8.9.14


/

[Resenha] Passarinha - Kathryn Erskine

Título: Passarinha
Autora: Kathryn Erskine
Editora: Valentina 
Páginas: 224 
Ano: 2013 
Classificação: 5/5 







Sinopse: No mundo de Caitlin tudo é preto ou branco. As coisas são boas ou más. Qualquer coisa no meio do caminho é confuso. Essa é a máxima que o irmão mais velho de Caitlin sempre repetiu. Mas agora Devon está morto e o pai não está ajudando em nada. Caitlin quer acabar com isso, mas como uma menina de onze anos de idade, com síndrome de Asperger ela não sabe como. Quando ela lê a definição de encerramento ela percebe que é o que ela precisa. Em sua busca por ele, Caitlin descobre que nem tudo é preto ou branco, o mundo está cheio de cores, confuso e bonito.


O difícil não é apontar os erros dos livros, mas sim explicar 
o quanto gostamos e o que adoramos em uma leitura.

Desde que vi a capa e ouvi falar sobre o livro, quando do seu lançamento, fiquei enlouquecida para conhecer (far far away, como dizem, pois a quantidade de bons livros lançados é superior a capacidade de qualquer um em comprar ou ler tudo, snif). Como sempre, não conhecia nada da história e fiquei só com a curiosidade por todas as boas notas e comentários empolgados pelas redes sociais sobre o tal.

Eis que consegui a oportunidade de ler o livro emprestado, através do já comentado grupo no Skoob de Livros Viajantes (uma doidera para pessoas desenfreadas como eu). O único problema que enfrentei foi com a quantidade de spoilers que encontrei na Nota da Tradutora no início da leitura. Algumas expressões e fina ironia do livro não foram passíveis de tradução, por conter muito da história norte-americana e de trocadilhos com palavras em inglês usadas entre os personagens, por isso da nota. Mas eu, que tenho coceira com spoiler e estava desejando uma grande surpresa com a história, acabei conhecendo tudo de cara e antes de começar a ler o livro em si. Bem, isso é tudo o que tenho a reclamar sobre a obra.

A narrativa do ponto de vista de uma criança com a Síndrome de Aspenger, que basicamente compromete funções sociais e de comportamento, é desconcertante de tão sincera e limpa. É como entrar em um mundo desconhecido e olhar cada atitude social e, para quem não tem a síndrome, habitual, com novos olhos. Não tem como não se emocionar.

O livro conta sobre como a pequena Caitlin lida com a perda de seu irmão mais velho em um atentado na escola por um jovem estudante, que atirou e matou uma professora e o irmão de Caitlin. A interação dela com seu pai, que não lida nada bem com a perda do filho e com o significado de todas essas mudanças para sua filha menor, é outro ponto abordado com maestria pela autora.

Me emocionei tanto com a leitura, com a simplicidade com que a Kathryn Erskine expõe os pensamentos de Caitlin e como eles são verossímeis para quem já conviveu com alguém que tenha qualquer tipo de deficiência social. O quanto ela tem milhares de conflitos por baixo de cada atitude que outras pessoas irão considerar apenas “loucura”. Não tenho palavras para descrever o quanto a leitura me tocou. Não tenho.

Espero que cada um tenha a oportunidade de ter esse livro em mãos e possa ser avivado e tocado pelas diferenças na vida em sociedade, pelo respeito  gratuito, indolor e necessário  que cada um merece. O benefício da compreensão.

Resenha escrita pela Lilian :)

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Desde da primeira vez que li a sinopse desse livro e vi que conta a história de uma menina com a síndrome de Asperger, fiquei bastante interessada me ler, parece uma história super emocionante.

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro muito emocionante, pra relfetir né, eu ja tinha visto esse livro e fiquei muito interessado, agora fiquei mais interessado ainda e curioso pra saber mais sobre essa historia, conheço quase nada sobre essa síndrome de Asperger, gosto desse tipo de historia que aborda esse tipo de assunto, eu tbm nao conhecia nada so Osteogene Imperfeita ate que li A menina de vidro e pude conhecer um pouco mais. Espero poder ler esse livro em breve.

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!