24.9.14


/

[Resenha] Me Liga - Sarah Mlynowski

Título: Me Liga
Autora: Sarah Mlynowski

Editora: Galera Record 
Páginas: 320 
Ano: 2014 
Classificação: 3/5 

Cortesia da Editora :)


Sinopse: Aos 17 anos, a vida de Devi está de pernas pro ar. Depois de começar a namorar Bryan, negligenciou as amigas, os estudos e, depois que ele terminou com ela, está sem nada: sem perspectiva de uma boa faculdade, sem mais amigas, sem namorado. Se ela pudesse bater um papo com a Devi do passado... O que, após um incidente estranho com seu celular, é exatamente o que pode fazer! Agora que só consegue ligar para a Devi de 14 anos, parece que é finalmente a sua chance de consertar a própria vida. Ela tem o passado – ou melhor, o futuro – nas mãos. É só dar um telefonema.

Devorah Banks e a típica adolescente avoada, namoradeira e levemente irresponsável, aquela que tem uma irmã mais velha perfeita e estudiosa, um exemplo inalcançável e, por isso, vai deixando as coisas se resolverem de acordo com o aparecimento dos problemas, sem se preocupar muito com o amanhã.

Após o término doloroso de um relacionamento perfeito, que acabou com todas as suas amizades e a excluiu de uma vida social ~ mas o namoro era perfeito ~, Devorah faz uma lista de coisas que gostaria de mudar nos seus últimos três anos de vida. Bem, a chance de fazer essas mudanças logo se apresenta.

Estranhamente, como todas as coisas boas e loucas que ocorrem em um livro e que gostaríamos que acontecessem em algum momento da nossa vida, Devi consegue fazer ligações do seu celular para apenas um número, o seu número de três anos e meio atrás. Essa é a sua chance de mudar tudo o que fez de errado, desde deixar o aparelho dentário no local errado, até evitar acidentes graves de colegas e, claro, não começar aquele namoro catastrófico que a está fazendo sofrer e lamentar.

A Devi de 14 anos e a de 17 começam um relacionamento conturbado, em que tudo o que a menina do primeiro ano do ensino médio altera tem uma grande repercussão na garota do último ano do ensino médio, e isso significa muita coisa para quem está perto de terminar os estudos e ingressar em uma faculdade. Logo, não se trata apenas do namoro mal sucedido, mas do que Devi quer fazer no passado que possa refletir em seu presente de forma positiva.

Bem, o livro tem a leveza de um juvenil, muito bem escrito e com a dose certa do charme adolescente (além de todos os seus complexos e dramas, tão naturais). Acho que esse livro era exatamente a calmaria que eu estava precisando nesse momento da minha pequena vida literária. Ri com as besteiras da protagonista e fiquei ansiosa com as bobagens que ela estava fazendo, coisas que só uma jovem anciã – como eu – pode pensar do que já viveu aos 14 anos, que gostaria de poder mudar nos dias de hoje.

O livro não tem aquela pegada perfeita que te arranca risadas e deixa grudado nos dramas adolescentes, mas foi muito bem escrito e editado. É muito competente para o público a que se destina, pois qualquer adolescente vai se ver naquele momento que a autora (de sobrenome impronunciável) construiu para Devorah.

Meu grande adendo para o livro foi o que me travou na hora de começar a leitura, a capa. Como acredito que a capa precise captar “a alma” do livro, achei que essa pecou feio. Não achei que a arte escolhida conseguiu abranger tudo o que o livro significou, dando um tom bem mais adulto do que o livro possui. O primeiro pensamento quando conheci o livro no skoob foi que se tratasse de um chick lit, adulto e cheio daqueles dilemas das mulheres adultas – e até beirando a meia idade –, quando, na verdade, o conteúdo do livro é muito mais jovem e tratado de maneira bem mais casual e engraçada. Ponto para o livro, que me ganhou, mesmo que tenha começado com o pé esquerdo.
Resenha escrita pela Lilian :)


Adendo da Mi:
Bem, "Me Liga" inicialmente foi meu pedido para leitura. Quando eu li a sinopse fiquei completamente interessada e você, leitor, vai concordar comigo... uma premissa em que a protagonista tem a possibilidade de conversar com ela mesma no futuro (e a possibilidade de modificar algumas situações) é algo que promete  e muito. Resultado, peguei o livro com uma expectativa incrível e li, li, li, e não consegui avançar com a leitura, ou seja, abandonei. E depois de ler algumas opiniões  inclusive a opinião da Li  consegui entender que não estou em um momento para leituras destinadas ao público YA. Acho que estou momentaneamente sofrendo desse mal. :( rs.

Beijos da Lilian e da Mi! Nos vemos nos comentários. 

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Esse livro parece com a trilogia da Bruna vieira, não é?! mas parece ser bem interessante.. afinal quem não gostaria de voltar ao passado pra consertar certas coisas. De fato, a capa mais parece ser uma chick lit adulta, mas ela é linda *-* simples mas linda.
    Mesmo você dando nota 3, me interessei para ler o/

    http://livrospepsiezumzumzum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Acho legal livros que são leves como esse e ainda conseguem ter uma premissa interessante. Me identifiquei com a Mi por não estar também lendo como eu gostaria, mas no meu caso é qualquer livro mesmo, não necessariamente um YA. Ainda bem que a Lilian aproveitou bastante a leitura.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Realmente pela capa o livro parece ser destinado mais a um publico adulto, Tenho esse livro aqui :) mas nao sei quando vou lê-lo, tem tantos outros aqui que fico ate doido...rsrs
    Mas eu achei legal o jeito do livro, mais engraçado, vou ver se encaixo ele na minha meta de 2015.

    ResponderExcluir
  4. Pooxa eu não gostei muuito deste livro :/ Não sei já passei da idade de ler Young Adults com personagens jovens demais... Sei Lá :/

    Beijooocas. Mar Paschoal
    www.LaGarota.com.br

    ResponderExcluir

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!