23.10.12


/

[Resenhando #75] Clube da Insônia - Tico Santa Cruz



Olá Divas/os. Mais uma semana juntos? Com resenha nacional? Esse ano estou batendo todos os recordes de leitura brazuca; quanto orgulho *.*


Título: Clube da insônia
Autor: Tico Santa Cruz
Editora: Belas Letas
Ano: 2012


                        Skoob xD

  Quer comprar? Livraria Cultura | Siciliano






Sinopse: Na noite, a fúria e a paixão se encontram. O submundo emerge às ruas, evocando gente esquecida que não tem vez nem voz e perambula pela cidade em busca de luz. A noite também é a casa da diversão sem hipocrisia, da embriaguez, da luxúria, das angústias e das reflexões de quem não consegue adormecer antes de a loucura se recolher novamente aos seus abrigos diurnos. De olhos bem abertos, o músico Tico Santa Cruz, líder da banda Detonautas Roque Clube, leva o leitor a um mergulho na escuridão para compartilhar seus medos e seu inconformismo, em textos viscerais que pulsam do início ao fim, madrugada adentro, até o sol nascer.

Meu primeiro contato com livros de autoria de poetas/compositores/cantores foi aqui no ID, e descrevi as delícias por aqui. Eis que o segundo contato também é com um roqueiro proativo e cheio de inconformismos e sem papas na língua. Tico Santa Cruz é o líder da Banda Detonautas Roque Clube e resolveu falar sobre tudo o que não o deixava dormir, pensamentos que o acompanhavam até o amanhecer ou, como ele mesmo disse, porque não conseguia deixar de se expressar, denominando a obra como Clube da Insônia

O livro é dividido em duas partes, e devo dizer que gostei de um pouco de cada e desgostei de algumas coisas em ambas. Me explico melhor?

Alguns trechos que muito gostei:
"Para se fazer escolhas é preciso conhecer as opções.
Para se conhecer as opções, muitas vezes é interessante vivê-las por dentro, sentindo a vida pulsar.
Sentir-se vivo não é só viver o dia todo fazendo tudo e qualquer coisa.
Sentir-se vivo é perceber como existem milhares de universos acontecendo ao seu redor sem depender de você para nada!" (Pág. 27).
"O mais difícil de qualquer amor é equilibrar o medo da perda.
O melhor de usar a palavra “qualquer” antes do “amor” é que cada um interpretará este texto com a visão que tem do amor neste exato momento.
O agora não pode ser depois." (Pág. 56).

Alguns textos prendem, fazem pensar, instigam. Mas outros parecem ter sido concebidos em uma epifania madrugadora e poderiam ter sido melhor trabalhados. Essa foi a minha percepção.

Alguns são tão irônicos que fazem rir, como quando ele descreve em três páginas o dia louco em que – sem mais nem menos – decidiu se depilar todo (intitulando o texto como 'Das coisas que mudam o mundo' ~muito bom~) ou ainda quando passa quatro páginas discorrendo sobre os pensamentos de Capone (seu gato) e o que ele acha da vida e do mundo pós-castração.

A segunda parte do livro é mais inconformista social, mais descritiva. Adorei alguns textos e outros me passaram incólume. Em suma, um livro curto, mas que vale a pena pra quem deseja saber um pouco mais sobre a vida e o que pensa Tico Sta Cruz.

Vale ressaltar? A diagramação, editoração e projeto gráfico da Belas Letras é sempre um espetáculo a parte.

Um beijo em cada Diva/o  o/ Até breve. 

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Confesso que não curto muito o Tico, mas tenho curiosidade de ler esse livro dele.
    Acredito que ele deve compartilhar coisas bacanas e com visão critica e inteligente.

    Beijos
    @LeitoraIncomum

    ResponderExcluir
  2. Oi Lilian!
    Eu li esse livro e também curti, e adorei o conto dele se depilando!
    O projeto gráfico ficou mesmo incrível.

    Ah, não sei por que, mas as imagens do post não carregaram aqui.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Nem sabia que tinha livro do Tico! Interessante! bjss

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!