25.4.12


/

[Resenhando #58] Sentimento Fatal – Janethe Fontes

SENTIMENTO_FATAL_

Título: Sentimento Fatal
Autor: Janethe Fontes
Editora: Dracaena
Edição: 2011
Quer comprar? Livraria Saraiva | Livraria Cultura | Dracaena | Com a autora :]

 

Skoob :]

Site da autora :]

 

 

 

Sinopse: Por amor se mata? O amor destrói? E o ciúme, pode ou não ser controlado? Sentimento Fatal levará você a pensar nessas questões e rever seus conceitos... todos os seus conceitos em relação ao amor. "Dividida entre a paixão avassaladora do marido Roberto, que tem um ciúme doentio, e o grande amor de infância de Daniel, que ela torna a encontrar dez anos depois, Adriana Diniz Martinez terá de vencer o medo e reencontrar a si mesma... Lutar pela própria integridade e também pela filha Letícia, pela qual é capaz de tudo, sobretudo suportar a violência do marido, sobretudo suportar a própria infelicidade."

O ID tem tido a oportunidade de conhecer obras espetaculares de orgulhos autores nacionais. Sentimento Fatal é uma obra complexa; ao mesmo tempo em que encanta, revolta. Janethe Fontes consegue narrar um assunto tenso, que é a violência doméstica, com uma maestria e delicadeza indescritível. Uma história que tem um propósito louvável de deixar o leitor refletindo sobre a realidade, mas imerso em um romance apaixonante e encantado por uma menininha linda! *-*  Por amor se mata?  O amor destrói? Será que um sentimento tão puro é capaz de ações e sensações tão ‘pequenas’?

“Mas a verdade era que há muito tempo ela não tinha mais o controle da própria situação. Por isso deixou as lágrimas correrem livremente. Em seguida, abriu o chuveiro e ensaboou-se com força para lavar as marcas que seu marido havia deixado em seu corpo... as marcas de um amor doentio.”

Adriana é uma jovem muito bonita, mãe da pequena e fofa Letícia,  e casada com Roberto, um arquiteto reconhecido. Um casamento que mesmo fadado ao fracasso desde o inicio, trouxe a querida Lê para a vida de Adriana… Mesmo diante de tanto sofrimento, de tanta escuridão existia a doce Letícia, a responsável por trazer a luz nos momentos mais difíceis e cheios de amargura.

Roberto, sempre foi estimulado, pelo pai a não acreditar em mulheres. Para ele uma mulher só precisaria ter três ocupações na vida: cuidar dos afazeres domésticos, dos filhos e marido.  Para ele, a mulher que precisasse ter uma vida fora do lar, só poderia ser por amantes ou coisas do gênero *pausa para respirar*.  Mas mesmo com toda a pressão, Adriana se sente disposta a lutar pela sua independência, afinal precisava trabalhar, estudar, resolver sua vida, enfim… VIVER! E o primeiro passo seria voltar a estudar, já que era obrigada a trabalhar na mesma empresa que o marido.

Na faculdade, para a sua surpresa, Adriana reencontra Daniel, um amor do passado. E não é verdade que quando se ama, se tem uma grande amizade; há comunicação apenas pelo olhar? Daniel conseguia ver que algo estava errado na vida de Adriana… A mulher forte e determinada de outrora estava escondida em algum lugar no seu íntimo, dando vazão a uma mulher amedrontada e insegura. E é pelo amor que nunca deixou de sentir, que ele se sente disposto a resgatar a mulher que sempre amou do vazio onde ela se encontrava.

Sentimento Fatal consegue nos deixar imersos nos pensamentos dos personagens… Na desconfiança, insegurança e medo que Adriana nutria do marido. Revela os pensamentos doentios de Beto, no que o ciúme doentio é capaz de fazer com a mente das pessoas (deturpar frases, cultivar pensamentos sem lógica, desconfiar de tudo e de todos…); uma pessoa que machuca sem perceber em seus momentos de crise, mas que logo em seguida, nos momentos de sanidade, se arrepende. Mas logo, tudo volta a acontecer novamente. Ele a agredia, mas depois a enchia de mimos para tentar reparar o mal feito.  E também temos a visão do universo de sofrimento em que a pequena Letícia estava envolvida (que é de ‘cortar’ o coração! :/).

- O senhor machucou a minha mãe.

- Não! Eu não machuquei – rebateu ele, zangado – E vá tomar logo o seu banho.

Letícia permaneceu parada, as perninhas tremendo, e, de repente, um filete de urina escorreu por suas pernas.”

(Me falem de não dá vontade de ‘entrar’ na história para abraçá-la e evitar que ela sofra com o que percebe do sofrimento da mãe?!)

Por mais que ele tentasse se controlar o sentimento de posse e insegurança era maior que ele. E por conta das violências que sofria do marido, maquiagens, roupas e ‘máscaras’ eram necessárias para esconder o maltrato e as marcas do corpo e da alma; marcas de uma pessoa sucumbida ao desespero. Mas Adriana encontra um anjo; um anjo determinado a salvar o que ainda lhe restava de vida.

Sentimento Fatal nos conta a história do sofrimento de uma mulher, mas também de luta e de determinação em sair da situação e dar a volta por cima, se reerguer diante dos obstáculos da vida. O leitor acompanha a luta de Adriana pela sua felicidade e da pequena Letícia. Uma obra que traz um tema forte e que acontece (mais do que imaginamos) no cotidiano de muitas e muitas mulheres. Mulheres que são machucadas e humilhadas dentro das suas próprias casas, mas que por ‘n’ fatores não conseguem ultrapassar o medo e pedir ajuda. Conseguimos perceber que ainda existe vergonha em admitir, mas além de tudo o medo ainda é o maior culpado pelo silêncio. Nos deixa refletindo que para a violência não há raça ou classe social, ela simplesmente acontece e não deve passar impune!

Uma obra MAIS que recomendada! Uma verdadeira reflexão! “Por ciúme se mata! Não só pessoas, mas também sentimentos, situações, ligações, afeições…  O ciúme destrói!”

"Comentou?! Preencha o FORMULÁRIO e concorra ao kit do livro Julieta Imortal da Novo Conceito."

Comente com o Facebook:

0 Comentários:

Postar um comentário

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!