15.2.12


/

[Resenhando #43] Despertar – Helena Andrade

DESPERTAR_

Título: Despertar
Autora: Helena Andrade
Editora: Novo Século
Ano da Edição: 2011
N° de páginas: 374
Quer comprar?! Livraria Saraiva | Livraria Cultura

Conheça o site da autora :]

Adicione na sua Estante do Skoob :]

 

 

 

Sinopse: “Mergulhei, senti a sensação em todo meu corpo. Emergi, olhei na direção onde o deixei. Ele continuava no mesmo lugar, me olhando. Estendi minhas mãos e o convidei a vir comigo.” Lívia não podia imaginar as mudanças que aconteceriam em sua vida. Mudanças que a despertariam para uma nova perspectiva profissional, para uma nova visão de mundo... e para um grande amor. Acompanhe esta trajetória emocionante em Despertar!

Despertar tem uma capa linda, é um romance leve, que convida o leitor para fazer uma viagem pela cidadezinha de Guayi, além de envolver uma protagonista médica (nunca tinha lido nenhum livro com protagonistas envolvidos com a medicina), com personagens interessantes e uma estória tão envolvente que eu não conseguia parar de ler! Despertar é um livro que nos faz refletir sobre descobertas, sobre sentimentos, sobre escolhas…

Lívia é médica pediatra e viaja de Campinas para Guayi, situado no Amazonas, para trabalhar como pediatra na Unidade de Saúde da região. Mudar para Guayi foi algo temporário para adquirir mais experiência, mas o sonho mesmo de Lívia é se tornar médica cirurgiã, e visando alcançar esse objetivo ela se inscreve num curso fora do país e fica aguardando ansiosamente o resultado da seleção.

Assim que chega à região é bem recebida por Carlos e Ana, também médicos da US, que acolhem Lívia com imenso carinho e atenção. São pessoas dedicadas ao trabalho, ao bem estar da população… médicos humanizados e comprometidos com a causa. Logo no seu primeiro dia de trabalho, ela conhece Rodrigo, também médico da Unidade, que veio de Cuiabá e que possui muitas afinidades e características em comum com Lívia, inclusive o desejo de fazer residência fora do país.

“Também gosto desta parte do meu trabalho. Ter permissão de entrar na casa, na vida destas pessoas, ver como vivem, poder orientá-las a melhorar a higiene, falar sobre prevenção de doenças.” [pág. 144]

E além de médicos comprometidos com a saúde da população, Helena ainda aponta características de pessoas engajadas e comprometidas com o meio ambiente. Achei todas as descrições dela em prol das causas muito lindas e inspiradoras!

“- Penso ser este o caminho – concluiu Carlos. – O respeito, a consciência, a necessidade de preservar a natureza, pois precisamos dela para sobreviver. Isso acaba também incentivando o respeito, a consciência no ser humano, o que beneficia todas as partes. Quem sabe assim poderemos viver de maneira mais digna.“ [pág.35]

E é num dos primeiros dias de atendimento, que Lívia é chamada as pressas para tratar de um menino, com um ferimento na cabeça. O garotinho, chamado  Lucas, estava muito assustado e acompanhado por um pai desesperado, que chega a ser grosseiro com ela por não acreditar em suas “habilidades” como médica.

“Entrei na sala, vi a criança sentada sobre a maca. Ao seu lado o pai segurava-lhe a mão. Um homem jovem, alto, magro, cabelos castanhos-claros, lisos, ligeiramente desarrumados. Os olhos de um azul profundo, destacando-se na pele clara, levemente bronzeada. Isso tudo me chamou a atenção, porque ao entrar ele voltou-se para mim.” [pág. 45]

É bonito perceber pela escrita da autora  a sensação de um profissional engajado e comprometido com o que faz. E eu particularmente, como profissional da área de saúde, fiquei bastante feliz e embargada de sentimentos bons durante a leitura de Despertar. É muito lindo ver pessoas sendo atendidas de forma humanizada, com amor, com respeito… Parabéns a Helena por abordar características tão lindas em sua obra!

Despertar é uma delícia de ler *-* Helena descreve bastante os locais em que a protagonista se encontrava, móveis, arredores, impressões, proporcionando ao leitor uma visão mais ampla das situações e locais. Outro ponto que SEMPRE me cativa em livros é quando existe uma criança fofa e simpática *_* AWN! A vontade que dá é entrar na estória e abraçar ela beeeeeeem muito!

O leitor fica compenetrado na estória, querendo saber o desfecho, compartilhando das dúvidas e escolhas de uma protagonista sempre habituada a só estudar e que passa a enfrentar “problemas” ao perceber algumas mudanças em seu coração (pois Lívia acaba criando laços fortes com as pessoas daquela localidade). Uma despedida que poderia parecer simples, talvez não fosse tão simples assim.

Comentou?! Preencha o FORMULÁRIO e concorra ao livro Amante Sombrio da J. R. Ward :*

Comente com o Facebook:

21 comentários:

  1. Nunca tinha lido sobre este livro, mas ameei pela sua resenha.

    É interessante uma história situada no AM, geralmente, tudo se concentra no sudeste e sul do país, o nordeste é retratado com miséria e o norte nem existe.

    Muito bom um autor nacional voltar seu olhar para os profissionais "escondidos", mas que trabalham com dedicação e profissionalismo. Também é importante conhecer projetos sociais e ambientais, sejam eles fictícios ou reais.

    Beijocas!

