11.4.12


/

[Resenhando #57] Mapas do Acaso – Humberto Gessinger

Mapas do acaso
Título: Mapas do Acaso – 45 variações sobre um mesmo tema
Autor: Humberto Gessinger
Editora: Belas Letras
Edição: 2011
Quer comprar?  Submarino | Siciliano | Travessa


                        Skoob





Sinopse: Neste livro, Humberto Gessinger passa o passado a limpo, resgata momentos especiais da sua intimidade desde menino e conta novas velhas histórias dos Engenheiros do Hawaii, nunca antes publicadas. De Passo Fundo a Moscou, passando por "Esparta Alegre", lembranças de um futuro que ele imaginava dão forma a essas linhas conduzidas pelos mapas do acaso. Para saber qual é a dele e da sua poesia, que é pura grandeza a partir de coisas simples, é só embarcar... e seguir viagem...

O subtítulo do livro diz 45 variações de um mesmo tema por conter no seu fim exatas 45 letras de músicas, entre inéditas, compostas pelo autor e em parceria, ainda com comentários sobre sua criação e contexto para a época em que foi escrita. Essa parte é uma delícia.

Confesso. Não sou grande conhecedora dos Engenheiros do Hawaii, nem grande entusiasta do rock originário dos anos 80, mas quem não gosta de conhecer um pouco da história de como começaram essas grandes bandas, como pensa e o que faz da vida seus integrantes, aquela coisa de querer saber se são de carne e osso tanto quanto eu...
No inicio da caminhada dos Engenheiros do Hawaii, não adiantava dizer que não surfávamos (nem sei nadar) e que estudávamos na Escola de Engenharia. Pintavam muitos shows em campeonatos de surf e em festas da Faculdade de Engenharia. Não era nada agradável explicar o nome da banda em entrevistas para desavisadas revistas especializadas. Marketing zero.(Página 45)
Descobri um cara que gostaria muito de conhecer – na vida real, quero dizer – que adora livros, apaixonado por Camus, de gosto refinado e bem humilde. Claro que vi defeitos também, e um grande holofote para a sua imensa paixão pelo Grêmio e tudo o que envolve futebol. Li como ele e a banda passaram pelo período politico conturbado do país, o que ele acha de ruborizar tanto em público – me identifiquei demais com essa parte – e tantas outras coisas simples. Um guia gostoso para quem é fã e para quem não é, mas que gostaria de conhecer um pouco mais de música e muitas outras coisas que Gessinger tem pra contar. O que garanto é que o livro não segue a rota clássica de biografias, parece mais um papo gostoso de barzinho no fim da tarde ou um fim de semana na praia com amigos bons de conversa.
Esse papo “deixa a vida te levar” é bonito, mas, na vida real, uma pitada de controle não faz mal. Eu não ponho mão no fogo pelo modo aleatório de execução das músicas do meu ipod. Pelo contrario, sempre deixo um dedo próximo ao botão que faz pular para a próxima música. (Página 49)
O livro tem ainda uma diagramação lindíssima que não tem como deixar de comentar, com uma impressão deliciosa e imagens muito bonitas, ele é dividido em “Notas mentais” cheias de humor – algumas vezes até irônico – que me divertiram. Quem é mais afeito a romances e ficção, mas está querendo se aventurar por outras ilhas, indico. Peço que não se cansem com a parte do futebol, nós temos que entender os viciados em algo, afinal somos assim com livros.

"Comentou?! Preencha o FORMULÁRIO e concorra ao kit do livro Julieta Imortal da Novo Conceito."
lilian

Comente com o Facebook:

0 Comentários:

Postar um comentário

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!