3.10.14


/

[Resenha] Fim - Fernanda Torres

Título: Fim
Autora: 
Fernanda Torres
Editora: Companhia das Letras 
Páginas: 208 
Ano: 2013 
Classificação: 4/5
Onde comprar? Livraria Saraiva | Livraria Cultura | Amazon




Sinopse: O público brasileiro acostumou-se a ver Fernanda Torres no cinema, no teatro ou na televisão .Com 'Fim', seu primeiro romance, ela consolida sua transição para o universo das letras. O livro focaliza a história de um grupo de cinco amigos cariocas. Eles rememoram as passagens marcantes de suas vidas - festas, casamentos, separações, manias, inibições, arrependimentos. Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio é um junkie que não larga os excessos de droga e sexo nem na velhice. Ribeiro é um rato de praia atlético que ganhou sobrevida sexual com o Viagra. Neto é o careta da turma, marido fiel até os últimos dias. E Ciro, o Don Juan invejado por todos - mas o primeiro a morrer, abatido por um câncer. São figuras muito diferentes, mas que partilham não apenas o fato de estar no extremo da vida, como também a limitação de horizontes. Sucesso na carreira, realização pessoal e serenidade estão fora de questão - ninguém parece ser capaz de colher, no fim das contas, mais do que um inventário de frustrações. Ao redor deles pairam mulheres neuróticas, amargas, sedutoras, desencanadas, descartadas, conformadas. Paira também um padre em crise com a própria vocação e um séquito de tipos cariocas. Há graça, sexo, sol e praia nas páginas de 'Fim'. Mas elas também são cheias de resignação e cobertas por uma tinta de melancolia.

Ficar sabendo que a Fernanda Torres escreveu um livro e não se encher de curiosidade é quase impossível. Adoro todos os trabalhos dela que tive a oportunidade de conhecer. Quando pude observar a capa de perto, com imagem do alto de uma praia cheia de banhistas pegando um solzinho, a curiosidade só aumentou e a orelha do livro com foto da autora me fez sorrir, esperando mais do seu humor irônico comum em “Os Normais”. Essas sensações pré-leitura não foram tão benéficas assim, por motivos de: 1 – comecei a leitura com a voz narrativa da Vani (de Os Normais), aquela louca despachada; 2 – estar acostumada com uma vertente de trabalho acaba “fixando” esse padrão na cabeça de quem se prepara pra conhecer qualquer outra coisa desse profissional, como quando vemos um comediante a achamos que ele tem sempre que apresentar um bom humor esfuziante e máster boa vontade para fazer gracinha o tempo todo; e 3 – Fiquei procurando o Ruy em todos os personagens. 

Sim, eu sou cretinamente rotineira, mas preciso confessar o que aconteceu para depois poder contar até onde Fernanda Torres me levou com o seu livro.

Fim narra a vida, obra e morte de cinco amigos. Ponto. O diferencial é a forma como a narrativa envolve essas vidas em uma perspectiva realista e crua. Álvaro, Neto, Ciro, Sílvio e Ribeiro são cariocas e se conheceram nas praias e sacanagens das ruas da cidade, e, basicamente, só isso os manteve amigos ao longo dos anos. A autora vai entremeando as histórias desses personagens, suas emoções e personalidade de forma muito gostosa. Onde alguns leitores viram enrolação, eu vi a descrição muito habilidosa da forma de ver o mundo e agir de cada um dos personagens que Fernanda Torres criou. Eles têm suas fraquezas e virtudes que se destacam no quinteto, delimitando cada personagem, tornando fácil a identificação – e até mesmo julgá-los, sim, porque é da vida e fraqueza humana apontar o dedo no telhado alheio.

A alternância de narrador não ficou chata, pelo contrário, como sempre era trazido um fator comum; a sensação de complementação da história ficou muito boa. Eu adorei. Mesmo o número reduzido de páginas – com o qual sempre tive problemas, pois sou adepta dos tijolos que me levam uma semana no mesmo mundinho – dessa vez foi no ponto certo. Bem que a história poderia ter se desenrolado por mais tempo, mas aí sim, na minha opinião, ficaria “enchendo linguiça”. Ela, a autora, trouxe os cinco homens dos quais quis narrar a vida, apresentou cada um e seus próximos, disse a que veio e saiu em grande estilo. Gostei muito da estréia da moça atriz/comediante/colunista/autora.

Espero que essa nova faceta, em boa estréia, possa ser mais explorada. Sei que deve ser muita responsabilidade manter tantos dons em alta e sob a mira de tantos atiradores julgando, mas, até hoje, tudo que conheci dessa jovem senhora é digno de aplausos.

Até a próxima!

Resenha escrita pela Lilian :)

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Interessante, eu tbm quando vi o livro pensei em Os normais e acho que muita gente tem esse pensamento que vc teve, da pra entender... hahahaahaha
    Gosto muito da atriz, ela é incrivel, agora fiquei curioso pra saber como é o lado autora dela, pelo que li aqui na resenha parece muito bom, quero sim ler esse livro e fico na torcida por ela como autora tbm.

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!