6.6.12


/

[Resenhando #65] Doença e Cura - Fabian Balbinot

Olá Divos/as,
Mais um autor nacional? Trago nessa semana mais uma resenha de livro brazuca e com temática bem diferente. Nesse livro vamos falar da cura para uma doença muito antiga: o vampirismo.

DOENCA_E_CURA

Título: Doença e Cura
Autor: Fabian Balbinot
Editora: Alcance
Páginas: 253
Edição: 2010




Sinopse: Em um submundo de sombras e poder, onde os vampiros são reais, surge uma entidade desconhecida, que perambula em uma incansável busca pelo sangue eterno dos mortos-vivos, enlouquecendo-os com pavores semelhantes aos que eles costumam infligir aos seres humanos, e usando os próprios humanos como iscas para atraí-los...


Com uma narrativa não linear o autor começa a nos descrever o que seriam memórias de seres muito bem conhecidos pelos amantes da fantasia, vampiros clássicos – aqueles que temem a noite e se alimentam de sangue humano.

Em diversas partes do mundo, de diferentes origens e costumes, vampiros estão sendo acometidos por uma estranha patologia – mas espera, eles não são imortais? – Sim e Não. Eles parecem estar contaminados por um vírus, bactéria ou patógeno qualquer que os subjuga assim como eles fazem com suas presas, os humanos.

[...] Algo maior e mais poderoso surgira em virtude de novas mudanças proteicas ou por causa de alterações genéticas, raios gama, mutações, ou quem sabe tudo isso junto, misturado ao cruel toque divino. (Página 39)
O livro é dividido em capítulos narrados por diferentes pontos de vista, ressaltando o terror psicológico como ponto alto do livro, bem mais do que o sangue que jorra das capas.

“A natureza é incansável. É a interminável busca por uma química perfeita, pela combinação ideal, que jamais será alcançada. A natureza é uma entidade infeliz e descontrolada a procurar desesperadamente pela felicidade e autocontrole que jamais irá encontrar” (Página 81).
Há muito tempo que não lia nada sobre vampiros, na verdade desde a época em que conheci Anne Rice e me encantei com a temática, nos idos da adolescência, rsrs. Passei sem conhecer Crepúsculo ou nada dos vampiros modernos, não que isso signifique que não goste, mas acho que retornei cedo demais para esse tipo de leitura.

Concordo que a ideia de criar uma estória em que o grande caçador de sangue humano, o grande predador – o vampiro – se torna uma frágil caça é inovadora e interessante, mas devo confessar que esperava que a leitura me agradasse mais. Infelizmente a forma como a estória se encaminhou não me agradou, a construção dos personagens não foi como acho que poderia ter sido. Uma pena. Esperava um grande desfecho, só que o que aconteceu estava dentro do esperado...

Mas como não sou o baluarte dos conhecimentos vampíricos, espero que alguém dentre os comentaristas tenha lido o livro e comente comigo o que achou. Adoraria encontrar algum leitor que tenha gostado da obra e possa conversar comigo sobre os motivos para gostos ou desgostos.

Enfim, quando conheci a capa do livro esperei muito da leitura e acredito que isso tenha me decepcionado um pouco. Espero conhecer outros livros do autor, para mudar de opinião.

Então, nos vemos na próxima semana?

lilian=*** Divas!








"Comentou?! Preencha o FORMULÁRIO e concorra ao kit do livro Um Mundo Brilhante da Novo Conceito."

Comente com o Facebook:

0 Comentários:

Postar um comentário

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!