11.2.13


/

[Resenha] A Culpa é das Estrelas – John Green

A_CULPA_E_DAS_ESTRELAS_1357954827P

Título: A Culpa é das Estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 283
Ano: 2012

 

Skoob

 

Onde Comprar? Livraria Saraiva | Livraria Cultura 

 

 

Sinopse: Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

O ruim de criar muitas expectativas em um livro é que provavelmente a chance de decepção pode ser grande. Quando eu lia algo sobre A Culpa é das Estrelas tinha a certeza – quase absoluta – que iria chorar e muito, que a história iria marcar a minha vida e que eu iria passar uns bons dias pensando e refletindo na leitura. Infelizmente, não aconteceu tudo isso. A história é sim muito bonita, deixa uma reflexão importante e me deixou com choro preso na garganta, por pouco tempo, mas não foi mais que isso. Por favor, mesmo assim não pensem que eu desgostei de um todo, ok?! O que aconteceu foi que eu demorei um pouco mais para me sentir conectada a leitura e aos personagens, mas dou todo o crédito a narrativa inteligente – em alguns momentos ‘crua’ – do John Green; autor que contou de uma forma diferente e singular um assunto já abordado em alguns livros, que é o câncer.

Hazel Grace é uma garota de 16 anos e uma paciente terminal com câncer no pulmão, que tenta viver longe dos dramas da doença e que encara sua situação da forma mais real possível, fato que não estamos acostumados a encontrar em narrativas similares. Em um certo dia, no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer, ela conhece Augustus Waters, um jovem lindo - também vítima da doença – paciente em remissão que já perdeu uma das pernas.

Como já coloquei, não me encantei de pronto com ACEDE e nem com seus personagens; a construção do meu envolvimento foi paulatina mas aconteceu. Hazel e Gus nos presenteiam com diálogos super inteligentes envolvidos por uma linguagem poética, filosófica, mas com um toque de sentimentalismo, humor negro na medida correta e sarcasmo. John Green foi mestre na criação dos mesmos – bem como de todos os personagens da obra – por serem possíveis, próximos do real. O leitor tem a sensação de que os personagens descritos não são só personagens, mas que eles podem estar vivos em qualquer lugar.

No decorrer da leitura, eu fui me familiarizando com a narrativa, consegui captar alguns sentimentos (não só o do Gus e da Hazel, mas do Isaac – amigo do casal –, o sofrimento passado de forma tão palpável dos pais), e apesar de, para mim, ACEDE não ter sido 5 estrelas ou favorito, eu consegui entender o porque que a Obra é amada por tantas pessoas e porque é tão elogiada.

O autor merece os meus sinceros parabéns pelas pesquisas que fez sobre a doença e por conseguir passar de uma forma tão especial para o papel, por ter criado personagens que conseguiram viver as suas histórias apesar de tudo, e pelo enredo tão singular.

E ah, eu não poderia deixar de citar o meu personagem favorito, que foi o Gus! *.* Cativante é pouco para colocar o quão especial ele deixa a Obra. E também que a história nos deixa reflexões interessantes sobre a vida… nos faz valorizar simples coisas, as pessoas que estão a nossa volta e os momentos.

“ – As pessoas sempre acabam ficando insensíveis à beleza.

– Eu ainda não fiquei insensível a você – ele retrucou, sorrindo.”

pág.150

acede

A Lilian nos contou a opinião dela sobre o livro no post Os Melhores de 2012. Não deixem de conferir! :)

Estarei sorteando, entre os comentaristas, um kit com marcadores e card da Intrínseca –> Resultado 15/02.

 

Nos vemos nos comentários! :*

Comente com o Facebook:

30 comentários:

  1. Até que enfim alguém que pensa como eu. Esse livro foi uma das maiores decepções do ano passado para mim. Me preparei para chorar um monte de tanto que via as pessoas falando e não derramei nenhuma lagrima. Criei tanta expectativa e nada. Gostei do livro, mas não achei nada de sensacional.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Sil. Acho que o bom é não criar tantas expectativas assim com os livros... mas como evitar? :( rs. :*

      Excluir
  2. Eu começei a ler esse livro esses dia, é acredita que estou quase tento a mesma opinião que a sua?
    Eu tinha uma grande expectativa no livro, mais a parti do momento que começei a ler ele fiquei me perguntando se era realmente isso ou tô lendo o livro errado?
    Ainda estou bem no começo, mais creio eu que o livro não vai me conquistar como eu esperava. Vou terminar de ler ele antes de falar se gostei ou não. Mais confesso que a história não está me predendo como eu esperava que fosse acontecer.
    Bjos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prossiga na leitura, Dany! Ele vai melhorando... :)
      E depois me conte o que achou! :*

      Excluir
  3. Eu li o livro e gostei bastante, e olha que eu não gosto muito de romances xD John Green foi muito feliz ao criar seus personagens realmente, eles são cativantes e muito bem construídos *-*
    Só não gostei muito do final, parecia que estava lendo "Uma Aflição Imperial" kkkkkkk' O.K. (os fortes entenderão)
    Abraço,
    http://www.umomt.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! :)
      E realmente, o final foi bem estilo "Uma Aflição Imperial". rs.