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
  2. Caramba! Eu preciso ler mais obras de escritores nacionais. Acho que estou perdendo bastante coisa. É que eu começo um livro que é série, daí tem que ler o seguinte, e o próximo e por aí vai. Olha, "Despertar" é mais uma excelente sugestão, pelo que pude entender. Como você comentou de protagonistas envolvidos com medicina, acho que li alguns com esse tema, do Sidney Sheldon, mas acredito que, por ser uma autora nacional, faz toda a diferença. Fiquei com bastante vontade de ler. Mais um pra famosa listinha. Ah! Já falei que gosto muito do modo como escreve suas resenhas? Pois é ...

    ResponderExcluir
  3. Olá Mirela!

    Adorei sua resenha! Ela está muito bem elaborada e aborda detalhes da trama que as outras ainda não tinham captado, como por exemplo a forma humanizada que Lívia e os outros profissionais tratam seus pacientes. PARABÉNS!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  4. ai que resenha legal Mi *-* , também nunca li nada com os médicos como protagonistas 'o', pelo menos não romances 'o' , fiquei super curiosa para ler *-* rsrs'.

    A capa é realmente linda *-----* .

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Boa noite,

    Não conhecia o livro, gostei da sinopse e da sua excelente resenha, boa dica....abçs

    ResponderExcluir
  6. Mi,
    Só tenho ouvido ótimos comentários sobre esse livro!
    Também nunca li nada que volta médicos, muito curiosa aqui - pra saber como a narrativa vai acabar!

    Ameiii a resenha primoca ;)
    Beijokas

    P/S: E aí animada para o Galo? hehehe

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mi! ^^

    Ouuun, você sempre faz umas resenhas tão fofas *-----*
    Também acho que nunca li um romance onde a protagonista é médica... Quer dizer, tem uma médica em Amante Liberto, mas não sei se conta hahaha

    Nunca tinha ouvido falar do livro, mas parece ser uma gracinha *-*

    Beijooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Mi!
    Também não lembro de ter lido um livro que a protagonista é médica (apesar de já ter assistido várias séreis de médicos).
    O livro parece ser lindo ^^
    Esse selo "Novos talentos" da Novo Século tem um monte de livros que quero ler, e esse vai para a lista!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá, Mi!
    Nunca tinha lido nada sobre esse livro, na verdade, nem sabia que existia... Mas, graças à você, acabei de me encantar por ele. A capa é linda. Também nunca li nada com uma protagonista médica, e adorei que ele aborda questões humanitárias, com o meio ambiente e tudo. Espero que um dia eu possa ler.

    Beijos.
    Claudia F.

    ResponderExcluir
  10. Tenho bastante curiosidade pelo livro, interessante a abordagem do livro, me parece bastante humanitário.

    Obrigada pela resenha!!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá Mi!

    Como é bom descobrir um novo livro nacional e ficar assim, encantada. Eu ainda não conhecia esse, mas pela sua resenha, leria com o maior prazer. Desejo mto sucesso para a autora!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Pelo visto você também gostou do livro, eu adorei ele e também achei esta capa muito linda....Despertar tem tudo a ver com o título. Lívia realmente 'desperta' para a vida com a mudança de cidade e o novo emprego....livro lindo!

    Van - Balaio

    ResponderExcluir
  13. Mii amor <3
    Eu já tinha visto a capa deste livro antes, mas nem parei pra ler a sinopse, agora que li a resenha te dou um aviso: Faz isso comigo não! A listinha já tá grande demais! Assim eu morro e não acabo os livros desejados ¬¬ Sua maléfica

    Beijo
    Matheus

    ResponderExcluir
  14. Divas!

    Sem dúvida o que mais chamou minha atenção foi o enredo e a viagem de São Paulo para a Amazônia. Personagens médicos também não são familiares para mim, fiquei bem curiosa pelo livro.


    Beijo!
    http://janinestecanella.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Mi, que resenha mais linda! Eu já tinha vontade de ler esse livro só pela capa fofa dele, lendo a resenha então...
    Tb adoro quando há um personagem infantil assim que cativa a gente. E gostei do fato de retratar um lado mais humano dos médicos...
    A única coisa que me deixou meio assim é que vc disse q é tudo muito detalhado, né? Eu às vezes me incomodo com isso, mas só quando há exagero mesmo. Vamos ver rsrs

    Quero muito ler, gostaria até de propor parceria com a autora, mas estou tão atolada de livros... Deixarei mais pra frente =D

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  16. Que lindo!!!!!!!!!!
    Lembrou um pouco a série nova, esqueci agora, em que o povo não acredita muito no jeito da médica, rs.
    Adorei a resenha, flor ^^
    Bjs,

    ResponderExcluir
  17. Gostei demais da resenha, tanto que vou adicioná-lo no skoob. Não sei porque essa resenha foi me lembrando o seriado que o canal Sony exibiu recentemente: Off the Map, não sei porque fiz essa associação, hehehe. Amei a resenha!!!

    ResponderExcluir
  18. Já ouvi várias pessoas falarem bem desse livro. Confesso que eu me apaixonei pela capa, sério, ela é linda demais! Gostei bastante da história, com certeza vou querer ler! A resenha está perfeita!

    Beijinhos - Bia
    http://escrevendomundos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Que resenha mais fofinha Mi *-* Eu já li várias sobre o livro e estou super doida para ler.
    Mas e a lista de livros na estante gritando para serem lidos?
    Vo te contar.
    Mas como esse é nacional é certo que farei de tudo para ler 0/

    Beijos querida.
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  20. Oie!
    Fiquei feliz com todos os comentários e por isso gostaria de agradecer a cada um de vocês!

    Obrigada! O livro da Helena é realmente lindo!

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!