19.9.12


/

[Resenhando #72] Fábulas ao Anoitecer - Georgette Silen


Título: Fábulas ao Anoitecer
Autora: Georgette Silen
Editora: Giz Editorial
Páginas: 160
Ano: 2011


         Skoob

    Quer comprar? Livraria Cultura | Saraiva






Sinopse: Você sabe o que acontece na escuridão da noite? Que mistérios se escondem sob a luz do luar? Fábulas ao Anoitecer é uma seleta de narrativas fantásticas que têm como cenário principal o manto da escuridão, que assume seu reinado após o pôr do sol. Terror, amor, magia, criaturas fantásticas como fadas, bruxos, dragões, elfos, e até ficção científica surgem de suas páginas. Mitologia e lendas folclóricas mundiais são revisitadas e conduzem o leitor pelo maravilhoso mundo da Literatura Fantástica Brasileira. Fábulas ao Anoitecer é para ser lido debaixo das cobertas, com lanternas acesas, num clima de mistério e segredo. Mas tome cuidado com as janelas. Mantenha-as bem fechadas...

Olá Divas queridas!

Hoje quero falar daquelas histórias de terror-suspense-pavor que nos foram contadas quando crianças, para estimular uma criança sapeca a se comportar ou tirar notas mais altas na escola. Georgette Silen traz uma recontagem de diversas dessas fábulas e confesso que algumas me deixaram cheia de medo e com ouvidos mais atentos aos sons noturnos da cozinha de casa.

Sim, sou dessas que tem medo de tudo e teve a feliz ideia de ler o livro na madrugada. Quase não consegui dormir depois... Mas foi muito gostoso mesmo assim.

Primeiro preciso falar da diagramação do livro, que primor! Não li muitos livros da Giz Editorial, mas os que tive nas mãos são uma delícia para os olhos e o tato. O livro é pequenino e pode ser degustado em uma sentada, tem páginas amarelas com letras no tamanho ideal para o conforto e gravuras no início de cada narrativa que deram um ‘up’ em todo ele.

São onze narrativas fantásticas – como a autora as descreve – que são baseadas em antigas lendas e tem como personagens seres mágicos, já conhecidos por nós de longa data.

O primeiro já me deixou em alerta quando falou de um grupo de meninas que mexe em uma tábua Ouija, supostamente usada para comunicação com espíritos. Quem nunca brincou com essas coisas na infância/adolescência? Eu lembrei na hora de várias experiências minhas e a continuação foi me causando palpitações. Mais uma salva de palmas (clap clap) para a brilhante ideia de ler o livro na madrugada, rsrs.

Outra contou sobre uma história de amor que procura vencer barreiras da vida e da morte, invocando poderes das sombras? Sim. A autora faz a recontagem de uma lenda símbolo do Halloween. Essa eu achei gute, apesar de macabra. Sou dessas.

E assim o livro segue, descortinando uma nova visão para histórias de dragões, elfos, velas, fadas, piratas-fantasmas e até uma história assustadora baseada na obra de Hans Christian Andersen, sobre uma menina e caixas de fósforos. Eu adorei, mesmo. Só gostaria que elas fossem mais profundas, contassem mais dos personagens – mas isso sempre acontece comigo, eu sempre quero mais daquele livro que prende...



Também achei que o suspense inicial confundiu um pouco, às vezes. Como são ‘amores curtos’, queria começar entendendo mais e que não acabassem tão rápido...

Mais uma indicação nacional para as divas, ideal para ser degustado por quem gosta de fantasia e/ou quer inspiração para as noites de ‘contagem de histórias’ a luz de velas e com muita pipoca. Por favor, experimentem e me contem o que acharam.

Um beijo e até a próxima!

"Comentou?! Preencha o FORMULÁRIO e concorra ao kit de Belle ou de Starters (ambos da Novo Conceito)."

Comente com o Facebook:

0 Comentários:

Postar um comentário

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!