24.1.14


/

[Resenha] Will & Will – John Green e David Levithan

Título: Will & Will  Um nome, um destino
Autores: John Green e David Levithan 
Editora: Galera Record
Páginas: 352 
Ano: 2013 
Classificação: 5/5 Coração vermelho
Cortesia da Editora :)



Sinopse: Em uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra... Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome. E, aparentemente, apenas isso os une. Mas mesmo circulando em ambientes completamente diferentes, os dois estão prestes a embarcar em um aventura de épicas proporções. O mais fabuloso musical a jamais ser apresentado nos palcos politicamente corretos do ensino médio.

Bem, minha memória não pode ser considerada um primor da natureza, mas de tudo o que posso me lembrar sobre os livros em que John Green figura como autor – ou um dos autores –, é que eles possuem os melhores inícios ~ever~. É o tipo de começo de leitura que te faz rir bestamente e querer passar a noite lendo esses diálogos e tiradas certeiras no humor, mesmo que sejam sobre minorias que sofrem algum tipo de preconceito e isso, por vezes, possa não ser engraçado. Green dosa isso tão bem que você se sente parte da turma e quer participar da história. Já sobre o David Levithan, só conhecia sua fama sobre os livros lançados no Brasil e a vontade de conhecer mais.

Não é novidade o meu amor por Green, já que esse mês resenhei um livro dele aqui no ID. Então vou me abster de comentar o quanto ele é bom com jovens e em me prender na leitura. Último adendo? Não é nada menos que ótimo engatar uma leitura após outra desse cara, e adorei a associação com David Levithan. Também já expressei meu estranhamento com a modalidade “escrita a quatro mãos”, mas minha última experiência nesse sentido foi excelente (e com autoras nacionais, de fantasia e muito talentosas).

Will Grayson é um garoto com rígidos códigos de conduta para não chamar atenção, e não fosse pelo detalhe de ele ter como melhor amigo um adorável rapaz de 1,98m e 130kg de gostosura e muita afetação, e gay, conseguiria seu intento com facilidade. Mas esse é só um dos Will Graysons; o outro é também um garoto, só que mais complicado, mais gay e mais depressivo.


Will Grayson e suas regras de conduta.
Eles não têm muito em comum, mas quando um dos dois toma um chute e é enganado, eles se encontram e começa uma história de amizade, superação, enfrentamento, descobertas e muito arco-íris. Isso porque eles vão se perceber enredados por um musical da escola escrito, protagonizado e dirigido pelo incrível Tiny Cooper, o amigo gordinho e homossexual, as vezes péssimo amigo e as vezes o melhor de todos. Esse pano de fundo foi perfeito!

O livro começou e terminou com uma constante de interesse pela leitura, é do tipo que não dá para largar. É bonito, graficamente e os autores brincam o tempo todo com os narradores –alternando o ponto de vista entre os Wills – com jogos e marcações em palavras-chave e caixa alta, além do conhecido “internetês”. Sim, porque todo livro que fale de relacionamento entre jovens tem que passar pela realidade de que as emoções nessa faixa etária são muito melhor expostas nas redes sociais e chats.

Não vou negar que, após essas leituras de Young Adult consecutivas, fiquei ansiosa por algo mais “maduro”, para me aprofundar e encarar novos desafios, mas Will & Will foi nada menos que o fechamento com chave de ouro para as leituras de Green. Amei e indico demais esse livro que se tornou meu favorito.

Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. Olá
    Já começo com um: Eu não gostei desse livro! Capa, apresentação e história foram bem fail pra mim
    Vi muito gente falando de como o livro é lindo, fofo e engraçado mas isso deve ter vindo faltando no meu.
    Já o ACEDE achei mais ou menos. Sem lágrimas pra ele.
    BEijos


    http://avidadeumabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evelyn,

      Uma pena que você não tenha caído nas garras do John Green rsrs Mas é normal, não é?!? Gosto é assim mesmo.
      Mas óh, não desiste dele não, tenta outros títulos. Vai que... :)

      Excluir
  2. Will e Will veio pra quebrar preconceitos e abrir a mente das pessoas
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :)
      Isso é verdade... Mas acho que ainda é mais que isso, é tratar com normalidade o que hoje é tratado como anomalia.

      Obrigada pela visita.

      Excluir
  3. Amei a resenha, esse é um titulo do John Green que eu estou bem curioso e conferir, David Levithan é outro que muita gente fala bem.
    Espero ler em breve, ja esta na minha wishlist.
    Beijos!
    Guilherme,
    leituraforadeserie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme, então... não deixa de catar uma oportunidade de conhecer esse livro. Ele é lindo, de diferentes formas.