      :*

      Excluir
  4. Olá, acabei de ler o livro, e tenho que dizer que superou todas as minhas expectativas. Eu chorei demais no momento em que o Gus partiu, fiquei voltando as páginas para reler ao menos uma fala dele novamente, para matar as saudades. E como uma pessoa citou no comentário, o final foi bem "Uma Aflição Imperial". E eu queria uma continuação e uma explicação, assim como a Hazel.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou e se emocionou tanto! :)
      Ah, o Gus! *-*

      :*

      Excluir
  5. Eu quero muito ler esse livro, mas tenho a sensação que iriei me decepcionar também...
    Já vi muitos blog, amando a leitura e outros nem tanto.
    Ainda assim quero ler para tirar minha própria conclusão rs

    Beijokas prima

    ResponderExcluir
  6. PS1: Amei o novo layout, nível de Diva!

    PS2: Saudades daqui ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida! *-*
      Também estávamos com saudades de você! :*

      Excluir
  7. Tô querendo ler esse livro há um tempinho. Já ouvi resenhas parecidas com a sua, então já não vou com muitas expectativas mesmo que pra mim seja fácil gostar de um livro. Adorei a resenha!



    http://paginasnaestante.blogspot.com.br/
    @pginasnaestante

    ResponderExcluir
  8. Mi, você não tem noção de quanto tempo tem que eu estou enrolando pra ler A Culpa é das Estrelas. Não quero sofrer pelo Gus :'(((

    Beijos,
    Belly ~ Just a Girl

    ResponderExcluir
  9. Entendo que o livro não tenha provocado o mesmo efeito em vc que provocou em mim, acho que muito de lindo em cada história é a forma particular como ela pode nos tocar. De outra forma a leitura não seria um prazer ~de certa forma~ tão particular, não é?

    Estou com Quem é você Alasca, do Green pra ler e com muitas muitas muitas expectativas xD Desde que vi uma resenha da Juliana Giacobelli, por sinal :)

    Mesmo não sendo favorito seu rsrs entendi e achei muito bem colocado todos os motivos que a levaram a isso.


    =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Li! O mágico é que cada um se identifica com algo, podendo ser similares os gostos ou não! ;D Quero ler Quem é você Alasca também! :*

      Excluir
  10. Infelismente ainda não li o livro! Porem estou super interessado, as resenhas(pelo menos a maioria que eu leio), sempre são positivas em relação a esse livro. Estarei adquirindo esse livro e com certeza vou ler! :)
    PS: AAAA QUERO ESSES MARCADORES! RSRS bjão fofa
    Lucas F
    http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/
    lucas-farias@outlook.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, quando ler me conta o que achou, ok?! ;)
      :* querido!

      Excluir
  11. Eu estou com este livro aqui na estante já há uns 2 ou 3 meses e ainda não consegui pegar para ler, pior é que não tenho previsão pra ler não, rsrsrs. Mas quero muitooooo.

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  12. Oi Mi!
    Eu não tenho vontade de ler esse livro, a história me parece ser muito triste. E é chato quando a gente se decepciona com um livro, mas não tem como todos gostarem do mesmo livro.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi Mi,

    Eu tive um envolvimento interessante com ACEDE. Apesar de ter dado nota máxima, alguns momento cheguei a pensar que o livro não era essa coisa toda, por causa de passagens que para mim foram um pouco chatas. Mas quando terminei a leitura, tinha me emocionado tanto com o principal da história, que não poderia deixar de dar 5. É um livro que mesmo não querendo, mexe demais com a gente *-*

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Kel. Por mais que eu tenha colocado todas essas "justificativas" por a leitura não ter sido tão especial pra mim, ela tem o seu significado e mexe bastante! :~ :*

      Excluir
  14. oi Mi,
    Eu sou uma pessoa q não tenho muito costume de ler, mas espero q com essa página Iteiramente Diva eu venha me interessar ... e falando nisso adorei esse livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridona, eu fiquei MUITO feliz em ver o seu comentário por aqui! :) Espero que você leia mais então! :*

      Excluir
  15. Boa noite Mirelinha,

    Li e resenhei esse livro no blog e gostei muito, recomendo a todos...sua resenha ficou ótima, parabéns...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Haa este livro, ganhei numa promoção e até agora nada de chegar, e quanto mais eu leio resenhas mais eu quero que meu exemplar chegue, hehee.

    ResponderExcluir
  17. Oi Mi!
    Acabei de ler o livro e vim aqui conferir sua resenha.
    Infelizmente eu não gostei :(
    A narrativa é incrível, mas não me apeguei aos personagens, muito menos a história.
    A melhor parte foi a final, mas num todo não consegui me prender.
    Adorei sua resenha!

    bjks

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!