21.6.12


/

[Resenhando #67] Tristão e Isolda - Helena Gomes

TRISTAO_E_ISOLDA_
Título: Tristão e Isolda
Adaptação: Helena Gomes
Ilustrações: Renato Alarcão
Editora: Berlendis & Vertecchia Editores Ltda.
Páginas: 231
Ano: 2009







Sinopse: Esta é uma das mais belas histórias de amor e aventura de todos os tempos. Suas origens se perdem no tempo e remontam às narrativas orais dos povos celtas. A história desse amor intenso e proibido entrou definitivamente para a literatura quando, no século XII, foi escrita em forma de poesia. Diversos autores a trataram: Thomas, Béroul, Gottfried de Estrasburgo, Bédier, entre outros. Helena Gomes nos apresenta aqui sua versão criteriosa, contemporânea e instigante, feita a partir dos textos originais.
Olá Divas(os) queridas(os)! Quantas saudades das nossas resenhas semanais.

Minha missão hoje é muito grata, pois vou falar de uma autora que me encanta a cada livro lido... Resenhei para vocês um livro da Helena Gomes (aqui) e gostei muito, vambora ver o que achei desse?

Tristão e Isolda é um clássico dos mais lindos, mas por incrível que pareça ainda não havia tido a oportunidade de conhecer, e que maravilha poder ler a adaptação feita por uma autora brasileira.

A apresentação feita pela Helena nos avisa que essa é uma adaptação feita a partir de vários textos conhecidos da obra, mas que originalmente essa é uma história de amor contada entre os trovadores, oralmente, e, portanto muito do original pode ter se perdido de acordo com as preferências de quem conta, e, é claro, em concordância com as questões politicas de cada época – que iria definir o final, de acordo com o “lado” que o orador se encontrava.

Tristão era um menestrel com origem nobre, muitas responsabilidades e um coração valente. O que não esperava é que fosse se apaixonar pela princesa da Irlanda, filha do maior inimigo de seu povo e terrível homem que faz de tudo para conseguir mais poder – até mesmo dispor sua família como negócio e joguete. Isolda é uma linda e boa criatura, com ancestrais mágicos e de profundo conhecimento de meio de cura e morte. Ela se vê um dia na frente de um homem ferido e o salva por bom coração, mas não esperava se apaixonar por ele.

O livro conta com tantas reviravoltas, tantos momentos de clímax e tristeza para os apaixonados e os que eles amam, que minha vontade era entrar no livro e dar uma tapa em cada um e dizer “larga dessas responsabilidades e vão viver o amor de vocês”. Mas não é assim que o mundo real gira, e foi isso que mais me tocou no amor dos dois e no livro. As responsabilidades e a dependência de suas atitudes, para o bem de outras pessoas, precisam vir primeiro quando se tem bom senso.

- Está pronto para pedir minha mão, Sir Tristam de Lyonesse? – sorriu ela.
O rapaz estremeceu. Havia uma distância enorme entre o que desejava para si e o que realmente poderia realizar. [Página 82]

Terminei o livro tão embevecida e emocionada que achei que não conseguiria resenhá-lo, mas eis-me aqui, e – embora saiba que nada do que eu diga vai conseguir explicar a profundidade desse amor – estou aqui para dizer que o trabalho construído pela autora é primoroso e cativante. A diagramação do livro é linda e gostaria que tivessem muito mais ilustrações, mas as poucas fazem harmonia perfeita com a história do casal. Não é um livro longo, mas é lindo.

Preciso ler mais de Helena Gomes, e isso é sério. Experimentem conhecer Tristão e Isolda por esses olhos...

Um super beijo e boa semana para cada um de vocês.


RESENHA DA LILIAN :)

Adendo da Mi: Helena Gomes é uma autora magnífica! :*


"Comentou?! Preencha o FORMULÁRIO e concorra ao kit do livro Um Mundo Brilhante da Novo Conceito."

Comente com o Facebook:

0 Comentários:

Postar um comentário

Olá, querido leitor!
Nós agradecemos a sua visita e carinho.
Não serão aceitos comentários ofensivos/ spam, ok? Lembre-se que o seu comentário é a nossa motivação! ♥

Volte sempre!