      Bjos

      Excluir
  4. Salve, salve, Lilian!

    "Will & Will" é um ótimo livro, né? Quando decidi iniciar a leitura no ano passado confesso que estava um pouco receoso, rs. A parceria entre Green e Levithan foi simplesmente genial, ambos os autores são bons e isso fez com que o livro ficasse incrível. Quando li decidi escolher o autor e minha narrativa favorita! Quem ganhou foi Levithan, pela agressividade e profundidade das palavras. Green é mais humorado, mais sentimental. Levithan é duro na queda, é direto e justo. Sem dúvida esse livro foi um dos melhores que li em minha, sério.

    Fico feliz que você tenha gostado e concordo com todas as suas palavras. Muitas parcerias entre autores não dão certo, mas essa deu certo até demais, rs.

    Beijos | Um Leitor a mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo,

      Que retorno legal que você trouxe para o ID sobre sua leitura de Will & Will, fiquei muito feliz :)

      Não sei de outros livros de Levithan para corroborar o que vc disse, mas sobre Green concordo 100% com suas palavras, ele é exatamente bem humorado e sentimental em seus livros, acho que por isso amo tanto o que ele escreve. Esse livro entrou pra lista de favoritos facinho facinho (:

      Obrigada pela visita, volte sempre.

      Excluir
  5. Apesar de ter lido muitas críticas positivas sobre esse livro, não tenho vontade de lê-lo nem algo assim. Mas que bom que gostou =)

    Beijinhos, boa semana =)
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :)

      Eu adorei a leitura rsrs e recomendo fortemente.

      Se puder e um dia mudar de ideia, não deixa de dividir ^^

      Inté.

      Excluir
  6. aiiiiiii, que lindo!
    tenho esse livro e nunca peguei pra começar!
    me sentido mais animada agora! o/
    Miii, amora, sorry pela demora em aparecer!
    estou tão dorama girl esses tempo! haha

    um beijo enorme e estalado <3

    http://fazparte-ni.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :)

      A Mi deve aparecer pra mandar um beijo rsrs mas enquanto isso:

      Aproveita que tem esse livro maravilhoso, corre pra ler e depois conta pra gente se achou assim tão bom mesmo ^^

      Bjos

      Excluir
    2. Niii, fofurinha da minha minha vida!
      Nem precisa se desculpar, eu te enteeendo! rs.

      Beijinhos!

      Excluir
  7. Esta foi a minha primeira experiência com os autores e acho que eu não poderia ter começado de melhor forma, também adorei o livro!!!

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Vanessa :)

      Experimente mais de Green, ele merece e não vai te decepcionar rsrs

      Bjos

      Excluir
  8. Li o livro como quem não quer nada e gostei bastante.
    Ri em diversos momentos, assim como derreti com "Own's" e "Awn's". #PoderJohnGreen
    Eu realmente admiro a amizade entre o Will e o Tiny e chorei de rir em uma das cenas em que os dois brigam e Tiny age como Tiny. xD

    O final, não foi como eu esperava, mas gostei bastante. Mexeu com o meu coraçãozinho e deixou-me toda chorosa. ~fungando~

    Beijo, beijo!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Lilian,

    Leio muitas resenhas positivas desse livro e a sua não é diferente, mas confesso que não me despertou interesse....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adorei sua resenha. Admito que depois de tanto tempo sabendo deste livro e de tantas resenhas lidas, eu meio que desanimei mas agora vou tentar ler este livro o quanto antes. Acho que vou até ler todos os livros do John Green que falta eu ler um pouco antes deste ou mesmo depois *_*

    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá! Eu gostei bastante do livro, mas o Will do Jonh Green foi mais legal de acompanhar do que o Will do David, que é dramático demais para meu gosto. E achei o fim um pouco forçado, mas é um ótima leitura.

    ResponderExcluir
  12. Terminei de ler A culpa é das estrelas semana passada e adorei, John Green realmente é um ótimo autor, rir muitas em várias partes do livro e chorei tbm... rsrs
    tenho esse livro Will & Will aqui... \o/ \o/
    agora é só arrumar um lugar pra encaixar ele... rsrs
    e enfim... tenho um amigo que o apelido dele é Will... e ele parece muito com um deesses Will do livro... pelo pouco que podemos conhecer na sinopse do livro...ahahahha
    OBS:. são tantos livros pra ler que o tempo é pouco...rsrs

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!