os três pesquisadores de Cambridge. Emma e sua mão, Mary, irão completar o grupo que através do mapa será levado a Serra do Roncador, no Brasil, desvendando o mistério e descobrindo um mundo novo.

Trouxe uma imagem retirada do site do livro com uma ampliação da capa, que é lindíssima e conta muito da estória.

hathor

Devo confessar que o mix de mapa + criptograma + grande mistério me desestimulou um pouco no começo, mas afirmo: se você estiver com o mesmo entrave que eu com o tema, DEVE por obrigação dar uma chance para que Hathor encante você.

Vi os valores desses homens e mulheres. A maldade, a ganância em querer tirar vantagem sobre o novo não aconteceu aqui, e achei lindo ver como a palavra empregada tinha valor antigamente. Que falta isso faz hoje. O autor parece ter uma fé nas pessoas, que me contagiou, porque sinceramente eu não tinha muito ao começar a ler o livro.

Como pontos negativos destacaria, com toda a certeza, as folhas brancas recorrentes nesse selo da editora, o que é uma pena. Além disso, algumas descrições de paisagens um tanto desconexas fizeram o papel de chato da vez, mas é só do que poderia falar nesse sentido. O resto é uma obra prima, que ficou com um grande gostinho de quero mais.

                           "Comentou?! Preencha o FORMULÁRIO e concorra ao kit do livro Julieta Imortal da Novo Conceito."


Comente com o Facebook:

0 Comentários:

Postar um comentário

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!