21.3.12


/

[Seriados] Law & Order: SVU

Olá!  Esse é meu post de estreia como nova colunista no Inteiramente Diva! Para quem ainda não me conhece, eu sou a Cynthia e estou aqui para falar um pouco sobre estética/análise de produtos e ainda aceitei o desafio de falar também sobre filmes e seriados. Então, como forma de marcar minha chegada aqui, nada melhor do que falar um pouco sobre o que mais se gosta, certo? No caso, o seriado Law&Order: SVU.


Law & Order: Special Victims Unit
(Lei e Ordem: Unidade de Vítimas Especiais)


Para quem gosta de seriados policiais e investigativos, o já bastante conhecido Law&Order (Lei e Ordem) é um exemplo e uma referência de seriado desde a década de noventa. A partir do sucesso, vários outros seriados derivados foram surgindo, dentre eles o "SVU". A estrutura básica do seriado apresenta um evento criminoso (sequestro, assassinato, estupro, etc.) que é investigado por uma equipe de detetives. À medida que a trama se desenvolve, entra a figura da promotoria e todos os processos legais que envolvem a denúncia e o julgamento do crime. O mais interessante da série, além de conhecer um pouco mais sobre as leis nos Estados Unidos, é que nem sempre o acusado é culpado, o culpado nem sempre é acusado e muitas vezes a história possui reviravoltas surpreendentes.


A série Law&Order: SVU segue o mesmo esquema, mas com um detalhe: trabalham com um grupo específico de vítimas. Nesse quadro estão mulheres, prostitutas, travestis, pessoas idosas e crianças, sendo o assédio sexual e o estupro o foco principal nos crimes. É aí que entra o diferencial da série e que torna tudo mais interessante: é a delicadeza dos crimes cometidos e das vítimas, possuindo, na grande parte das vezes, cenas chocantes. Não, podem deixar, não é nada explícito. O chocante são os casos e a complexidade de se lidar com esses casos.

Law&Order:SVU existe desde setembro de 1999 e, hoje, está na sua 13ª temporada, transmitida no Brasil pelo canal de TV por assinatura Universal Channel. Sendo uma temporada bem longa, é possível perceber que muitas personagens vão mudando ao longo da série, mas acho importante frisar algumas das personagens principais (que tiveram mais destaque ao longo das temporadas ou que permaneceram por mais tempo):

Detetives: Olívia Benson (Mariska Hargitay) e Elliot Stabler (Christopher Meloni) são as figuras principais da série até a 12ª temporada (por questões de contrato, o ator Christopher Meloni deixou a série depois de trabalhar 12 anos). Volta e meia são acrescentados e retirados novos detetives, mas essa dupla foi a que permaneceu trabalhando junta durante mais tempo na série. É possível notar o envolvimento forte das personagens com cada caso investigado e, no fundo, cada uma delas tem suas próprias razões para entrarem na Unidade de Vítimas Especiais da 16ª Delegacia de Nova Iorque. Olívia é filha de uma mulher alcóolatra que foi vítima de estupro (que, ainda sim, decidiu manter a gravidez e dar a luz a Olívia). O fato, de uma forma ou de outra, influenciou sua entrada na Unidade. Apesar do porte de detetiva durona, percebe-se a maior facilidade que ela tem de lidar com as vítimas e compreender seu sofrimento, além do seu desejo de, a todo custo, conseguir justiça às vítimas de estupro. Elliot é casado e tem três filhos (sendo duas meninas). Suas vivências na Unidade de Vítimas Especiais muitas vezes reflete no seu espírito paternal e aumenta o medo que tem pela segurança de sua família. Diferente do que muitas pessoas esperam em seriados em que um homem e uma mulher são parceiros (como deve acontecer no caso de Bones, por exemplo), Elliot e Olívia possuem uma relação de amizade muito fraternal e companheira.

Para quem já gosta de seriados policiais, essa é uma boa pedida. Mais do que apenas os trabalhos de investigação e os julgamentos, Law&Order:SVU trabalha com casos extremamente sensíveis como pedofilia, estupros e crimes passionais. E para quem nunca teve muito interesse, vale à pena conferir pelo trabalho psicológico e com muitos temas polêmicos que são colocados, como a trans/homossexualidade e até mesmo abusos cometidos por membros da família. O trabalho que o seriado faz com as ditas minorias é, acima de tudo, uma forma de nós mesmos repensarmos como os crimes desse tipo, no Brasil também, merecem uma atenção especial.

Mesmo que, ao final de cada episódio, exista um aviso de que as histórias e personagens são fictícias, boa parte delas é baseada em casos e personagens reais. Inclusive, um dos episódios da série desencadeou, em Nova Iorque, uma forte movimentação para mudar as leis em relação ao estupro.


Espero que me desculpem pelo atraso na postagem de hoje, mas em contrapartida sugiro que confiram, de verdade, a série. Para quem não tem TV a cabo, vale à pena procurar na internet (claro que, com o fechamento do Megaupload, pode ficar um pouco mais difícil). Procurei alguns vídeos de divulgação que estivessem legendados, mas o que melhor descreve a série (apesar do vídeo não ser muito bom) é o vídeo abaixo:

Comentou?! Preencha o FORMULÁRIO  e concorra ao kit do livro Julieta Imortal da Novo Conceito. 

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Também amo SVU, mesmo sabendo que é pura ficção, as histórias são sempre complexas e nos remete a realidade.
    Ótimo post! Parabéns!

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!